1/ Como é bom ver um relatório OFICIAL sobre estatísticas de óbitos e vacinações bem feito e honesto. Segue o relatório semanal de observação da vacinação em UK.
assets.publishing.service.gov.uk/government/upl…
2/ Já adianto que os dados mostram claramente uma vantagem em óbitos e internações nos vacinados, o que realmente deve estar acontecendo mesmo.
3/ Contudo, o relatório é extremamente correto e rigoroso nas suas conclusões (páginas 34 e 37) em mostrar que infelizmente não servem para medir a eficácia das vacinas. O relatório destaca vários motivos:
4/ As pessoas vacinadas provavelmente são mais cuidadosas com a sua saúde. As que tomaram a vacina primeiro provavelmente são as que apresentam maior risco.
5/ O comportamento dos vacinados e não vacinados pode ser muito diferente, com o pessoal vacinado se sentindo mais protegido e se expondo mais a riscos.
6/ Mas também destaca o principal ponto que pode levar a grandes distorções na medida da eficácia, o tamanho da população não vacinada num país com uma grande maioria de vacinados.
7/ A única maneira de calcular esse valor é diminuir o número de vacinados do tamanho da população por faixa etária.
8/ Entretanto, como o último censo em UK foi em 2011, certamente há erros substanciais nas estimativas da população, sobretudo dos mais idosos, onde qualquer flutuação na taxa de mortalidade apresenta grandes variações nas estimativas.
9/ Tais variações no total da população frente a uma população não vacinada muito reduzida proporcionalmente, pode gerar grandes distorções nas estimativas de casos/internações e óbitos per capita.
10/ O único ponto que ressalto, nem é uma crítica ao relatório, pois não é o seu objetivo, é o fato de só contabilizar óbitos e internações por COVID.
11/ Uma visão muito mais completa somente seria possível com uma análise mais profunda dos outros tipos de internação e óbitos, para termos números melhores que considerem os efeitos adversos.
12/ Por fim, ressalto que penso que não existe vacina boa ou ruim, o que há em qualquer tratamento é uma relação de custo/benefício que precisa ser muito bem entendida por todos.
13/ Com base nessas informações, as pessoas COM LIBERDADE podem tomar a decisão mais embasada se aquele tratamento será no final das contas benéfico ou não.
14/ A decisão sobre vacinas tem que ser mais criteriosa, pois é um tratamento que dificilmente pode ser revertido, diferente de muitos medicamentos onde basta interromper o tratamento ou recorrer a outro medicamento que reverta as ações do medicamento anterior.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Lorenzo Ridolfi

Lorenzo Ridolfi Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lorenzoridolfi

5 Jan
1/ Nesse debate intenso que está ocorrendo sobre a miocardite pós-vacinação, uma médica que trabalha com apuração de óbitos e não tem conta no Twitter me pediu a gentileza de transmitir o depoimento dela.
2/ "Não tenho tempo para postar nas redes sociais porque infelizmente estou notificando os casos de miocardite e pericardite, incluindo óbitos confirmados com necrópsia na histopatologia relacionadas as "vacinas covid-19".
3/ Sou Médica-Infectologista, servidora pública de carreira, com 11 anos de assistência, e 2 de vigilância. Diferente de outros médicos que estão dando opiniões sem embasamento, levo meu trabalho com seriedade, de forma técnica e isenta de rinhas políticas ou com outros médicos.
Read 6 tweets
4 Jan
1/ Pessoal, infelizmente a situação dos dados da COVID no Brasil continua caótica, mas voltei a atualizar o site para termos pelo menos os dados internacionais.
zerobias.info
2/ O painel diário da COVID teve a sua última atualização no dia 9/12 do ano passado e o site do Open DataSUS, fonte de dados para a base SRAG, ainda não voltou e a última atualização dessa base continua sendo a do dia 29/11.
3/ É sabido que todas os sistemas online estão sujeitos a ataque de hackers, mas a incompetência do @minsaude em estar preparado e protegido contra esses ataques infelizmente é ridícula.
Read 5 tweets
18 Oct 21
1/ O @minsaude notificou hoje 183 novos óbitos, mais uma vez um valor bem inferior ao patamar das segunda-feiras em semanas sem feriados, que só não foi menor porque MT lançou óbitos que estavam acumulados devido às falhas dos últimos dias.
zerobias.info
2/ Com o total de hoje, a curva atenuada manteve a tendência de queda forte, estando no menor nível desde o início da pandemia. Essa queda provavelmente será revertida, pelo menos em parte, assim que os atrasos nas apurações forem compensados.
3/ Faz tempo que não mostro aqui o gráfico da divisão dos óbitos entre capitais, regiões metropolitanas do entorno das capitais e do interior dos estados.
Read 4 tweets
18 Oct 21
1/ Atualizando as internações e óbitos em um período de um mês para os indivíduos totalmente vacinados em todo o Brasil. O período é de 15/8 a 15/9 para os que estavam totalmente vacinados até o dia 1/8.
2/ As linhas com letras em vermelho o percentual de vacinados era muito baixo e estão mais sujeitas a distorções, por isso foram destacadas. Coloquei como critério as vacinas com menos de 1% de vacinados na faixa etária.
3/ Restaram alguns casos com percentuais de vacinação um pouco acima de 1% e até com percentuais até 2.8% que estão bem mais elevados que os demais e merecem ser melhor entendidos.
Read 7 tweets
17 Oct 21
1/ Cabe alguns esclarecimentos sobre o post que eu fiz sobre a patente de rastreamento de pessoas, geração de score de risco e envio de mensagens para "doenças infecciosas causadas por patogênicos".
patents.google.com/patent/US11107…
2/ Lendo o documento com mais profundidade, e também após o alerta de alguns comentários, notei haver dois grandes equívocos no texto do post:
1) Que a patente seria da Pfizer
2) Que seria para rastreamento de vacinados
3/ Quanto ao primeiro ponto, é fato que o nome Pfizer não aparece no documento, entretanto os autores da patente Gal Ehrlich e Maier Fenster trabalham para uma firma de advocacia que tem a Pfizer e também a Astrazeneca como clientes.
iam-media.com/directories/pa…
Read 7 tweets
16 Oct 21
1/ A mortalidade no mês de setembro na Alemanha foi 10% maior que a média dos últimos anos e a maioria do "excesso de mortalidade" não é de COVID, de acordo com esse gráfico.
destatis.de/EN/Press/2021/…
2/ Lembrando que no início de outubro o país possuia cerca de 65% da população vacinada, inclusive tendo ministrado doses de reforço.
3/ O exemplo da Alemanha mostra que simplesmente contar as internações e óbitos causados pela COVID não mostra o quadro completo. É evidente que precisamos entender os números de internações e óbitos de todas as causas e efetuar o cruzamento com as informações de vacinação.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(