Quantos brasileiros estão dando o pé do Brasil todos os anos?
É difícil de estimar, mas eis um indicativo:
56mil parados na fronteira México-EUA em 2021.
80mil novos residentes legais em Portugal de 2018 para 2020.
Notem que isso não conta outras rotas para os EUA. E a de Portugal não conta brasileiros que também conseguiram o passaporte PT, apenas conta residentes não-cidadãos legalizados.
EUA e Portugal respondem por 39% da diáspora brasileira.
Assumindo que em média 40k pessoas foram para Portugal em 2021 legalmente, e usando somente os 56mil da fronteira EUA, e assumindo que isso é 39% da diáspora de 2021…
246 mil pessoas em 2021. E olha que a conta tá BEM, BEM incompleta.
As razões citadas não são surpresa. Criminalidade, corrupção, instabilidade econômica.
E isso que ainda existe pouca informação de como sair legalmente, de onde é melhor ir, etc.
Agora imaginem o seguinte cenário:
1) Desastre na eleição de 2022: Lula ou Bolsonaro vencem 2) Estagnação ou capote econômico em 2023 e 24 3) Mais gente entra vendendo curso de sair do Brasil etc. Empresas disso crescem 4) Inflação e desemprego continuam 10%+
É muito, muito fácil ver o numero de emigrantes indo para 500k+ por ano. Que tendem a ser as mentes mais produtivas e empreendedoras do país.
É a espiral da morte. O país afugenta quem poderia mudar a situação.
Entre várias situações ridículas que isso gera, uma:
Pobres pagando toneladas de imposto para custear universidades públicas inchadas, onde os melhores alunos… vão embora e fim.
Na prática o José da mercearia que tira 2500 mês paga a educação do novo médico do Canadá.
Trabalho com um nicho do nicho disso, na @setteeio
Atendemos quem quer se mudar e pagar pouquíssimo ou nenhum imposto, e viver livre.
Vimos no último mês um crescimento BEM significativo de demanda. E deve continuar crescendo. Eleições 22 então, nem se fala.
Quase todos os nossos clientes poderiam gerar muito emprego. Quase todos pagam ao menos 250k de imposto anualmente, direta e indiretamente. Muitos são mais de 1m de imposto e 10+ empregos.
Fora isso, converso com empresários de maior porte que estão desistindo.
Tem muito dono de empresa consolidada e grande (100+ empregos) ou de empresas inovadoras que estão crescendo violentamente cujo maior sonho é sair do Brasil.
O sonho deles não é crescer mais, empregar mais, investir mais.
É fechar, vender tudo e vazar.
Outro dia falei com um dos proprietários de uma empresa extremamente inovadora que poderia fazer uma grande diferença na vida de milhões de pessoas.
Estava convicto: o país não tem a absoluta menor chance de dar certo e ele está procurando a porta de saída já.
Esses só estão aqui ainda por algum fio de esperança, falta de compradores pro negócio, acumulando o máximo possível para sair, ou - e já me confessaram isso com todas as palavras - dó de demitir todo mundo, fechar, vender a estrutura por um valor qualquer e sair.
Finalmente, quem são os responsáveis?
Todos que agem para manter o atraso do Brasil, para defender estruturas de corrupção, impedir reformas, proteger setores contra a competição, aumentar as mamatas e tratar quem gera emprego como bandido.
Não é só STF, Congresso e Presidência. Nessa lista estão governadores e prefeitos, estão os sindicatos, empresas corporativistas, ideólogos (de direita ou esquerda) do atraso, e por aí vamos.
O plano deles é parasitar os outros. O resultado vai ser: os outros vão embora.
Caso o Brasil não mude de rumo, o resultado é óbvio. Ficam apenas os idosos, os pouco produtivos (por falta de educação, condições ou quem empregue) e os que parasitam essa população.
E aposto: os parasitas vão chamar quem fugiu de traidor.
Parabéns aos envolvidos.
Finalmente, fica aí o meu querido “teste dos 10m”
Se caíssem agora 10 milhões de reais na sua conta, limpo e honesto, teu dinheiro e fim, você…
1) Investiria no Brasil pra tentar transformar os 10m em mais 2) Imediatamente procuraria como usar isso pra sair do país
*queria ter como separar esse “investir” para excluir quem pensou “Vou botar tudo em tesouro e viver do rendimento kkk danese”
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Não se abalem com a notícia do Brasil em recessão técnica. O país ainda tem um bom tanto a piorar antes de melhorar.
Creio que os próximos 4 anos serão duríssimos. Mas temos como virar o jogo se conseguirmos sobreviver a eles.
Além disso, era razoável supor uma estagnação em 2021. Economia congelando com a onda do Covid que só agora estamos vencendo, além da incerteza política e do desastre Bolsonarístico.
2022 tem tudo pra ser algo similar. Um repique tímido do retorno da economia, amassado pela incerteza brutal de 2022 e além.
Eu ficaria chocado de ver um crescimento da parte privada da economia em 2022 acima de 1%.
Quando algum crítico do capitalismo cita Adam Smith, eu tenho a distinta impressão que o sujeito leu NADA sobre capitalismo exceto a crítica ao Adam Smith.
E deu o assunto por encerrado.
Smith tem sérios problemas. Não só a teoria de valor-trabalho é puro nonsense, mas o exemplo da fábrica de alfinetes também é bem ruim no mínimo.
O Essai do Cantillon não só veio antes mas era superior em vários sentidos, por exemplo.
Críticos as vezes conseguem citar nomes além de Smith. Geralmente Friedman e Hayek. Mas apenas em raros casos conseguem explicar algum argumento deles.
A citação geralmente é só jogar o nome ali, xingar o neoliberalismo e pronto tá feita a crítica. 10/10 aprovado.
Novembro foi um mês importante para a nossa busca de candidatos para 2022. Ainda falta um bom tanto. Mas em termos de compreender o estado e saber quem vamos apoiar em 22 estamos:
Norte e nordeste ainda são apostas e teremos uma leva de candidatos menor e mais estratégica. Mas de resto tudo bem encaminhado, SP devo quase concluir em 2021 ainda e MG deve fechar o ano em torno de 50-70%.
Bem melhor que 18 e 20 onde estava achando candidato em junho
Teremos mais de 6 meses de preparação e conversa com os candidatos para as eleições, um enorme melhoramento em relação a 2020.
Isso deve fazer uma grande diferença, especialmente em nível estadual.
É importante quebrar o BolsoLula de 2022. Mas dê um passo pra trás e visualize problemas maiores:
1) É preciso quebrar o Centrão. Como é que pode que todos anos temos um legislativo tão dominado por uma turba comercial?
2) É preciso quebrar a demanda por autoritários.
75% mais dos votos sempre vão pro mesmo cara: o durão autoritário populista que jura que vai ser mansinho. Lula, Ciro, Bolso, etc. Qualquer personagem que se encaixa nisso prospera.
Você pode tirar um, e outro atende essa demanda. É preciso mudar a demanda.
3) É preciso desinfetar as Assembleias Estaduais. A quantidade de corporativista nelas é bizarra. Controlam o estado, defendem cartéis, aparelham tudo. E eventualmente os piores sobem para o TCE e aí a desgraça é eterna.