Sabemos que outros animais podem ser suscetíveis ao SARS-CoV-2. Um deles são os adoráveis cervos de cauda branca. Recentemente, vimos que não só podem ser suscetíveis, como parece estar rolando uma forte transmissão entre esses animais

O que temos a ver com isso? Acompanhe 🧶👇
Um grupo de cientistas de Ohio State University🇺🇸 coletaram amostras nasais de 360 cervos selvagens de cauda branca em 9 áreas diferentes no nordeste de Ohio entre Jan-Mar/21, quando os casos de COVID-19 estavam aumentando nos EUA.

eurekalert.org/news-releases/…
O que se descobriu? Esses cervos selvagens apresentaram uma infecção por pelo menos três variantes do vírus que causa COVID-19 em 6 locais do nordeste de Ohio. Uma pesquisa anterior ja tinha mostrado que esses animais tinham anticorpos contra o vírus aphis.usda.gov/aphis/newsroom…
Ainda, com base nas descobertas, os pesquisadores estimaram que a prevalência da infecção variou de 13,5% a 70% nos nove locais, com a prevalência mais alta observada em quatro locais cercados por bairros mais densamente povoados. eurekalert.org/news-releases/…
A presença desses anticorpos indica que o sistema imunológico foi, de alguma forma, exposto a elementos do vírus, indicando a infecção. Agora com esse estudo, mais dados foram levantados - o que nos traz algumas questões importantes
Um estudo na @Nature detectou material genético de pelo menos 3 variantes diferentes do vírus em mais de 35% dos cervos amostrados em 6 dos locais, o que significa que 129 cervos foram infectados recentemente ou estavam lidando com um caso ativo.

nature.com/articles/s4158…
Já temos também dados de outros mamíferos suscetíveis ao SARS-CoV-2, como comento nesse fio:
Inclusive, alguns coronavírus relacionados com a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) foram observados em cães-guaxinins durante o surto de SARS, o qual foi facilitado pelo contato animal-humano em mercados de animais vivos na China.

Felizmente, não foram relatados casos de disseminação de COVID-19 de cervos para humanos. Mas não podemos perder de vista: os pesquisadores alertam que a circulação do vírus em cervos pode representar um risco se o animal se tornar um reservatório para o vírus
Por isso se torna tão importante a gente controlar a transmissão nesse momento. É possível que esses animais tenham se contaminado ao beber água contaminada já que o vírus é encontrado em águas residuais. thehill.com/changing-ameri…
Isso tudo, além dos alertas evidenciados, é um lembrete de que a saúde humana está interligada à dos animais, e que não levar isso em conta, seguindo inclusive com desmatamentos e caça ilegal de animais pode nos colocar em novas situações de risco, inclusive pandêmico
E isso está sendo avisado há muito tempo. Foi inclusive avisado antes dessa pandemia, abordando o risco para essa pandemia

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra 💉😷

Mellanie Fontes-Dutra 💉😷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

7 Jan
Dados do @CDCgov mostram mais uma vez o potencial protetor das vacinas contra a COVID-19. Entre 1.228.664 indivíduos totalmente vacinados nos Estados Unidos🇺🇸:
🔹185 (0,015%) tiveram doença grave
🔹36 (0,0033%) morreram

🧶👇

Os dados foram obtidos de 465 instalações em um grande banco de dados de saúde dos EUA🇺🇸, avaliando a frequência e os fatores de risco para o desenvolvimento de um resultado de COVID-19 grave após completar uma série de vacinação COVID-19 primária
Esquemas completos de vacinação contemplados:
🔹 2 doses de uma vacina de mRNA (Pfizer ou Moderna) 🔹 1 dose única da vacina da Janssen

≥14 dias antes do início da doença.
Read 13 tweets
7 Jan
Excelente notícia: @anvisa_oficial aprova a última etapa da transferência de tecnologia da @AstraZeneca para a @fiocruz . O que isso significa? Poderemos produzir o IFA da vacina e o Brasil terá essa vacina produzida totalmente em território nacional!

g1.globo.com/saude/coronavi…
Nessa matéria da @gzhdigital explico o que é o IFA, ou insumo farmacêutico ativo, relevantíssimo para a produção de uma vacina - e que dependíamos de compra para poder obtê-lo e envasar os imunizantes para distribuí-los aqui no país
Para uma noção de idéia, a oficialização dessa transferência ocorreu em Junho de 2021
Read 7 tweets
6 Jan
Primeiro óbito relacionado a infecção pela #Omicron aqui no Brasil, de um homem de 68 anos com doença crônica pré-existente, e vacinado.

Antes que comecem a partilhar desinformações a respeito, vamos lá: por que isso ocorreu com um vacinado?


👇🧶
Antes de mais nada, vamos lembrar algumas coisas:
🔹A vacina sim reduz o risco para a doença e suas versões mais sérias
🔹Não existe uma vacina 100% eficaz
🔹Alta transmissão aumenta o risco de exposição
🔹Pessoas assintomáticas podem transmitir
Uma pessoa completamente vacinada vai ter sim menos risco de infecção, e um risco ainda menor de ter a doença. Com a transmissão baixa, a chance de a pessoa se infectar é baixíssima, por isso insistimos tanto nas medidas protetoras junto da vacinação para controlar isso.
Read 14 tweets
6 Jan
Estamos vendo algumas recomendações de redução de intervalo do quarentena de pessoas assintomáticas. Foi o caso do RJ.

Mas 5 dias é suficiente? Quais e as medidas que podemos adotar para termos maior segurança?

👇🧶

cnnbrasil.com.br/saude/rio-de-j…
Vamos primeiro entender um conceito importante sobre infecções virais: o período de incubação.

Chamamos de período de incubação o tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas.
Para o SARS-CoV-2, esse período pode abranger de 6,38 dias, segundo uma metanálise que analisou 99 artigos sobre o tema. Mas isso pode variar de pessoa para pessoa. Pode ser 5 dias para uma, pode ser 7 dias para outra, por exemplo. sciencedirect.com/science/articl…
Read 16 tweets
6 Jan
Segundo dados da @ONS temos 20 mil crianças experienciando COVID longa por mais de um ano. 117 mil relatam experienciar COVID longa atualmente.

É algo que alertamos há muito tempo. COVID longa afeta crianças recuperadas e é também por isso que precisamos vaciná-las.
Link da ONS, dados do dataset de 2 de Dezembro: ons.gov.uk/peoplepopulati…
Read 4 tweets
4 Jan
Vamos aos problemas dessa situação:
1) O Ministro da Saúde criticando vacinação em crianças
2) Claramente há problemas na interpretação de texto/leitura do artigo
3) A demora em comprar e chegar as vacinas para um público que é suscetível a doença e que precisa de proteção
Mas Mell, por que é um problema o Ministro da Saúde criticar vacinação em crianças?
Porque já temos evidências, aprovação da @anvisa_oficial e de várias outras agências reguladoras, recomendação por diversas Sociedades Brasileiras, @ConassOficial para a vacinação em crianças.
Dúvidas todos temos, pessoal. Ficar inseguro quanto a alguma questão é plenamente normal, a gente tá aqui pra se ajudar, essa é a beleza de várias expertises. A questão é que estamos falando de saúde pública e de evidências científicas disponíveis a livre acesso
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(