Antes de falar dessa questão, ressalto que não considero fazer DC como um ato isolado e *obrigação de pesquisadores*. Isto é, cientistas e instituições científicas devem fazer divulgação científica - é um ato coletivo! E pode ser feito (óbvio) fora de instituições também!
3//
+
1) Por que devo me preocupar com divulgar ciência?
Já dizia Sagan, criar uma sociedade dependente de ciência e tecnologia, sem que ninguém compreenda isso é ter uma bomba relógio esperando para explodir.
A ciência é uma caixa de ferramentas: e o que quer dizer isso?
+
Conhecimento científico ser pensado como caixa de ferramentas é tornar o conhecimento um modo de pensar sobre o universo (e o mundo) e seus fenômenos naturais e sociais!
Sendo assim, a preocupação da DC, neste sentido, é tornar isso possível! ♥️
Só essa ideia já acho linda!
4//
+
2) Por que a divulgação científica é importante ao cientista?
Por precisarmos aprender a dialogar com a sociedade. Se Conhecimento científico é como uma caixa de ferramentas e precisa funcionar na mesma sociedade que usamos para "coletar os nossos dados...".
5//
+
3) Por que a divulgação científica é importante para a sociedade?
O conhecimento técnico e científico é um direito humano. E aqui eu argumentarei me incluindo como parte da sociedade que tem direito a compreender outras áreas de conhecimento, que não a que eu atuo...
6//
+
E a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, podemos argumentar que conhecimento científico faz parte disso por vários itens:
Art.19 - liberdade de opinião e expressão
Art.26 - direito à instrução,
Só estes dois artigos já seriam suficientes, mas tem mais!
7//
+
No Art.27 consta que é um direito humano o "direito à participar da vida cultural da comunidade e do progresso científico e seus benefícios".
De que modo ter acesso a isso, sem que o conhecimento científico seja democratizado e se torne "ferramenta" para as pessoas?
8//
+
Por fim, é nosso papel (como cientistas e população) lutar por uma maior inserção da Divulgação Científica na ciência e na sociedade?
Essa é simples de responder: SIM
No texto eu desenvolvo essa pergunta inserindo desde ética até encantamento pelo conhecimento: vai lá ler!
9//
+
Quando eu comecei a estudar DC me deparei com uma citação sobre a proposta de criação da @CienciaHoje, que eu sempre falo, sem qualquer pudor, que é meu crush na divulgação (e uma das responsáveis por eu estar na divulgação!!!)
10//
+
A proposta era “divulgar os diversos campos da ciência sem deixar de promover o debate político em torno de questões como cidadania, educação e participação universitária, possibilitando, assim, a democratização do conhecimento” cienciahoje.org.br/instituto/hist…
11//
@CienciaHoje foi lançada em 1982, final da ditadura militar e tinha como proposta democratizar o conhecimento. Não se eximia de seu papel político sobre isto!
Quando eu penso na pergunta "por que fazer divulgação científica?" eu sempre penso nessa proposta de lançamento
12//
+
Se em tempos tão sombrios como os que vivemos durante a ditadura, tivemos uma iniciativa que fincou o pé no debate sobre democratização do conhecimento, por qual motivo não seria agora esta nossa luta?
13//
+
Se as teorias científicas são instrumentos para nossas vidas, a divulgação científica é este espaço de construção coletiva de pontes, diálogos, conhecimentos que tornam as lutas socialmente possíveis, responsáveis, encantadoras, éticas e empáticas!
14//
+
São Programas que fazem parte da Política Nacional de Formação de Professores do MEC. Estes programas buscam a valorização da docência através da formação para a docência em parcerias universidades-escolas
+
O PIBID é para estudantes de licenciatura em início de curso, enquanto o Residência Pedagógica é para estudantes com mais da metade do curso integralizado.
Estes alunos recebem uma bolsa de 400 reais para participar, planejar e executar atividades de docência em escolas
+
Tudo isto com supervisão compartilhada de docentes da universidade e da escola.
Estes programas são uma política importante no país, considerando que, além das disciplinas teórico-práticas da graduação, promovem um aprendizado prático de sala de aula e da rotina escolar.
+
✨Como ler um tuite ou fio?
Redes sociais costumam ser sufocantes, por vezes. Os engajamentos por raiva, descontentamento ou discordância costumam ser frequentes - assim como ataques/grosserias fortuitas a pessoas/grupos.
Como devemos ver materiais por aqui?
(isso é um fio)
+
Um tweet pode ter 288 caracteres. As vezes é pouco e temos a necessidade de escrever mais.
Para isto, temos a ferramenta de "fios", para ir linkando ideias, imagens, gifs, links
Isto quer dizer que: cada tweet tem uma mensagem que se encerra em si. *MAS*
🗣️pausa dramática
+
Este tweet se relaciona a um contexto que é o tweet anterior e o posterior.
Em geral, um fio bem organizadinho, estas pausas seguem a lógica de cada tweet do fio ter uma mensagem circunscrita, porem não isolada, simultaneamente.
Qual o motivo de eu ressaltar isto?
A mãe do colega que mora comigo ficou 46 dias na UTI, em março.
Eu acompanhei diariamente esta dor, muitas vezes acordava de madrugada, pq escutava ele me chamando para avisar que a mãe tinha falecido - era "só" pesadelo.
46 dias, vendo meu colega se esvaindo em preocupação.
+
Segundo os relatos de ontem da CPI daria para ter dado lugar a 3 altas - a de Dona Dirce e + 2 pessoas.
Vocês conseguem conceber algo assim?
Pq eu não consigo. Eu realmente não dou conta de ver estas questões sendo postas na mesa e ver que ainda estamos atolados na merda
+
O meu março foi MUITO pesado, vendo um amigo próximo sofrendo pela mãe entubada, perdi amigos, professores e parentes nesta fase tb.
Eu não consigo relativizar as coisas. Ver alguém relativizando o óbito da própria mãe, por questões políticas genocidas é algo que não me cabe
+
✨Quais máscaras são as mais adequadas para o dia a dia?✨
Tem se falado muito sobre máscaras e transmissão, ainda nos dias de hoje. E ainda chega MUITA pergunta para nós, especialmente para quem está retomando atividades profissionais em espaços FECHADOS.
Então segue o fio!
Primeiro é bom lembrar que a análise de qual máscara usar também se relaciona à compreensão de como se transmite a COVID-19!
Como o @ea_sato é maravilhoso na nossa vida, escreveu este texto explicando a diferença entre Fomites, Gotículas e Aerossóis
+ blogs.unicamp.br/covid-19/trans…
Neste texto, há também a relação entre estas partículas e a permanência (e interação) delas no AR. E isto é importante para entendermos sobre a relação de estarmos em um ambiente fechado com ou sem VENTILAÇÃO - algo que temos batido bastante na tecla nos últimos meses!