Ponte inaugurada no interior da Bahia não foi construída pelo governo federal. @MInfraestrutura nega repasse de verba para construção de ponte entre Barra e Xique-Xique. Siga o fio. 🧵
❌ A informação é FALSA. A ponte que conecta as cidades baianas de Barra e Xique-Xique é uma obra do governo do estado da Bahia, e não do governo federal. O empreendimento foi inaugurado em 3 de dezembro de 2021 e faz parte da rodovia BA-160.
A obra foi construída por uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a Concessionária Estrada do Feijão (Confef).
👉 ENTENDA: No dia 16 de dezembro, o Governo da Bahia negou que a autoria da construção da ponte, conhecida como Ponte de Feijão, seja do governo federal.
Em outro momento, o governo baiano também desmentiu as alegações do deputado federal Abílio Santana, que afirmava que o empreendimento recebeu recursos federais. 🔎 Confira a checagem completa em: bit.ly/pontebahia
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
❌ É falso que @LulaOficial fez passeio de barco durante a crise das enchentes de SC em 2008. O auge da crise no estado ocorreu um mês antes da viagem do então presidente a Fernando de Noronha. Siga o fio. 🧵
Embora as capturas de tela sejam verídicas, o auge da crise das enchentes de 2008 em Santa Catarina ocorreu entre as últimas semanas de novembro e as primeiras semanas de dezembro daquele ano. O então presidente @LulaOficial visitou as regiões afetadas em duas ocasiões.
Posteriormente, em 30 de dezembro, o petista viajou para o arquipélago de Fernando de Noronha, onde passou a virada do ano.
❌ É falso que @jairbolsonaro instalou placas de energia solar sobre o canal de transposição do São Francisco. Fotos de estruturas compartilhadas pelas redes sociais são antigas e foram registradas na Índia. 🧵
As imagens não foram registradas no canal de transposição do Rio São Francisco, mas sim na Índia. A postagem original, com a montagem de imagens, foi publicada em janeiro de 2021 no perfil do Instagram Engineering and Architecture, que atribui os painéis a uma construção indiana.
A mesma montagem foi compartilhada pelo ex-ministro norueguês, @ErikSolheim, no dia 16 de junho de 2021 no Twitter. Solheim afirma que os painéis solares estão no estado de Gujarat, na Índia.
❌ É falso que @g1 publicou reportagem dizendo que ‘número de Bolsonaro’ não trouxe sorte na Mega da Virada. Imagem que circula pelas redes sociais foi manipulada; portal de notícias não divulgou quantidade de jogadores que apostaram na dezena 22. Siga o fio. 🧵
A imagem que mostra a suposta manchete do site @g1 foi manipulada. O portal de notícias compartilhou no dia 31 de dezembro de 2021 uma matéria com o título “Mega da Virada 2021: duas apostas dividem prêmio de R$ 378 milhões; veja dezenas”.
No entanto, o subtítulo da reportagem não é o mesmo divulgado na publicação que circula nas redes sociais. O texto original diz apenas que um bolão realizado em Campinas (SP) e uma aposta de Cabo Frio (RJ) dividiram o prêmio.
É antigo e foi filmado em SC vídeo que mostra estrada bloqueada para impedir passagem de @LulaOficial. Gravação de 2018, registrada em Chapecó, voltou a circular nas redes sendo atribuída a Pernambuco e Maceió (AL). Siga o fio. 🧶
❌ A informação é FALSA. O vídeo foi registrado em março de 2018 durante uma caravana do ex-presidente Lula pelo Sul do país. Além disso, a gravação foi realizada na cidade de Chapecó (SC), e não no estado de Pernambuco ou em Maceió (AL), como afirmam postagens nas redes sociais.
👉 ENTENDA: A sete meses das eleições presidenciais e semanas antes de ser preso, o petista realizou, em março de 2018, uma caravana por 18 cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Aplicativo que simula votação em @LulaOficial não tem relação com urnas eletrônicas oficiais. Software foi criado por eleitores do petista para fins humorísticos. Siga o fio. 🧵
❌ A informação é FALSA. O sistema que aparece no celular não tem nenhuma relação com as urnas eletrônicas utilizadas no processo eleitoral.
Trata-se apenas de um aplicativo humorístico chamado “Votar no Lula”, que simula um aparelho de votação, mas está programado para sempre votar no petista, independente dos números inseridos pelo usuário.
É falso que esposa do CEO da Pfizer morreu por complicações da vacina da Covid-19. Myriam Bourla esteve em evento em 10 de novembro, mesmo dia em que supostamente teria morrido. Siga o fio. 🧶
Myriam Bourla não morreu. O CEO da Pfizer publicou no Twitter uma foto com a esposa em uma premiação de líderes do Atlantic Council, evento que ocorreu no dia 10 de novembro – data em que ela teria supostamente falecido.
Não foram encontrados também registros na imprensa sobre a morte. Também não é verdade que Bourla se recusou inicialmente a tomar a vacina contra a Covid-19. Myriam disse que não tomaria a vacina porque ainda não era a sua vez, e não porque não confiava no imunizante.