Eu n sei se acontece c vcs mas toda vez q eu via 1 chef na TV usando uma linda e impecável tábua de corte de madeira eu ficava c vontade de ter 1a mas me continha pois sabia q depois d alguns meses d uso toda aquela beleza iria embora e só sobraria 1a tábua opaca e cheia d riscos
Acompanhando alguns chefs durante muito tempo, percebi que as tábuas continuavam lindas entra ano, sai ano. E isso me intrigava: como é que eles mantinham suas tábuas em estado de novas durante tanto tempo?
Foi então que eu aprendi sobre a “manteiga de tábuas”.
Ela transforma tábuas que estão assim:
Em tábuas assim:
É magia? Não. É manteiga de tábua.
E o que é essa “manteiga de tábua”, você me pergunta. É uma mistura de óleo mineral com cera de abelha (geralmente na proporção 3:1 ou até 1:1).
E como se faz isso? Você vai comprar óleo mineral na farmácia e cera de abelha no mercadolivre (ou em outro local que você achar cera de abelha para vender) pesar os ingredientes (ex: 300g de óleo mineral e 100g de cera de abelha) e os derreter em um pote em banho maria.
O resultado você guarda fechado para quando precisar usar. A manteiga dura anos em temperatura ambiente, então é interessante você fazer logo uma boa quantidade.
“Mas Ouriço, isso aí dá muito trabalho de fazer, tem que comprar óleo mineral, achar onde vende cera de abelha e derreter ela em banho maria! Não tem algum lugar que venda isso pronto?”
Bom, mas voltando. Como se usa a manteiga de tábua? Quando você for usar a manteiga, coloque seu pote em uma panela com água e ligue em fogo baixo até que ela fique completamente transparente:
Agora pegue uma colher de sopa de manteiga, despeje sobre a tábua e espalhe bem por toda a sua superfície. Deixe a tábua lá quietinha, curtindo o hidratante por meia hora e depois tire o excesso com toalhas de papel.
Elas ficam novinhas em folha:
“E com que frequência eu repito o processo?”
Uma vez por mês.
Você já faz parte do grupo do Ouriço no telegram? Entra lá:t.me/ConfrariaDoOur…
Os persas inventaram as botas com salto. Naquela época o salto não era meramente estético: ele servia de trava para o encaixe do pé no estribo, isso supostamente dava firmeza para que os soldados persas pudessem ficar de pé e atirar flechas enquanto cavalgavam.
Como eles mesmos dizem: um podcast em que eles pegam uma página de um assunto na wikipedia e fazem de conta que são experts. Divertido e você termina aprendendo alguma coisa sobre um tema que não conhecia.
Este ano o dia dos namorados cai no meio da semana então fazer receitas que tenham muitas etapas não é uma opção.
Senta aí que eu vou te ensinar como se faz um molho a base de vinho tinto para acompanhar uma carne que você vai grelhar no dia dos namorados.
Você vai assar uma bandeja de asas de galinha em forno médio por 1h e depois vai picar as asas com um cutelo.
Coloque as asas em uma panela de pressão, jogue um litro de água na assadeira ainda quente e raspe todo o fundo.
Acrescente esta água e mais um litro na panela de
Pressão. Adicione um galho de alecrim e umas dez pimentas do reino. Tampe a panela, coloque em fogo alto até pegar pressão e, em seguida, reduza para fogo baixo.