O presidente Lula, a primeira-dama Marisa Letícia e Fernanda Benvenutty, fundadora da Associação das Travestis da Paraíba (Astrapa) participam da Primeira Conferência Nacional LGBT, sediada em Brasília em junho de 2008 — marco histórico do movimento LGBT.
1/21
O PT foi o primeiro partido do Brasil a encampar institucionalmente a luta em prol dos direitos da população LGBT. O alinhamento antecede a própria legenda, remontando à luta conjunta dos movimentos sociais e sindicais em prol da reconquista dos direitos civis.
2/21
Congregando diversos militantes históricos das causas LGBT, o PT encabeçou a luta contra a estigmatização das minorias nos anos oitenta e esteve à frente da articulação das políticas de inclusão e nos esforços pela afirmação da igualdade jurídica e social.
3/21
Em 1986, o militante petista Herbert Daniel, ex-guerrilheiro da luta armada contra a ditadura militar, tornou-se a primeira pessoa assumidamente homossexual a se candidatar ao cargo de deputado.
4/21
Dez anos depois, Virgínia Figueiredo seria a primeira pessoa assumidamente lésbica a se candidatar a um cargo eletivo pelo partido.
5/21
Por sua vez, o deputado federal José Genoino foi o principal defensor da inclusão da categoria "orientação sexual" no elenco das vedações de discriminação durante a Assembleia Constituinte que redigiu a Carta Magna de 1988.
6/21
O PT também foi o primeiro partido político do Brasil a criar um núcleo voltado à organização da militância LGBT e à defesa de políticas públicas voltadas às minorias sexuais e de gênero. Fundado em 1992, o núcleo seria convertido em uma setorial no início dos anos 2000.
7/21
Projetos de lei pioneiros foram elaborados por parlamentares do PT. Em 1995, Marta Suplicy apresentou um PL regulamentando o casamento entre pessoas do mesmo sexo. E em 2001 Iara Bernardi elaboraria a primeira proposta de criminalização da homofobia no Brasil.
8/21
Os dois projetos causaram polêmica entre os parlamentares conservadores, que conseguiram obstruir a tramitação. Em 2004, o petista João Paulo Lima, prefeito de Recife, sancionou a primeira lei concedendo pagamento de pensão a casais LGBTs empregados no serviço público.
9/21
Erika Kokai, Maria do Rosário, Paulo Paim e Luizianne Lins também redigiram importantes projetos vinculados às pautas da diversidade sexual e de gênero. Com a chegada de Lula à presidência, o PT colocou em prática uma série de demandas históricas dos movimentos LGBT.
10/21
Ainda em 2003, Lula concedeu à Secretaria de Direitos Humanos o status de ministério e instituiu a estrutura governamental responsável por elaborar políticas públicas de interesse da comunidade LGBT.
11/21
No ano seguinte, foi lançado o programa "Brasil Sem Homofobia", visando promover a cidadania LGBT e a equiparação de direitos e intensificar o combate à discriminação e à violência.
12/21
Ainda em 2004, Lula instituiu o dia 29 de janeiro como Dia Nacional da Visibilidade Trans e encampou o lançamento da campanha "Travesti e Respeito", elaborada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).
13/21
Em 2008, Lula determinou por decreto a organização da Primeira Conferência Nacional LGBT, conferência se tornou um marco histórico do movimento LGBT, mobilizando representantes dos três poderes e da sociedade civil para definir as pautas prioritárias.
14/21
Lula também declarou apoio ao reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nessa mesma ocasião, o Ministro da Saúde José Gomes Temporão oficializou a inclusão da terapia hormonal e cirurgia de redesignação sexual para pessoas trans na rede assistencial do SUS.
15/21
Em 2009, Lula criou a Coordenação de Promoção dos Direitos de LGBT. No ano seguinte, foi criado o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBT, elencando projetos afirmativos em áreas como renda, educação, acesso à saúde, prevenção da violência, etc.
16/21
Em 2011, já sob o governo de Dilma Rousseff, ocorreu o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo. O governo Dilma criou o módulo LGBT no Disque 100, que se tornou um dos mais relevantes canais de denúncias de violações de direitos da população LGBT.
17/21
O canal forneceu a base para elaboração do Primeiro Relatório Sobre Violência Homofóbica no Brasil e serviu de inspiração para as campanhas ulteriores. Em 2013, instituiu-se o direito do uso do nome social e ampliou-se o atendimento especializado para transexuais no SUS.
18/21
Em 2016, Dilma assinou decreto estendendo o direito de uso do nome social para todos os órgãos públicos, autarquias e estatais da administração federal. A ex-presidente também nomeou Simmy Larrat, primeira travesti a assumir a coordenação-geral de direitos LGBT na SDH.
19/21
Importantes programas de fomento à cidadania e direitos da população LGBT também foram instituídos por Fernando Haddad durante sua gestão na prefeitura de São Paulo.
