Então, farei o fio sobre o liberalismo de Haddad em função dos pedidos de Ângelo Galvão, Henriques, Regina Werneck, Ricardo Nacca, Pessoa Vitor, entre outros. Lá vai.
1) A constatação não deveria chocar ninguém. Haddad disse, em 17 de outubro de 2018 que "que simpatiza com medidas econômicas e economistas liberais". Nada mais claro. Ele é do Insper e amigo de Marcos Lisboa, presidente do instituto, expoentes do liberalismo nacional.
2) Como ministro da educação, trouxe toda visão empresarial para dentro da educação pública brasileira. Transformou o FIES em capital de giro de empresas com ações na bolsa de valores. Eu acompanhei várias aventuras de compra de faculdades isoladas do interior com este expediente
3) Pior, trouxe a concepção de avaliação classificatória dos EUA. Acontece que lá deu tudo errado, mas Haddad se esforçou para nacionalizar as avaliações externas deste tipo com o IDEB, ENADE e ENEM. O caso do ENEM é mais grave porque redefiniu o desenho original
4) O ENEM foi formatado por Nilson José Machado, da USP. Machado se inspirou na teoria das inteligências múltiplas desenvolvida por Howard Gardner. Haddad alterou esta concepção. Aqui está a crítica dele: nilsonjosemachado.net/sementes-5-ene…
5) No final da sua gestão frente ao MEC, decidiu inventar e tentou emplacar o aumento dos dias letivos em nosso país. Escrevi um artigo para sustentar que essa proposta não tinha pé nem cabeça do ponto de vista educacional: www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz…
6) Como prefeito, teria feito um acordo com lideranças da Zona Leste de São Paulo que nunca foram cumpridas. Caso da indicação de subprefeitos por plenárias de movimentos sociais. A de Ermelino Matarazzo foi Luís França, braço direito de Padre Ticão.
7) Por este motivo, não conseguiu se reeleger. Contudo, Haddad é obstinado. Conseguiu emplacar seu nome para representar Lula em 2018, mesmo o escolhido tendo sido inicialmente Jacques Wagner.
8) Não vou me aprofundar neste tema. Minha critica é puramente política, nada pessoal. Haddad deu um "chega pra lá" em toda concepção que era hegemônica no PT, no que tange à área educacional: a freireana. Com Haddad, Freire deixou de ser referência no partido.
9) Trata-se de uma batalha interna que ocorre no PT desde 2002, quando Lula se elege. Os liberais capturaram a política econômica e derrotaram Maria Conceição Tavares. Vejam quem assina a Agenda Perdida, a cartilha que Palocci abraçou: columbia.edu/~js3317/JASfil…
10) Há liberais no PT. Gente que entrou pela porta da agenda econômica. Com Haddad, ampliaram as áreas de influência no Partido dos Trabalhadores. É isso. (FIM)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rudá Ricci

Rudá Ricci Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rudaricci

27 Dec
Bom dia. Ontem, na live do meio-dia do DCM, participei de um debate sobre as saídas da esquerda brasileira para 2022 e 2023 tendo como convidado Alberto Cantalice, do PT nacional e do RJ. Vou postar, em seguida, as propostas que apresentei. Vamos nessa: Image
1) Num esforço de síntese, sugiro que a retomada do círculo virtuoso de desenvolvimento nacional, pela esquerda, é a combinação da retomada do desenvolvimento econômico com ampliação dos direitos , em especial, coletivos. Image
2) A retomada do desenvolvimento econômico, imagino que temos três saídas: a) retomada dos investimentos, via aproximação da China e Rússia; b) uso racional das reservas cambiais; c) aumento da arrecadação pública via fomento ao setor de serviços e, posteriormente, industrial Image
Read 23 tweets
25 Dec
Espero que tenham tido paz na passagem de ontem para este Natal de 2021. Acredito que é o mais importante: paz de espírito neste momento. A partir daí, temos equilíbrio e tudo vai se encaixando. Farei um fio, como prometi, sobre o "jeito mineiro de fazer política". Será divertido
1) A forma é sempre mais importante que o conteúdo. Fazer uma crítica com delicadeza ofende menos. Ser direto e objetivo, apresentando claramente o erro ao criticado é motivo de grande mágoa e rancor guardado por décadas (dependendo da saúde do mineiro, pode durar muitas décadas)
2) Não denunciar publicamente. Mineiro gosta de denúncia, mas desconfia de quem denuncia. Para o mineiro, quem aparece tem algum interesse pessoal não explícito;
Read 12 tweets
23 Dec
Boa tarde. Tempos atrás, fiz dois decálogos: o do político paulista e o do político mineiro. Hoje, postarei o "jeito paulista de fazer política". Amanhã, o do mineiro. Lá vai:
1) Auto-suficiência
Todo político paulista acredita que nasceu para ser governante do país. Sendo poder em São Paulo, não haveria motivos para não dirigir o país. Afinal, São Paulo é a sexta maior cidade do planeta; tinha o maior acervo de cobras do país ...
2) São Paulo é centro corporativo e financeiro da América Latina; é a décima cidade mais rica do planeta; maior população do Brasil; maior registro de migrantes; motor econômico, responsável por 1/3 do PIB nacional.
Read 19 tweets
14 Dec
Bom dia. Farei um breve resumo sobre as informações que temos sobre o perfil do bolsonarista a partir dos dados recentes. Trabalhei esses dados na live do DCM do domingo (tendo como convidado João Feres Jr) e live de segunda do Instituto Cultiva. Lá vai:
1) Existem dois tipos de bolsonaristas: o raiz e o arrependido. Mas, ambos têm, em média, ensino médio (incompleto e/ou completo) e renda média (classe média baixa)
2) A variável mais consistente (que se relaciona com maior frequência com o voto em Bolsonaro) é a religião, além da instrução. Bolsonarista é, muitas vezes, evangélico, membro de uma rede social militante, que fica no ouvido o dia todo e se torna objeto de doutrinação
Read 12 tweets
3 Nov
Ontem, uma pessoa aqui no Twitter comentou que o fio que postei tinha sido objeto da tese de doutoramento de Flávio Henrique Calheiros Casimiro. É verdade. Eu cito tanto esta tese que fiquei constrangido de citar mais uma vez no fio. Contudo, vou citar algumas passagens. Lá vai:
1) A tese de Casimiro foi publicada em livro cujo título é “A NOVA DIREITA: APARELHOS DE AÇÃO POLÍTICA E IDEOLÓGICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO” (São Paulo: Expressão Popular, 2018). Vou destacar algumas passagens do início das articulações empresariais, já no final dos anos 1970
2) À página 39 do livro, Casimiro escreve: "A partir da segunda metade dos anos 1970, (...) frações da grande burguesia começaram suas articulações (...) já influenciadas por concepções neoliberais."
Read 16 tweets
2 Nov
Bom dia. Farei um pequeno fio para socializar a evolução da articulação empresarial brasileira dos anos 1980 até os anos 2000. Um processo de articulação de interesses que evolui para aliciamento juvenil e propagação de doutrinas liberal-conservadoras. Lá vai:
1) Na década de 1980 as articulações empresariais focaram na disputa no interior da constituinte. Destacaram-se a Câmara de Estudos e Debates Econômicos e Sociais (CEDES), o Grupo de Mobilização Permanente (GMP), Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), a UDR
2) Também tiveram papel relevante no período: a União Brasileira de Empresários (UB), o Movimento Cívico de Recuperação Nacional (MCRN), o Movimento Democrático Urbano (MDU), o Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) e a Frente Nacional pela Livre Iniciativa
Read 22 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(