#ICBB #Bioacústica #Aves

Influência das relações filogenéticas sobre os traços do canto de aves suboscines (Passeriformes: Tyrannidae)

Bianca D. Silva, et al.
O canto é um meio de comunicação intraespecífica utilizado na maioria das espécies de aves e tem influência direta no sucesso reprodutivo destas. Ele pode ser fruto das relações filogenéticas e/ou moldado por processos ecológicos, como a competição pelo espaço acústico,
filtro ambiental ou por processos estocásticos. Este trabalho teve por objetivo testar a importância relativa dos quatro fatores citados sobre os padrões dos traços acústicos de um grupo monofilético de aves, ao longo de um gradiente de fragmentação de habitats florestais.
Analisamos 25 espécies de Tyrannidae em 22 paisagens ecológicas distribuídas no sudeste da Mata Atlântica, em três ambientes: pasto, brejo e mata. Medimos nove parâmetros acústicos em 2500 minutos de gravações de monitoramento passivo, coletadas entre Outubro/2015 e Janeiro/2016.
Estimamos a estrutura filogenética da taxocenose de cada paisagem e analisamos o sinal filogenético dos traços, para testar a premissa de que espécies próximas têm traços mais parecidos. Utilizamos GLMM para testar estatisticamente a influência relativa dos fatores analisados.
A nível de comunidade, os resultados não apresentaram efeito de nenhuma das variáveis analisadas sobre os traços acústicos dos cantos das aves. Isto reforça a hipótese dos processos aleatórios, possivelmente por não estarem ainda perfeitamente adaptados às alterações ambientais.
Nas análises por espécie, apenas Myiodynastes maculatus apresentou variações populacionais sobre o parâmetro conservado média da frequência máxima das notas principais (HFMN). O parâmetro aumentou com a proximidade filogenética das espécies na comunidade. Em nossas análises,
descartamos a modulação do traço em resposta específica à espécie-irmã. Corroborando a teoria de que espécies próximas possuem traços acústicos mais semelhantes, encontramos uma forte influência da média de distância filogenética sobre a média de sobreposição de nicho da espécie.
Contrário às nossas expectativas, as variações nos traços acústicos não corroboram nossa hipótese de filtro ambiental, portanto, a perda de habitat não gerou respostas adaptativas claras nos traços acústicos dos Tyrannidae. Em nível de comunidade, não houve influência
dos processos analisados sobre a modulação dos traços acústicos, logo, nossos resultados reforçam a hipótese nula. Já em nível populacional, uma espécie apresentou modulação no parâmetro acústico conservado HFMN, tendo influência das espécies que coocorrem na comunidade.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Sociedade Brasileira de Bioacústica

Sociedade Brasileira de Bioacústica Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @SBBioacustica

13 Dec
#ICBBa @CNPq_oficial
Cantores voadores: revelando a dinâmica acústica das cigarras Carinetini (Hemiptera: Cicadidae: Cicadettinae)
@riulercacst
@TatianaRuschel
@LucasKaminski12

Agradecimentos ao CNPq, ao Ricardo Crochemore pela ilustração e à Equipe do Parque Saint-Hilaire.
O conhecimento sobre a história natural e bioacústica de cigarras Neotropicais é incipiente. Para a tribo Carinetini (Cicadettinae), com cerca de oito gêneros e mais de 100 espécies descritas, inexistem estudos.
Neste trabalho é descrita pela primeira vez a dinâmica acústica de duas espécies simpátricas de Carinetini: cigarra-colorida, Carineta diardi (Guérin-Méneville, 1829), e a cigarra-do-gravatá, Guaranisaria llanoi Torres, 1964.
Read 10 tweets
13 Dec
Atividade acústica em anuros bromelígenos

Alan Pedro de Araújo, Rodrigo Barbosa Ferreira, Emanuel Giovane Cafofo, João Victor A. Lacerda, Cássio Zocca, Rogério Pereira Bastos.

Agradecimentos: CAPES, PPGEcoEvol (UFG), Projeto Bromélias (IMD), INCT (EECBio).
Os anuros produzem som para comunicação, por exemplo, durante a reprodução. A grande maioria das espécies de anuros vocaliza à noite e em período chuvoso. Por isso uma forma de identificar e acompanhar, temporalmente, as espécies de uma comunidade é por meio de seu canto.
Acompanhar a atividade temporal dos cantos das espécies (comunidade acústica) nos ajuda a entender seus padrões e seus picos de atividade. Neste trabalho, objetivamos acompanhar e verificar os padrões temporais da comunidade acústica de anuros que se reproduzem em bromélias.
Read 10 tweets
13 Dec
FISH CHORUS AND VESSEL NOISE IN A MARINE PROTECTED COASTAL REEF
Alfredo Borie-Mojica
Universidade Federal de Alagoas, UE Penedo
Fish sounds can be emitted in different contexts for social communication, and serve as natural markers of fish species.
The passive acoustic method allows researchers to identify and monitor fish populations just by listening to them. Also, anthropogenic noise, including vessel traffic could interferes in fish communication.
Read 9 tweets
13 Dec
#ICongressoBrasileiroDeBioacustica #ICBB #SBBa #Bioacustica

Monitoramento Acústico Passivo (MAP) como ferramenta de auditoria ambiental no ambiente marinho

Dalben, A.S¹ & Avila, T.R.²
1. Biosonar (dalben@biosonar.com)
2. T.A. Services in Oceanography (tatioceano@yahoo.com.br)
Para minimizar os impactos da atividade de pesquisa sísmica, o IBAMA requer um período de 30 minutos sem mamíferos marinhos ou tartarugas em um raio de 1000m(ZE) antes do acionamento das fontes sísmicas, e o seu desligamento quando uma espécie protegida é detectada dentro da ZE.
O MAP é obrigatório, assim como a gravação das varreduras realizadas antes das fontes serem religadas após uma detecção. O objetivo deste estudo foi auditar as varreduras acústicas entregues ao IBAMA e assim colaborar para a melhoria do MAP como ferramenta de mitigação.
Read 11 tweets
13 Dec
Sons Biológicos e Antropogênicos do Baixo São Francisco - Autora: Elen Vivian Santos Silva
Coautor: Alfredo Leandro Borie Mojica
A região Sul de Alagoas é rica em ambientes aquáticos, um deles é o território do baixo São Francisco e áreas costeiras, ambas possuem uma intensa atividade pesqueira.
Utilizando o método acústico passivo, é possível avaliar a paisagem sonora em vários ambientes aquáticos e identificar diversos organismos de forma não invasiva e não destrutiva.
Read 9 tweets
13 Dec
#ICongressoBrasileiroDeBioacustica #ICBB #SBBa #Bioacustica

RUÍDO AMBIENTAL E SEUS IMPACTOS EM AVES COM VOCALIZAÇÃO DE BAIXA
FREQUÊNCIA

Leonardo Marques Joaquim
Guilherme Sementili Cardoso
Reginaldo José Donatelli
Aves utilizam principalmente os sinais auditivos para a comunicação, determinação de território, parceiros sexuais, etc. O ruído antrópico é um grande poluente sensorial, o que leva algumas aves a alterar a estrutura de suas vocalizações para adequa-la ao ambiente acústico local
P. picazuro é um modelo importante para esse projeto por depender da vocalização para suas interações sociais. O objetivo do estudo é correlacionar as diferenças que existem na vocalização entre os indivíduos situados em áreas com diferentes níveis de ruído ambiental antrópico.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(