Em maio de 2009, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) publicou o relatório confidencial nº. 251/82260, identificando as ONGs financiadas por governos estrangeiros e instituições internacionais que atuavam na campanha contra a construção da Usina de Belo Monte.
1/22
No relatório, a ABIN relaciona 11 ONGs internacionais, sendo 9 provenientes dos Estados Unidos e 2 da Europa. Estão listadas, entre outras, Fundação Clinton, WWF, Greenpeace, AIDA, The Nature Conservancy, Avaaz, Amazon Watch, Rainforest Foundation US, entre outras.
2/22
Quase todas ONGs listadas possuem históricos atribulados, sendo acusadas de servirem de fachada para interesses corporativos, colaboração com a política externa de Washington, apoio a operações de desestabilização, financiamento de milícias, etc.
3/22
O relatório também relata a presença incomum de cidadãos estadunidenses e britânicos na região e visitas de representantes de ONGs a lideranças indígenas nas aldeias de Arara do Maia e Paquiçamba Juruna, munidos de motores, combustíveis e outros presentes.
4/22
Duas organizações brasileiras também estiveram envolvidas na articulação de protestos, ocupações e outros atos na campanha contra Belo Monte: o Movimento Xingu Vivo para Sempre (MXVPS) e a ONG Uma Gota no Oceano.
5/22
O Movimento Xingu Vivo foi fundado em 2008 por Antônia Melo e atuou na mobilização das comunidades indígenas. Conforme o relatório, o movimento possui apoio de diversas ONGs estrangeiras. Também recebeu verbas do Fundo Brasil, incubadora subvencionada pela Fundação Ford.
6/22
O Fundo Brasil é a mesma organização que financiou os comitês do movimento "Não Vai Ter Copa" entre 2011 e 2014. Em 2017, a diretora da ONG, Antônia Melo, foi agraciada com um prêmio concedido pela Fundação Alexander Soros.
7/22
Por sua vez, a ONG Uma Gota no Oceano se tornou famosa pela campanha "É A Gota D'Água" — vídeos com atores globais incitando o engajamento da população no ativismo contra a construção de Belo Monte, recheados de exageros e informações incorretas.
8/22
O vídeo chegava a dizer que a usina alagaria o Parque Nacional do Xingu, localizado a 1.300 km de distância da barragem. A ONG foi fundada em 2011 e é igualmente apoiada pela Fundação Ford e pela Open Society Foundations (think tank financiado por George Soros).
9/22
A luta contra Belo Monte contou ainda com forte engajamento da comunidade artística internacional. James Cameron, diretor de "Avatar", a atriz Sigourney Weaver e o fisiculturista Arnold Schwarzenegger viajaram até Altamira para prestar apoio à campanha contra a usina.
10/22
O presidente da França Nicolas Sarkozy foi outro entusiasta da ideia, que ganhou farta cobertura na imprensa internacional, sobretudo na BBC.
11/22
A causa ambientalista atraiu até mesmo o inusitado apoio da mídia conservadora do país. O jornal O Estado de S. Paulo, sempre empenhado em atenuar as críticas à degradação ambiental da gestão Bolsonaro, publicou manchete chamando a usina de "um crime contra a humanidade".
12/22
O jornal El País foi quem fez a campanha mais incisiva. Na peça mais dramática, denominada "Belo Monte: a anatomia de um etnocídio", Eliane Brum entrevista a procuradora Thais Santi, que não se constrange em comparar o governo brasileiro ao regime de Adolf Hitler.
13/22
A procuradora traça paralelos entre os povos indígenas e os judeus massacrados nos campos de concentração nazista, baseando-se no fato de que os indígenas estavam adquirindo hábitos alheios à sua cultura, como consumir bolachas, beber refrigerantes e assistir televisão.
14/22
Belo Monte também incitou uma das mais encarniçadas guerras jurídicas travadas pelo Ministério Público. Ao menos 22 ações foram abertas contra o governo brasileiro — incluindo uma acusação formal de etnocídio indígena —, bem como liminares paralisando as obras.
15/22
Posteriormente, a construção da usina seria objeto de inquirição dos promotores ligados à Lava Jato, que acusariam o governo de movimentar 140 milhões de reais em propina por meio da obra.
16/22
No cenário internacional, acentuando as suspeitas de interferência dos EUA, o governo brasileiro foi intimado pela Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos a suspender as obras e ir até Washington para se explicar em audiência.
17/22
Furiosa, Dilma ignorou a intimação, convocou o embaixador brasileiro na organização para consulta e ordenou a paralisação das contribuições financeiras à OEA.
18/22
A presença massiva de ONGs internacionais e thinks tanks imperialistas financiando o ativismo contra a construção de Belo Monte, a intervenção da OEA, o engajamento de celebridades de Hollywood para massificar a oposição sugere cooptação por interesses externos.
19/22
As pautas ambientais têm sido cada vez mais instrumentalizados como armas geopolíticas, utilizadas pelas nações ricas para impedir que os países periféricos criem projetos de desenvolvimento econômico e social e superem a condição de dependência.
