A Fundação Ford é uma das maiores fundações privadas do mundo e compõe, ao lado da Fund. Rockefeller e do Inst. Carnegie, a tríade das grandes organizações privadas ativas na consolidação do imperialismo cultural estadunidense e difusão dos valores liberais.
1/24
Dona de um patrimônio de mais de 16 bilhões de dólares, a fundação foi criada em 1936 por Henry Ford, fundador da Ford Motor Company. Primeiro empresário a aplicar a montagem em série na produção em massa de automóveis, Henry Ford amealhou uma das maiores fortunas do mundo.
2/24
Henry Ford também era notório antissemita e autor de "O Judeu Internacional", obra que serviu de inspiração para os nazistas arquitetarem o extermínio em massa de judeus. Admirador de Adolf Hitler, Ford foi um dos maiores financiadores do Partido Nazista.
3/24
Durante a Segunda Guerra, Ford foi responsável por fabricar um terço dos caminhões utilizados pelo exército nazista. Por sua vez, a subsidiária da Ford Motor na Alemanha utilizava trabalho escravo de judeus e outras minorias étnicas aprisionadas nos campos de Colônia.
4/24
Em 1936, durante o New Deal, Roosevelt instituiu uma legislação que taxava em até 70% as grandes fortunas. Para contornar o tributo, Ford resolveu transferir 90% das ações de sua empresa para uma instituição "filantrópica", criando assim a Fundação Ford.
5/24
Malgrado sua fachada filantrópica, a Fundação Ford logo se converteria em uma agência "oficiosa" do governo dos Estados Unidos, emprestando um verniz altruísta aos esforços para difundir a hegemonia global estadunidense ao redor do mundo.
6/24
A partir de 1947, como parte da "Doutrina Truman" e do recrudescimento do combate ao comunismo, a fundação tornou-se um braço da política externa estadunidense, ajudando a operacionalizar as missões levadas a cabo pela recém-fundada Agência Central de Inteligência (CIA).
7/24
A fundação desenvolveu uma estratégia bem sucedida de cooptação da academia e aparelhos ideológicos, ajudando a fomentar uma cultura alinhada aos interesses dos EUA. Investiu grandes somas no financiamento de universidades, acadêmicos, intelectuais e movimentos sociais...
8/24
...difundindo o pensamento liberal e estimulando a criação de um progressismo antimarxista, refratário aos ideais revolucionários. Também estimulou o surgimento de uma elite internacional americanófila, defensora dos valores liberais e do imperialismo cultural.
9/24
A Fund. Ford ajudou a executar algumas das mais sangrentas operações secretas levadas a cabo pelos EUA durante a Guerra Fria. Na Indonésia, mobilizou amplos setores da sociedade contra o governo nacionalista e anti-imperialista de Sukarno, fomentando a desestabilização...
10/24
...e o clima de agitação política que resultou no golpe de 1965 e nas subsequentes execuções em massa dos comunistas, responsáveis por ceifar mais de um milhão de vidas. Na Nigéria, a Fundação Ford financiou programas de cunho racialista e colonialista...
11/24
...e auxiliou a CIA a articular a estratégia local do Projeto Camelot. A instituição promoveu grupos separatistas e estimulou a cizânia entre os Hauçás e Ibos. O conflito atingiu o ápice durante a Guerra Civil da Nigéria, que deixou um saldo de dois milhões de mortos.
12/24
Na América Latina, a fundação foi incumbida de tentar reverter a tradicional inclinação dos intelectuais latino-americanos à esquerda. O escritório no Brasil foi inaugurado em 1961 e a instituição imediatamente se juntou à campanha golpista contra João Goulart.
13/24
Humberto Monteiro, gerente da Ford Motor, foi um dos articuladores civis do golpe. Pouco após o golpe em 1964, Peter Dexter Bell, dirigente da fundação ligado ao Pentágono, reuniu-se com a junta. Os militares garantiram à fundação o status de "org. de utilidade pública".
14/24
A Ford Motor Co. destinou verbas para a Operação Bandeirante e para o DOI-CODI, ajudando a financiar a tortura e o assassinato de opositores da ditadura, Também financiou a criação do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) que teria FHC como maior expoente.
15/24
No Chile, a Fund. Ford financiou movimentos anticomunistas e ajudou a insuflar o golpe que depôs Salvador Allende. Já sob a ditadura de Pinochet, a fundação apoiou a transformação do Chile em um laboratório para aplicação de formulações teóricas ultraliberais.
16/24
A fundação financiou nomes que consolidaram a hegemonia da tradição econômica liberal no continente, que se prolongou mesmo após a redemocratização e que segue majoritária até os dias de hoje. Nos anos oitenta, a instituição também colaborou com as revoluções coloridas...
17/24
...conduzidas contra os governos socialistas do Leste Europeu. No pós-Guerra Fria, a fundação passou a estimular a adesão internacional à chamada "teoria da paz democrática", que preconizava a adoção do ideário neoliberal como únicas maneiras de garantir a paz...
18/24
...e a estabilidade da ordem mundial. Na prática, a teoria servia para justificar a hegemonia e o intervencionismo dos EUA, visando consolidar um sistema internacional unipolar. Nas últimas décadas, a Fundação Ford buscou repaginar a composição de seu conselho gestor...
