GENTE! Saiu uma notícia boa aqui agorinha: Johnson & Johnson's divulgou para a mídia que a sua vacina de dose única teve eficácia geral de 66% no teste de fase 3. A eficácia contra casos moderados foi de 72% e severos: 85%. Vou adicionando +info no 🧶👇🏽 edition.cnn.com/2021/01/29/hea…
A Janssen, o braço de vacinas da J&J afirma ser muito positivo o resultado pois os testes estavam sendo realizados no mesmo tempo e lugar que as novas variantes surgiam. Eficácia contra casos moderados/severos for 72% nos EUA, 66% na América Latina e 57% na África do Sul.
Obviamente estou esperando sair mais informações pra gente poder discutir melhor os dados por aqui. A Janssen afirmou que vai entrar com o pedido de autorização de uso emergencial para o FDA daqui dos EUA até a semana que vem e com isso os dados serão publicados em breve.
Como disse o Dr Fauci: "Essa é uma vacina barata, de dose única e não tem requisitos complexos de cadeia de frio, o que é muito bom". Essa seria uma excelente alternativa para ajudar a combater a pandemia no Brasil. @minsaude agita aí pra negociar mais uma vacina por favor!
Segundo a reportagem, a vacina foi 100% protetiva contra doença que requer hospitalização e leva a morte. Achei confuso o jogo de palavras da reportagem então vamos esperar sair mais dados pra definir o que é exatamente moderado/severo/super severo?
Sobre o armazenamento e transporte: ao contrário das vacinas da Pfizer e Moderna que requerem cadeias de frio complexas, a vacina da J&J é estável por 3 meses na geladeira. Ótima opção para o Brasil/SUS/postinhos que tem uma cadeia de frio de geladeira disponível no país inteiro.
O TESTE NÃO ACABA POR AÍ: eles também estão testando em paralelo a vacina em regime de duas doses e esse teste ainda não acabou. Fauci está otimista: se com dose única temos cerca de 70% de eficácia, com um boost é possível que a eficácia aumente bastante. :)
Essa foi uma semana boa para as vacinas! Aqui mais uma reportagem sobre esse anúncio, pra quem quiser ler mais: statnews.com/2021/01/29/jj-…
Ontem tivemos o resultado da vacina da Novavax (vacina que usa a proteína spike), que a @mellziland descreveu lindamente nesse fio abaixo 👇🏽👇🏽:
+ info no site do NIH: O teste incluiu 44325 voluntários de etnias e países diversos: Brasil, Argentina, Chile, Colombia, México, Peru, África do Sul e Estados Unidos. Um total de 468 casos de covid19 sintomática foram analisados para o dado de eficácia. nih.gov/news-events/ne…
Classificação de "moderada": teste (PCR) positivo para o Sars-Cov2 + pelo menos um desses sintomas: evidência de pneumonia, trombose venosa profunda, dificuldade de respirar, saturação de oxigênio anormal, frequência respiratória anormal (>20) e 2 ou mais sintomas comuns de covid
classificação como covid "severa": teste de PCR positivo para Sars-Cov2 + sinais clínicos de doença sistêmica severa: falência respiratória, choque, disfunção significativa de órgãos, admissão à unidade de tratamento intensiva ou morte.
Relembrando, essa é uma vacina de adenovírus recombinante, expressando a proteína spike em sua superfície. Esse adenovírus vetor foi modificado para não ser capaz de infectar pessoas, ele só leva a proteína spike e morre.
Os pesquisadores liderando o trial (chamado ENSEMBLE) incluem brasileiros: Beatriz Grinsztejn, M.D., Ph.D., diretora do Laboratório de pesquisa clínica HIV/AIDS da FIOCRUZ-RJ (É DO BRAZIL TAMBÉM, GENTE). Como parte do teste foi realizada no Brasil será +fácil aprovar pela Anvisa
AH Esqueci de falar da segurança, o outro critério importante para aprovar vacinas. A vacina teve baixíssima frequência de efeitos colaterais. Febre ocorreu em ˜9% dos vacinados (febre severa em apenas 0.2% dos vacinados). Efeitos sérios foram mais comuns no placebo que vacinado.