20/22
A Usina de Belo Monte é a 4ª maior hidrelétrica do mundo, possuindo uma capacidade instalada de 11.233 megawatts — o suficiente para abastecer 60 milhões de pessoas em 17 estados e suprir 40% do consumo residencial do país.
21/22
A forte oposição de ambientalistas, ONGs e movimentos sociais, entretanto, forçou o governo adaptá-la para operar a fio d'água, sem reservatório, reduzindo sua produção média efetiva para 4.500 megawatts.
22/22
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Há 79 anos, um atentado terrorista destruía o Hotel King David, na Palestina. O ataque foi conduzido pelo Irgun, uma milícia sionista, e deixou 91 mortos. O organizador do atentado se tornaria primeiro-ministro de Israel. Leia mais no @operamundi
Após a derrota do Império Otomano na Primeira Guerra Mundial, as potências ocidentais dividiram entre si os territórios controlados pelo sultanato no Oriente Médio. Em 1920, a Conferência de San Remo cedeu o controle da Palestina para o Reino Unido.
2/25
O acordo de San Remo incorporava os termos da Declaração de Balfour, na qual o governo britânico se comprometia a apoiar a criação de “um lar nacional para o povo judeu na Palestina” — atendendo a uma reivindicação crescente do movimento sionista.
Há 126 anos, em 21/07/1899, nascia o escritor norte-americano Ernest Hemingway. Considerado um dos maiores romancistas do século 20, Hemingway também foi um ativo participante da luta antifascista. Contamos sua história hoje, no @operamundi
Ernest Hemingway nasceu em Oak Park, subúrbio de Chicago, filho do médico Clarence Edmonds e da cantora de ópera Grace Hall. Cursou o ensino básico na River Forest High School, dedicando-se também ao esporte, praticando boxe, atletismo, polo aquático e futebol americano.
2/25
Após concluir o ensino secundário, Hemingway decidiu não cursar a universidade — uma decisão que desagradou profundamente seus pais. Em busca da independência financeira, ele preferiu procurar um trabalho, passando a escrever como jornalista para o “The Kansas City Star”.
Há 89 anos, as tropas de Francisco Franco lançavam um golpe contra o governo de centro-esquerda de Manuel Azaña, dando início à Guerra Civil Espanhola, um dos conflitos mais sangrentos da Europa no século 20. Contamos essa história no @operamundi
Desde o séc. 19, a Espanha encontrava-se submersa em uma grave crise política, intensificada pela perda de suas possessões coloniais diante da expansão imperialista dos EUA e pelo crescimento dos movimentos autonomistas das comunidades bascas e catalãs.
2/30
O forte domínio da igreja católica era contestado por liberais e anticlericais de esquerda. E a despeito do crescimento econômico oriundo da industrialização, a população não sentia mudanças nas suas condições de vida. O país seguia marcado pela enorme concentração de renda
Há 644 anos, o padre John Ball era enforcado e esquartejado na Inglaterra. Ele foi um dos líderes da Revolta dos Camponeses — uma insurreição de 60 mil trabalhadores contra o regime de servidão e os senhores feudais. Leia mais no @operamundi
@operamundi A eclosão da pandemia de Peste Negra em meados do século 14 teve um profundo impacto sobre a estrutura socioeconômica da Inglaterra feudal. A doença causou um verdadeiro colapso demográfico no país, dizimando cerca de 50% da população inglesa.
2/25
A mortalidade elevada gerou uma grave escassez de mão de obra na agricultura. Com menos trabalhadores disponíveis, o salário dos camponeses começou a subir. Entre 1340 e 1380, o poder de compra real dos trabalhadores rurais cresceu cerca de 40%.
Há 236 anos, a população de Paris invadia, saqueava e destruía a Bastilha — a fortaleza medieval utilizada como prisão pela monarquia. O episódio é considerado o marco inicial da Revolução Francesa. Contamos essa história hoje no @operamundi
Tributária dos avanços das ideias iluministas e da fragilização da autoridade da Igreja e do Antigo Regime, a Revolução Francesa teve como elemento de ignição imediata a grave crise política, social e econômica que assolou a França no fim do século XVIII.
2/26
As péssimas colheitas, o alto custo de vida e o desemprego alimentavam a insatisfação popular em relação à monarquia e o ressentimento contra a aristocracia francesa, ao passo que a burguesia reivindicava a ampliação de seu poder político.
Em um avanço histórico para a saúde pública, o Brasil voltou a fabricar insulina, após passar 20 anos importando o medicamento. A iniciativa, liderada pelo governo federal, fortalece a construção da soberania científica e garante o atendimento aos pacientes do SUS.
1/16
Os primeiros lotes de insulinas foram entregues ao Ministro da Saúde Alexandre Padilha ontem, dia 11 de julho, na fábrica da Biomm, em Nova Lima, Minas Gerais. A fabricação ocorre no âmbito do programa Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).
2/16
O governo brasileiro firmou acordo para transferência de tecnologia da farmacêutica indiana Wockhardt que permitirá a fabricação 100% nacional de insulinas humanas NPH e regular. A produção ficará a cargo do laboratório público Fundação Ezequiel Dias e da Biomm.