Começa agora a coletiva de imprensa dos três partidos da nova coalizão semáforo🚦: SPD, Verdes e FDP. Acompanhe aqui os desenvolvimentos 👇🧶
"O semáforo está de pé", afirma o futuro chanceler Olaf Scholz, primeiro a se pronunciar. Scholz começa seu discurso mencionando a séria situação pandêmica no país. Afirma que seu governo criará um comitê de crise para avançar a taxa de vacinação no país.
Sobre a coalizão, Scholz disse que o que une os três partidos é uma crença no progresso e em políticas de grande efetividade. Seu governo será ambicioso na proteção climática, aumentará com um novo salário mínimo a renda de 10 milhões de pessoas e não contrairá novas dívidas.
Os próximos a falar são Annalena Baerbock e Robert Habeck, dos Verdes. Habeck também fala primeiro sobre a pandemia e diz que o governo está ciente de que assumirá em um momento de crise. Sobre a coalizão, diz que o que a resume é combinar proteção climática com bem-estar social
Sobre o clima, ressalta que as propostas colocam a Alemanha no caminho de manter o objetivo de 1,5 graus. Mesmo mantendo o objetivo da neutralidade climática só em 2045, uma elevação do preço de carbono e o comprometimento em investir em energias renováveis serão suficientes.
Depois foi a vez de Christian Lindner, do FDP. Lindner apontou que além da pandemia a Alemanha tem muitos outros desafios, que a coalizão pretende encarar e solucionar, tendo sempre o progresso e a liberdade em mentes. Terminou dizendo que Olaf Scholz será um grande chanceler.
Lindner se mostrou cooperativo, mesmo seu partido sendo o mais distante ideologicamente do trio. Com a ausência de novos impostos, uma continuação da rigidez fiscal alemã e avanços na digitalização do país, ele também tem o que apresentar para seu eleitorado.
Cotada para ser Ministra das Relações Exteriores, Annalena Baerbock também falou. Ressaltou o comprometimento da coalizão com o combate ao aquecimento global e disse: "Proteção climática precisa de política externa." A Alemanha se tornará mais incisiva no cenário internacional.
Já respondendo a perguntas dos jornalistas, Olaf Scholz fez um comentário peculiar: a poucos km de onde falava, em 1924, foi instalado o primeiro semáforo de rua da Alemanha. Na época, via-se a invenção com ceticismo, mas ela veio pra ficar.
A última pergunta foi sobre política externa. Um jornalista questionou o porquê do tema aparecer apenas na 142a página do documento apresentado. Scholz retrucou dizendo que isso não implicava em nada. Que seu governo terá uma política externa ativa e engajada.
Foi isso o que rolou de mais relevante na apresentação. Logo mais postamos uma thread com os principais pontos do novo contrato de coalizão.
Mais um comentário: os jornalistas não estão nada satisfeitos com a pouca quantidade de perguntas que foram permitidas na coletiva de apresentação do contrato. Entendem que pouco foi falado com a imprensa durante as negociações, mas criticam essa ausência agora.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Eleições Alemãs

Eleições Alemãs Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @eleicoesalemas

24 Nov
A futura coalizão de governo da Alemanha entre os social-democratas, os verdes e os liberais apresentou hoje seu plano de governo. Confira aqui o que os três partidos da chamada "coalizão semáforo”, liderados por Olaf Scholz, pretendem fazer 👇🧶
Os planos para os próximos quatro anos de coalizão foram arduamente negociados ao longo de quase dois meses após as eleições por mais de 300 membros dos partidos e o resultado é um documento de 177 páginas que detalha os projetos. Aqui os resumimos brevemente:
SOCIAL: assistência social maior e mais acessível, salário mínimo de 12 EUR/hora, garantia de vaga no ensino técnico, ampliação do sistema de bolsas de estudo públicas, unificação dos auxílios para famílias com crianças e introdução de direitos das crianças na constituição.
Read 14 tweets
24 Nov
Já temos o título do contrato de coalizão: “Ousar mais progresso - Aliança para Liberdade, Justiça e Sustentabilidade".
Em alemão: "Mehr Fortschritt wagen - Bündnis für Freiheit, Gerechtigkeit und Nachhaltigkeit".
O título faz referência a uma frase antológica do primeiro chanceler social-democrata da história da Alemanha, Willy Brandt: “ousar mais democracia”. Brandt governou na época em uma coalizão com o FDP. Nobel da Paz em 1971, Brandt é respeitado por todo o espectro político alemão.
Read 4 tweets
24 Nov
Antes do anúncio do contrato de coalizão logo mais, o jornalista @moritz_roedle revelou quais partidos ficarão responsáveis por quais ministérios. Confira a lista aqui:
🔴 O SPD ficará com a chancelaria, ocupada por Olaf Scholz, além dos ministérios do Interior, do Trabalho, da Defesa, da Saúde e do Desenvolvimento Internacional. Também será criado um novo Ministério da Construção, focado em superar as crises de moradia nas grandes cidades.
O partido só decidirá quais políticos ocuparão cada ministério após aprovarem internamente o contrato. A ideia é tomar a decisão focando nos conteúdos e não em interesses políticos individuais.
Read 6 tweets
15 Oct
Junto com o anúncio das negociações de contrato de coalizão, SPD, Verdes e FDP também publicaram um documento de 12 páginas resumindo alguns dos primeiros e principais acordos já firmados. Confiram aqui o que cada partido conseguiu negociar 👇🧶 Quelle: dw.com
Começando pelo SPD, o partido conseguiu obter um aumento do salário mínimo para 12 Euros, uma reforma na previdência melhorando os pagamentos e uma reforma na assistência social, criando uma garantia mínima de existência.
O FDP conseguiu evitar que haja aumentos de impostos e contratações de novas dívidas. Isso implica, portanto, que o novo governo só terá um âmbito próximo ao do atual orçamento para investir. Com seus quase 350 bilhões de Euros anuais, porém, as possibilidades ainda são grandes.
Read 11 tweets
14 Oct
🚦Os próximos passos nas negociações da coalizão semáforo entre o SPD, os Verdes e o FDP:

1° - Nos próximos dias, se não já amanhã, os três partidos publicarão um resumo do que foi sondado. Baseado nesse resumo, os partidos decidirão se negociarão um contrato de coalizão.
2° - Essa decisão será tomada no caso dos Verdes por uma pequena convenção, que pode ser convocada emergencialmente já para esse fim de semana. No SPD e no FDP bastam só a cúpula do partido decidir.
3° - Se todos aprovarem, nas próximas semanas as negociações continuam, vizando firmar em um contrato todos os projetos da coalizão para os próximos quatro anos. Importante também são as decisões de qual partido ficará com qual ministério.
Read 4 tweets
14 Oct
🟣 Um fenômeno ingrato às oposições pode atingir a Esquerda nessa legislatura. Com as possíveis participações nos governos em Berlim e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, o partido vai ser parte de um quarto dos governos estaduais, já que também governa em Bremen e na Turíngia. 1/4
Isso é obviamente positivo para o partido, mas enfraquece sua posição como oposição. A cada crítica à situação do país ouvirão um "mas vocês governam por toda parte também" como resposta. 2/4
Isso foi visto com os Verdes nessas últimas eleições, que mesmo sendo oposição, eram parte de mais da metade dos governos estaduais. Criticar o status quo fica mais difícil, além de tornar o partido dependente da performance dos governos estaduais. 3/4
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(