Breve Recapitulação: O processo de mineração da Bitcoin, Proof-of-Work (Prova-de-Trabalho) é um trabalho computacional para tentar acertar números aleatórios das transações. Dessa forma, se houver um consenso entre validadores a transação é validada.
A cada transação digital se consome cerca de 1.773 kWh, algo estimado em 100 dólares em energia
Por ano, o consumo de energia seria equivalente a 123,4 TWh (sim, Tera Watt-Hora, 10^12 Wh)
É mais energia do é usado anualmente por países como Suíça, Emirados Árabes e Argentina ccaf.io/cbeci/index/co…
Enquanto pesquisava semana passada, tava em 117,6 TWh, o equivalente ao consumo da Argentina, mas parece q aumentou
Um dos maiores problemas do alto consumo energético: A maior parte na nossa energia vem da queima de combustíveis fósseis (ex.: gás natural, carvão, derivados de petróleos, etc...)
Nessa queima é liberado CO2 (e talvez outros poluentes), gás do efeito estufa
Quanto mais CO2 na atmosfera mais calor fica retido no nosso planeta. No @tortinhaclimao tem ep explicando mais dragoesdegaragem.com/tortinhadeclim…
Os relatórios do IPCC são claros em falar q temos q diminuir AGORA nossas emissões
Ainda na questão energética, os altos valores de mercado da Bitcoin tem sido um estímulo para usinas termoelétricas serem reativadas grist.org/technology/bit…
Por mais digital que seja a Bitcoin ela deixa um belo rastro de lixo. As grandes fazendas de mineração usam ASICs (Application-Specific Integrated Circuit) dispositivos voltados só pra mineração. Só que depois de cerca de 1,29 ano, esses aparelhos começam a ser menos eficientes
Dps desse tempo ASIC começa a gastar mais energia por esforço de mineração, dando mais gasto do que consegue converter em valor de bitcoin e são substituídos. Na média, a cada transação de descarta 272 g de lixo eletrônico.
Por ano são 30,7 mil toneladas de lixo gerado
Para ajudar estamos passando por um momento de falta de chips no mercado global uol.com.br/tilt/noticias/…
Empresas de placas gráficas estão tentando evitar que os mineradores de cryptos acabem com os estoques e deixem um pouco para outros usuários. qz.com/2014196/nvidia…
Amanhã trazer uns dados comparando o impacto e os benefícios das cryptos
Se gostou e/ou aprendeu algo, dá aquele curtir, retweet e segue para não perder o fio de amanhã
Os cryptobros (galera imersa na cultura de criptomoedas que as defendem, vendem e estimulam o uso delas, na grande maioria são homens brancos cis…) vão dizer que tudo gera impacto: “veja o impacto do sistema bancário atual”
Fio importante com os prós e contras da Energia Nuclear
como o @marcosaur3 falou, a energia nuclear se torna muito insegura frente a eventos naturais intensos e raros, as tendências climáticas são de q teremos mais eventos extremos.
Se vc já ouviu falar de Ubatuba/SP, deve ter uma ideia que é um lugar com praias paradisíacas, belas matas e tal.
Mas vc já ouviu falar do passado escravagista de Ubatuba? Do tráfico ilegal de escravizados? E da relação com a Revolução Haitiana?👇
Tava lendo a carta do Coletivo Caiçara que veio para Pré-Jornada da @teiadospovos em SP q rolou no fim de Novembro teiadospovos.org/carta-do-colet…
Lá eles falam sobre a "Paz de Iperoig", o que foi isso?
O litoral norte de SP levou mais tempo para ser ocupado na invasão potuguesa, pois havia muito povoamento indígena e a região era difícil de ser atacada. Mesmo assim os portugueses continuaram tentando invadir
Tem muita gente que tá chocada ou achando engraçado as pessoas estarem confundindo caravelas-portuguesas com camisinhas, mas isso é um sinal de outras coisas mais preocupantes (continua)
As praias que recebem turismo já não tem tantos bichos quanto antes. as maria-farinhas são perseguidas por cachorros, estrelas do mar são pescadas para decoração, pepinos do mar para exportação, os peixes de praia tem o estoque que diminui pela pressão pesqueira e poluição...
... isso só pra citar alguns exemplos, outra coisa que me choca muito é que as pessoas entram de carro na praia não tem ideia do tipo de impacto que isso causa ...
(imagem de doi.org/10.3354/meps11… )