Na nova matéria do @david_agape_ , escrita em colaboração comigo, falamos sobre alguns erros cometidos por agências de checagem brasileiras no contexto do Covid-19 e sobre a postura destas agências ao serem questionadas diante dos equívocos.

gazetadopovo.com.br/ideias/agencia…
Um dos nossos entrevistados encontrou erros factuais e imprecisões em uma checagem da @agencialupa sobre o uso de hidroxicloroquina como tratamento contra a Covid-19.

Foi o bancário Rômulo Araújo quem procurou a reportagem da @gazetadopovo para contar sua história.
Ao perceber as falhas, ele tentou primeiro advertir a agência, mas a Lupa nem respondeu nem alterou as alegações. Tentou contato com a @factchecknet , órgão internacional responsável pela certificação e fiscalização da atuação de diversas agências, inclusive a Lupa. Sem sucesso.
Entre os erros apontados por Rômulo estavam afirmações que contradizem frontalmente os próprios estudos usados pela agência como referência para a checagem.
Por exemplo: sobre um dos estudos a Lupa afirmou que se tratava de um estudo duplo-cego e que os voluntários tomaram o medicamento exatamente após 4 dias após contato com o vírus.
Acontece que o estudo ao qual o texto da Lupa se referia era um ensaio aberto com pacientes hospitalizados. A pesquisa incluía pessoas sintomáticas há 14 dias. Os próprios autores do estudo destacam que NÃO ser duplo cego era uma limitação da pesquisa.
Rômulo nos contou que inicialmente contava com a possibilidade de o erro ter sido cometido de forma inocente, mas que se surpreendeu ao não ter respostas e nem ver qualquer alteração diante das correções feitas por ele.
Em busca por esclarecimentos, @david_agape_ também tentou contato com a @agencialupa, mas recebeu a mesma resposta que nosso entrevistado.
Tratamos também de episódios em que agências classificaram como falsas a alegações em franca disputa científica (como a eficácia do uso de máscaras ou a origem do novo vírus) e que não poderiam ser assim classificadas segundo os critérios divulgados pelas próprias.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Daniel Reynaldo (Quem?)

Daniel Reynaldo (Quem?) Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @quemnumeros

14 Jan
A história do Rômulo realmente me impressionou. Não importa o que você pensa sobre o uso de hidroxicloroquina para Covid-19. O roteiro desta checagem da @agencialupa foi o seguinte (segue o fio):
1 - alguns médicos defendem o DIREITO ao uso, alegando a existência de algumas evidências (estudos) favoráveis, reconhecendo que os estudos não são definitivos, mas indicando que na ausência de tratamentos bem estabelecidos deve se ter o direito de usar o arsenal disponível.
2 - A @agencialupa diz que os médicos usaram informações falsas. Nega que exista evidência na literatura médica a favor do “tratamento precoce” e indica (importante) randomização e duplo-cego como características principais de um “estudo científico que usa metodologia rigorosa”
Read 10 tweets
12 Jan
“Homem e mulher não existem: gênero é construção social”, este mantra indicativo claro de déficit cognitivo poderia ser satisfatoriamente substituído por:
“Martelo e alicate não existem: nomes de ferramentas são construções sociais”
“Manga carlotinha e manga rosa não existem: variedades de fruta são construções sociais”
Read 5 tweets
25 Nov 21
@agencialupa Apaga essa errata e faz outra, porque essa aí ficou tão bosta quando a primeira.
@agencialupa Vou sugerir a errata correta. Vocês apenas copiem e colem. Prestenção nos próximos tuítes.
@agencialupa ERRAMOS: Sugerimos equivocadamente e com base em fontes sem nenhuma credibilidade que determinados vocábulos e expressões correntes da língua portuguesa tivessem etimologia e significado racista.
Read 8 tweets
24 Nov 21
O @polzonoff entrou na brincadeira e ampliou um pouquinho mais a lista negra dos termos e expressões que você nunca mais deve usar.

gazetadopovo.com.br/vozes/polzonof…
Tudo começou com a @agencialupa e a @DefensoriaBahia mentindo desavergonhadamente sobre a etimologia e semântica (que são dois domínios distintos do saber linguístico, aliás) de palavras como "mulato" e "doméstica".

Aí eu resolvi mentir descaradamente igual que nem a @agencialupa e inventar umas etimologias bem arretadas de discriminatórias para expressões como "pegue o pombo" e "tomar vergonha na cara".

quemnumeros.com/2021/11/21/10-…
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(