19/24
A fundação mantém seus vínculos com o setor de inteligência e segue exercendo sua função original de promover a hegemonia estadunidense, mas sob um verniz progressista, apoiando grupos cujas causas coincidam com os interesses políticos e econômicos do império -
20/24
quer seja apropriação de recursos, a busca de novos mercados ou a troca de governo não alinhados. No Brasil, a fundação financia dezenas de instituições e projetos, incluindo ONGs, think tanks (FGV), universidades (USP, UFRJ, PUC-SP, etc.), movimentos sociais, etc.
21/24
Os principais destinatários sãos organizações do terceiro setor, tais como a Fed. de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), o Instituto Socioambiental (ISA) e as ONGs Justiça Global e Terra de Direitos. A maior parte das doações têm por destino a Amazônia.
22/24
Em 2009, a fundação subvencionou a criação do Fundo dos Povos Indígenas do Xingu, ativo nos protestos contra a construção de Belo Monte. A instituição também criou o Fundo Brasil de Direitos Humanos, que financiou os comitês responsáveis pelos protestos contra a copa.
23/24
Por fim, a instituição também financia organizações ligadas à justiça brasileira, incluindo o Ministério Público do Pará e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), principal entidade de classe dos juízes no Brasil.
24/24
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O momento mais propício para uma revolução popular no Brasil ocorreu em agosto de 1954, logo após o suicídio de Getúlio Vargas. A notícia da morte de Getúlio desencadeou uma verdadeira onda de fúria popular que se espalhou por todo o Brasil.
1/8
Os trabalhadores saíram às ruas aos gritos de "mataram Getúlio", buscando vingança contra as forças oposicionistas a quem atribuíam a responsabilidade pelo ocorrido. Incendiaram os carros dos jornais O Globo e Tribuna da Imprensa e depredaram as sedes dos jornais.
2/8
Populares depredaram as sedes de empresas estadunidenses como a Standard Oil. Caçado pelas ruas do Rio de Janeiro, Carlos Lacerda quase foi linchado e teve de se esconder na embaixada dos Estados Unidos. O povo então invadiu a embaixada. Lacerda fugiu de helicóptero.
Vou deixar afixada essa sequência contendo as ligações para todas as threads que nós já postamos no Twitter:
Cansei! Socialites, empresários, políticos de direita e celebridades se unem pra manifestar sua indignação com o "grande problema" do governo Lula: pobre frequentando aeroporto.
O Mais Médicos e a Revolta dos Jalecos — como médicos brasileiros se uniram pra impedir que os colegas cubanos ocupassem as vagas que eles mesmo rejeitavam.
Marisa Letícia liderando a Passeata das Mulheres, em protesto contra a prisão de Lula e dos sindicalistas que organizaram as greves do ABC. São Bernardo do Campo, abril de 1980.
1/23
Marisa Letícia Lula da Silva nasceu em 7 de abril de 1950, em São Bernardo do Campo, SP. Vivia com 10 irmãos em uma casa de taipa sem energia elétrica na zona rural do município, junto com o pai, o agricultor Antônio João Casa, e a mãe, a benzedeira Regina Rocco.
2/23
Aos 13 anos, largou os estudos para trabalhar em uma fábrica de bombons, onde conheceu seu 1º marido, o motorista Marcos Cláudio dos Santos - assassinado 6 meses após o casamento, deixando-a a grávida do primeiro filho.
4 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. No Brasil, o Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos) é uma das principais referências dessa área. Em 2013, a ala infantil do hospital foi batizada como "Presidente Luiz Inácio Lula da Silva".
1/6
A homenagem foi motivada pelos investimentos que a instituição recebeu durante o governo Lula. Fundado em 1962 pela Fundação Pio XII, o Hospital de Amor é a maior instituição filantrópica dedicada ao tratamento e prevenção do câncer no Brasil.
2/6
Embora privado, o hospital é gratuito e atende mais de 6 mil pessoas diariamente pelo SUS. É referência em tratamento oncológico e foi eleito como o hospital conveniado ao SUS com mais alta taxa de aprovação pelos usuários da rede (97,2%).
Cartaz e uma capa do jornal "De Kommunist" do Partido Marxista-Leninista dos Países Baixos. O partido era uma legenda falsa, criada pela CIA e pelo serviço secreto holandês no âmbito da Operação Arenque Vermelho/Projeto Mongol.
1/16
Durante a Guerra Fria, os governos ocidentais incumbiram seu serviços secretos de criarem estratégias para desarticular as organizações socialistas e neutralizar o avanço da esquerda radical.
2/16
Esses esforços incluíam a criação de think tanks, financiamento de organizações anticomunistas, cooptação dos aparelhos ideológicos, infiltração e sabotagem das organizações de esquerda e fartos investimentos na indústria do entretenimento de massa.
Servilismo verde-oliva: oficiais brasileiros recepcionam a embaixadora dos EUA Liliana Ayalde e Frederick Rudesheim do Perry Center p/ assinatura de um acordo de cooperação entre o Departamento de Defesa dos EUA e a Escola Superior de Guerra. Rio de Janeiro, junho de 2019.
1/20
O William J. Perry Center é um think tank mantido pelo Pentágono, formalmente destinado a promover estudos de defesa inter-hemisférica. Na prática, a organização auxilia na formulação da política de domínio e intervenção de Washington na América Latina.
2/20
Sediada no Rio de Janeiro, a Escola Superior de Guerra (ESG) foi fundada em 1949, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra. Desde o fim do Estado Novo, Dutra havia estabelecido uma inflexão na política externa brasileira...