❌ É falso que @jairbolsonaro instalou placas de energia solar sobre o canal de transposição do São Francisco. Fotos de estruturas compartilhadas pelas redes sociais são antigas e foram registradas na Índia. 🧵
As imagens não foram registradas no canal de transposição do Rio São Francisco, mas sim na Índia. A postagem original, com a montagem de imagens, foi publicada em janeiro de 2021 no perfil do Instagram Engineering and Architecture, que atribui os painéis a uma construção indiana.
A mesma montagem foi compartilhada pelo ex-ministro norueguês, @ErikSolheim, no dia 16 de junho de 2021 no Twitter. Solheim afirma que os painéis solares estão no estado de Gujarat, na Índia.
Ele também compartilhou no tuíte um link para uma reportagem da BBC sobre os “canais solares” que fazem um uso inteligente do espaço na Índia. A segunda foto é apresentada em um projeto de infra-estrutura da empresa AECOM para Visakhapatnam, cidade litorânea da Índia.
O relatório é de 2017. Além disso, uma matéria do @EconomicTimes sobre a usina solar em Gujarat também mostra uma imagem semelhante à que aparece na peça de desinformação, a reportagem foi publicada em 2012.
ENTENDA: Em nota, a @Codevasf informou que atua no momento na pré-operação do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Contudo, não estão sendo empreendidas atividades visando à instalação de placas voltadas à geração de energia solar no Rio São Francisco.
❌ É falso que @LulaOficial fez passeio de barco durante a crise das enchentes de SC em 2008. O auge da crise no estado ocorreu um mês antes da viagem do então presidente a Fernando de Noronha. Siga o fio. 🧵
Embora as capturas de tela sejam verídicas, o auge da crise das enchentes de 2008 em Santa Catarina ocorreu entre as últimas semanas de novembro e as primeiras semanas de dezembro daquele ano. O então presidente @LulaOficial visitou as regiões afetadas em duas ocasiões.
Posteriormente, em 30 de dezembro, o petista viajou para o arquipélago de Fernando de Noronha, onde passou a virada do ano.
❌ É falso que @g1 publicou reportagem dizendo que ‘número de Bolsonaro’ não trouxe sorte na Mega da Virada. Imagem que circula pelas redes sociais foi manipulada; portal de notícias não divulgou quantidade de jogadores que apostaram na dezena 22. Siga o fio. 🧵
A imagem que mostra a suposta manchete do site @g1 foi manipulada. O portal de notícias compartilhou no dia 31 de dezembro de 2021 uma matéria com o título “Mega da Virada 2021: duas apostas dividem prêmio de R$ 378 milhões; veja dezenas”.
No entanto, o subtítulo da reportagem não é o mesmo divulgado na publicação que circula nas redes sociais. O texto original diz apenas que um bolão realizado em Campinas (SP) e uma aposta de Cabo Frio (RJ) dividiram o prêmio.
É antigo e foi filmado em SC vídeo que mostra estrada bloqueada para impedir passagem de @LulaOficial. Gravação de 2018, registrada em Chapecó, voltou a circular nas redes sendo atribuída a Pernambuco e Maceió (AL). Siga o fio. 🧶
❌ A informação é FALSA. O vídeo foi registrado em março de 2018 durante uma caravana do ex-presidente Lula pelo Sul do país. Além disso, a gravação foi realizada na cidade de Chapecó (SC), e não no estado de Pernambuco ou em Maceió (AL), como afirmam postagens nas redes sociais.
👉 ENTENDA: A sete meses das eleições presidenciais e semanas antes de ser preso, o petista realizou, em março de 2018, uma caravana por 18 cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Aplicativo que simula votação em @LulaOficial não tem relação com urnas eletrônicas oficiais. Software foi criado por eleitores do petista para fins humorísticos. Siga o fio. 🧵
❌ A informação é FALSA. O sistema que aparece no celular não tem nenhuma relação com as urnas eletrônicas utilizadas no processo eleitoral.
Trata-se apenas de um aplicativo humorístico chamado “Votar no Lula”, que simula um aparelho de votação, mas está programado para sempre votar no petista, independente dos números inseridos pelo usuário.
Ponte inaugurada no interior da Bahia não foi construída pelo governo federal. @MInfraestrutura nega repasse de verba para construção de ponte entre Barra e Xique-Xique. Siga o fio. 🧵
❌ A informação é FALSA. A ponte que conecta as cidades baianas de Barra e Xique-Xique é uma obra do governo do estado da Bahia, e não do governo federal. O empreendimento foi inaugurado em 3 de dezembro de 2021 e faz parte da rodovia BA-160.
A obra foi construída por uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a Concessionária Estrada do Feijão (Confef).
É falso que esposa do CEO da Pfizer morreu por complicações da vacina da Covid-19. Myriam Bourla esteve em evento em 10 de novembro, mesmo dia em que supostamente teria morrido. Siga o fio. 🧶
Myriam Bourla não morreu. O CEO da Pfizer publicou no Twitter uma foto com a esposa em uma premiação de líderes do Atlantic Council, evento que ocorreu no dia 10 de novembro – data em que ela teria supostamente falecido.
Não foram encontrados também registros na imprensa sobre a morte. Também não é verdade que Bourla se recusou inicialmente a tomar a vacina contra a Covid-19. Myriam disse que não tomaria a vacina porque ainda não era a sua vez, e não porque não confiava no imunizante.