20/21
Destacaram-se a inauguração do Centro de Cidadania LGBT e o programa "Transcidadania", que oferecia bolsa-auxílio, vagas de emprego e financiamento de cursos profissionalizantes para travestis e transexuais, priorizando sobretudo as pessoas em situação de rua.
21/21
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Há 126 anos, em 21/07/1899, nascia o escritor norte-americano Ernest Hemingway. Considerado um dos maiores romancistas do século 20, Hemingway também foi um ativo participante da luta antifascista. Contamos sua história hoje, no @operamundi
Ernest Hemingway nasceu em Oak Park, subúrbio de Chicago, filho do médico Clarence Edmonds e da cantora de ópera Grace Hall. Cursou o ensino básico na River Forest High School, dedicando-se também ao esporte, praticando boxe, atletismo, polo aquático e futebol americano.
2/25
Após concluir o ensino secundário, Hemingway decidiu não cursar a universidade — uma decisão que desagradou profundamente seus pais. Em busca da independência financeira, ele preferiu procurar um trabalho, passando a escrever como jornalista para o “The Kansas City Star”.
Há 89 anos, as tropas de Francisco Franco lançavam um golpe contra o governo de centro-esquerda de Manuel Azaña, dando início à Guerra Civil Espanhola, um dos conflitos mais sangrentos da Europa no século 20. Contamos essa história no @operamundi
Desde o séc. 19, a Espanha encontrava-se submersa em uma grave crise política, intensificada pela perda de suas possessões coloniais diante da expansão imperialista dos EUA e pelo crescimento dos movimentos autonomistas das comunidades bascas e catalãs.
2/30
O forte domínio da igreja católica era contestado por liberais e anticlericais de esquerda. E a despeito do crescimento econômico oriundo da industrialização, a população não sentia mudanças nas suas condições de vida. O país seguia marcado pela enorme concentração de renda
Há 644 anos, o padre John Ball era enforcado e esquartejado na Inglaterra. Ele foi um dos líderes da Revolta dos Camponeses — uma insurreição de 60 mil trabalhadores contra o regime de servidão e os senhores feudais. Leia mais no @operamundi
@operamundi A eclosão da pandemia de Peste Negra em meados do século 14 teve um profundo impacto sobre a estrutura socioeconômica da Inglaterra feudal. A doença causou um verdadeiro colapso demográfico no país, dizimando cerca de 50% da população inglesa.
2/25
A mortalidade elevada gerou uma grave escassez de mão de obra na agricultura. Com menos trabalhadores disponíveis, o salário dos camponeses começou a subir. Entre 1340 e 1380, o poder de compra real dos trabalhadores rurais cresceu cerca de 40%.
Há 236 anos, a população de Paris invadia, saqueava e destruía a Bastilha — a fortaleza medieval utilizada como prisão pela monarquia. O episódio é considerado o marco inicial da Revolução Francesa. Contamos essa história hoje no @operamundi
Tributária dos avanços das ideias iluministas e da fragilização da autoridade da Igreja e do Antigo Regime, a Revolução Francesa teve como elemento de ignição imediata a grave crise política, social e econômica que assolou a França no fim do século XVIII.
2/26
As péssimas colheitas, o alto custo de vida e o desemprego alimentavam a insatisfação popular em relação à monarquia e o ressentimento contra a aristocracia francesa, ao passo que a burguesia reivindicava a ampliação de seu poder político.
Há 202 anos, em 2 de julho de 1823, as tropas portuguesas eram derrotadas em Salvador e a Independência da Bahia era proclamada. O triunfo foi fundamental para consolidar a emancipação política do Brasil. Contamos essa história hoje no @operamundi
A independência brasileira foi o capítulo final do processo de emancipação iniciado após a transferência da corte portuguesa para o Rio. A invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão forçou D. João VI a transferir a administração do império português para o Brasil.
2/25
Esse processo culminou com a elevação do Brasil ao status de Reino Unido a Portugal. Com a eclosão da Revolução Liberal do Porto e o retorno de João VI a Lisboa, o Brasil vislumbrou o risco de perder sua relativa autonomia.
Há 88 anos, nascia Vladimir Herzog. Diretor de jornalismo da TV Cultura e militante do PCB, ele se destacou pelas denúncias sobre malfeitos da ditadura militar — motivo pelo qual foi torturado e morto nos porões do DOI-CODI. Leia mais no @operamundi
Vlado Herzog nasceu em Osijek, na Croácia, então parte do Reino da Iugoslávia. Ele era filho de Zora Wolner e Zigmund Herzog, um casal de comerciantes judeus. O pai tinha uma pequena loja de porcelanas em Banja Luka, onde a família viveu até o início dos anos 40.
2/25
Em abril de 1941, após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, a Iugoslávia foi invadida pela Alemanha nazista. O país foi desmembrado e ocupado pelas forças do Eixo e um Estado fantoche colaboracionista foi instalado na Croácia.