Muitas vezes estudar pseudociências diz muito sobre a própria relação #ciência-sociedade.
Pseudociências ganham força pq sabem dialogar vendendo soluções fáceis e acolhedoras, enquanto a ciência está repleta de conhecimentos que incomodam. Porém, a ciência ñ precisa ser tão fria
Querendo ou ñ a #ciência ainda é distante das pessoas e é elitizada. E qual a melhor maneira de tornar esse conhecimento popular?
Talvez vc tenha pensado: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. E realmente ela é importante. Senão ñ estaríamos aqui.
Mas vamos lembrar do ensino de ciências.
Divulgação científica também depende do ensino de ciências. E um pouco do contrário tbm acontece.
Mas as danadas as pseudociêncis tbm nos dizem a força que o dinheiro tem, ao fazer lobby, ao comprar a mídia e enganar. Isso tbm nos mostra a luta política pelo ensino de ciências.
Pseudociências nos dizem muito sobre o abismo de luta que temos pela frente por uma #educação crítica e um conhecimento científico valorizado. Nos mostram que entre o nosso objetivo existe a "mão invisível" e ignorante do mercado, pouco preocupada com a criticidade.
Temos que olhar para os movimentos político, sociais e econômicos que as pseudociências promovem. Mas as vezes estamos tão preocupados com isso que não olhamos para nós mesmos em nossa arrogância e abstenção político social.
Esses dias descobri uma palavra nova: "Pedantismo". Por aqui no Twitter tem muito disso, até de cientista e divulgador. E tenho medo de ficar assim.
Às vezes temos que tomar cuidado para ñ deixar nosso ego inflar como se fossemos portadores do único saber. cartacapital.com.br/opiniao/elitis…
Esse artigo acima resume bem como estudar muito, ou ser um pesquisador(a) não significa que vc entenda seu lugar na sociedade e que saiba se conectar com a própria sociedade onde vive. Nossa luta pelo ensino de ciências, pela divulgação e pela própria #ciência passa por aí.
Mas tá aí, uma viagem e tanto para dizer como estudar pseudociências pode nos ajudar a olhar para a nossa #ciência, o ensino de ciências, a divulgação científica e até às relações entre ciência, política e capitalismo.
Queria que as soluções fossem mais simples. Mas não são.
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Tomei a terceira dose! Cada dose é uma alegria maior.
Estar no posto de saúde, um ambiente que frequento desde criança, é um misto de pensamentos:
-é bom demais ter um sistema único de saúde
-como me sinto seguro vacinando
-como é bom ver a #ciência sendo usada para salvar vidas.
- como o SUS ainda precisa de investimento e apoio, de diversas maneiras;
-#Ciência deve ser assim, principalmente um bem público, coletivo e comunitário, tanto o conhecimento e sua construção, quanto as tecnologias que ela produz;
-O SUS deve andar ao lado da #educação pública
Porém, como tem gente ignorante na fila da vacina. Gente que critica deliberadamente os trabalhadores e trabalhadoras da saúde sem qualquer embasamento.
Como essa gente podre e odiosa por dentro faz críticas vazias e não entendem como estimular a melhoria do SUS;
Li aqui que devemos diferenciar divulgadores científicos de div. de #tecnologia.
Faz sentido:alguns canais que se propõe a explicar como a #ciência funciona, falam apenas de alguns d seus produtos que tem aplicações imediatas. E explicam apenas como uma PARTE da ciência funciona
Não tem nenhum problema fazer uma #divulgaçãocientífica voltada para a tecnologia gerada pela #ciência. É até uma maneira bacana de mostrar para as pessoas esse conhecimento no cotidiano.
Mas ficar só nisso pode nos levar ao risco de passar uma imagem distorcida da ciência.
Vi que alguns canais que divulgam algo mais voltado para determinadas tecnologias, como as da astronomia, tendem a ter uma visão mais determinista e até simplista da #ciência. Não sei se isso é algo comum, mas é para se pensar.