Segundo o artigo do Stat News o perfil de voluntários foi diverso e abrangente: EUA (44%), Américas Central e do Sul (41%). Mulheres 45%, Homens 55%. Globalmente o teste teve 59% brancos, 45% hispânicos/latinxs, 13% negros, 6% asiáticos e 1% indígenas. Eficácia similar p/ todos.
Uma grande parcela dos voluntários faz parte dos grupos de risco. Em suma, a vacina aparentemente teve eficácia geral similar nesses grupos também. Quando tiver mais detalhes coloco aqui! Copio aqui um tweet da maravilhosa @mellziland com as porcentagens👇🏽
AHA tá aqui o press release oficial da J&J👇🏽👇🏽. OUTRA COISA BOA: 13670 voluntários idosos no teste (>60 anos), com proteção consistente com o número da eficácia geral! YEY jnj.com/johnson-johnso…
Mais uma informação muito legal: a proteção foi clara após 28 dias da data de vacinação e NÃO OCORREU NENHUM caso de covid grave no grupo vacinado após o dia 49 da data da vacinação. Massa né?
Interessante informação: 95% dos casos de covid dentre os voluntários da África do Sul foram causados pela nova variante (B.1.351). Portanto esse é um teste REAL da eficácia da vacina contra essa variante nova (muito melhor que testar em laboratório obviamente).
Mais fios sobre essa vacina de gente que está esclarecendo dúvidas e se dedicando à informar a população:
@mellziland (e sigam essa mulher!!!!!!!!)👇🏽👇🏽👇🏽
@Capyvara informa que ainda não foi solicitado o uso emergencial com a Anvisa mas deve acontecer em breve. Lembrando que parte do teste foi conduzida no Brasil, liderada por pesquisadores da Fiocruz-RJ (deve facilitar o caminho de aprovação pela anvisa)👇🏽👇🏽
@minsaude: temos Pfizer, Moderna e agora a Novavax e Janssen/J&J batendo na porta. PRECISAMOS DE MAIS VACINAS NO BRASIL! Por favor vamos agitar pra negociar doses com essas farmacêuticas para ajudar o povo brasileiro que já sofreu demais. #VacinaJá #TodosPelasVacinas
Uma figurinha que resume os números do trial caso tenha ficado confuso 👇🏽
PELO AMOR DE DEUS @minsaude NEGOCIA A VACINA pqp n eh possível!!!! J&J, NOVAVAX, Pfizer, Moderna e cia tão aí batendo na nossa porta! Vou perder a paciência aqui igual ao Mauricio Nogueira daqui a pouco. #VacinaJá #TodosPelasVacinas VAMOS FAZER PRESSÃO!!
g1.globo.com/bemestar/vacin…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Izabella A. Pena, PhD #EuVouTomarVacina

Izabella A. Pena, PhD #EuVouTomarVacina Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @izabellapena1

24 Jan
Tenho visto muitas mulheres em dúvida em relação à segurança das vacinas contra covid19. Apesar de não incluir grávidas e lactantes nos testes de fase 3 temos sim dados de mulheres que engravidaram DURANTE o teste. Siga o🧶 que fiz de um compilado feito pela @VikiLovesFACS 👇🏽
A @VikiLovesFACS analisou trial-por-trial das mulheres que engravidaram durante os testes clínicos. 1. Não há evidências de que as vacinas contra covid19 reduzem fertilidade ou as chances de engravidar, e há evidências de que não reduzem mesmo.
Fonte: drive.google.com/file/d/1_wHIYX…
1. Evidências de que a vacina NÃO reduz fertilidade: apesar de que as grávidas não foram incluídas nos testes e todas nós mulheres assinamos um termos de compromisso a não engravidar, 53 mulheres acabaram por engravidar nos testes da Moderna, Pfizer e AstraZeneca.
Read 21 tweets
4 Jan
Se vc mora em um condomínio lotadasso de pessoas que usam o mesmo elevador/escadas: INFORME ao síndico ou ao responsável pelo condomínio. Seus vizinhos tem que saber pra tomar mais cuidado, deixar janelas e portas dos corredores abertos. Mais dicas sigam o @vitormori
Se vc viajou de avião ontem e testou positivo hoje informe a companhia aérea. Eles precisam saber que naquele vôo havia uma pessoa potencialmente positiva para o Sars-Cov2 e vão informar a todos naquele vôo pra que prestem atenção, façam testes e monitorem sintomas.
Mesma coisa se vc tiver viajado de ônibus e testou positivo: informe a companhia de transportes e peça pra que façam rastreamento de contatos. Se vc pegou um Uber pra voltar da festa de ano novo e testou positivo hoje, vai lá no aplicativo e informe o motorista. Seja cidadão
Read 8 tweets
30 Dec 20
Vacinas de RNA mensageiro: mensageiros da esperança! @NatureBiotech comentando sobre os componentes da vacina, as 3 décadas de desenvolvimento (TRÊS DÉCADAS!!) e a esperança que vai além da pandemia da covid19. Siga o 🧶, traduzindo e simplificando pra vcs
Há um ano quem imaginaria que vacinas de mRNA seriam a esperança pra gente sair da maior crise de saúde pública do século? Uma tecnologia relativamente nova, anteriormente testada apenas em 1800 pessoas.
é incrível que em menos de 12 meses, dois testes clínicos testaram vacinas de mRNA contra a covid19 em um total de 74000 pessoas (Moderna e Pfizer/BioNTech) com eficácia impressionante (~94%), incluindo em idosos (>65 anos). No caso da Moderna a eficácia para >65 anos foi de 86%.
Read 23 tweets
17 Dec 20
A vacina de RNA não altera o DNA, a vacina não vai afetar a minha fertilidade, cognição ou qualquer aspecto neurológico. Eu sou mulher, jovem, não tenho filhos mas sonho em ter um dia E TEREI. Eu não tenho medo da vacina! Vacinas salvam vidas! Obrigada ciência! #EuVouTomarVacina
Read 23 tweets
17 Dec 20
@FreitasDanielC Boa pergunta! Em primeiro lugar, a grande maioria dos participantes são pessoas que, apesar de estarem usando as medidas convencionais de segurança, estão mais expostas ao vírus. Em grande maioria são profissionais de saúde, pessoas que trabalham em serviços essenciais (continua)
@FreitasDanielC Continuam trabalhando todo dia, pegam transporte público etc. Então mesmo com as medidas, os voluntários ainda estão mais expostos ao vírus e tem maior risco de pegar covid que a população geral. Daí temos um e-diary, um aplicativo de celular onde a gente tem que reportar tudo...
@FreitasDanielC Nesse aplicativo a gente coloca todo e qualquer sintoma possível de covid e se a gente teve exposição ao vírus de alguma forma (exemplo: se alguém da sua casa testou positivo, o que aconteceu comigo!). Quando a gente tem exposição ou algum sintoma, o teste entra em contato
Read 7 tweets
15 Dec 20
Pra quem estava curioso para saber o que acontece com os voluntários: acabei de receber um email da Moderna informando que caso a vacina mRNA-1273 receba a aprovação do FDA para uso emergencial todos os participantes terão a opção de requisitar 'unblinding'... (1/2)
Ou seja: saber se aquela injeção que eu recebi tinha vacina mesmo ou era o placebo (salina). Eles informaram que quem recebeu o placebo terá a opção de receber a vacina em 1-2 semanas o que é ótimo para os voluntários.
Claro, tudo depende das recomendações do FDA (a reunião será no dia 17 de dezembro). Caso o 'unblinding' aconteça os voluntários ainda serão seguidos pelo período inicialmente estipulado de 2 anos para verificar segurança a longo prazo e se a imunidade tem prazo de validade...
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!