4 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. No Brasil, o Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos) é uma das principais referências dessa área. Em 2013, a ala infantil do hospital foi batizada como "Presidente Luiz Inácio Lula da Silva".

1/6
A homenagem foi motivada pelos investimentos que a instituição recebeu durante o governo Lula. Fundado em 1962 pela Fundação Pio XII, o Hospital de Amor é a maior instituição filantrópica dedicada ao tratamento e prevenção do câncer no Brasil.

2/6
Embora privado, o hospital é gratuito e atende mais de 6 mil pessoas diariamente pelo SUS. É referência em tratamento oncológico e foi eleito como o hospital conveniado ao SUS com mais alta taxa de aprovação pelos usuários da rede (97,2%).

3/6
O diretor do hospital, Henrique Duarte Prata, explicou a escolha do nome. "Eu fui três vezes a Brasília falar com Lula quando ele era presidente. Sempre me atendeu. Os presidentes anteriores eu esperava até cinco meses."

4/6
"Nós precisávamos de recursos para o hospital e ele me colocou em contato direto com o Ministério da Fazenda", disse o diretor, complementando que Lula orientou os ministros a abrirem agenda no horário do almoço para solucionar os problemas com os equipamentos parados.

5/6
A ala infantil que leva o nome de Lula foi construída com recursos disponibilizados por sua gestão. Lula também repassou os recursos utilizados para a abertura da unidade de Jales do Hospital do Câncer, que já realizou mais de 870 mil atendimentos pelo SUS.

6/6

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Feb 7
Os apreciadores de arte moderna certamente se surpreenderam com a matéria ilustrada na capa da Folha de S. Paulo em 7 de março de 2004. O jornal assegurava que uma obra do mestre espanhol Pablo Picasso teria sido descoberto por acaso em uma repartição do INSS em Brasília.

1/17 Image
Ilustrando a matéria de capa, uma foto com ângulo cuidadosamente selecionado para abranger o retrato oficial do presidente Lula no segundo plano. O ex-metalúrgico havia acabado de completar um ano e dois meses no cargo.

2/17 Image
Sob a chamada "Decoração burocrata", a matéria deixava clara a intenção de ressaltar o amadorismo, a ignorância, a falta de cultura do novo governo, suficientemente obtuso para deixar uma obra que valeria milhões de dólares largada em uma repartição pública qualquer.

3/17 Image
Read 17 tweets
Feb 6
"Devolve, Lula": como a grande imprensa validou um boato de internet para acusar Lula de roubar um crucifixo que era seu — e como a Operação Lava Jato tentou tirar proveito disso.

1/21 Image
Dentre os mais de 8.500 presentes pessoais que Lula ganhou durante seus mandatos, destaca-se um Cristo crucificado esculpido em madeira por um artista europeu do século XVI. O crucifixo pertencia ao bispo Mauro Morelli, de Duque de Caxias, que o pôs à venda em 2002.

2/21 Image
O crucifixo foi comprado por José Alberto de Camargo, conselheiro do Instituto da Cidadania e presidente da CBMM. Por sugestão de Frei Betto, Camargo presenteou Lula com a obra. O sacerdote convenceu Lula a instalar a peça em sua sala e posteriormente abençoou o gabinete.

3/21 Image
Read 21 tweets
Feb 6
O momento mais propício para uma revolução popular no Brasil ocorreu em agosto de 1954, logo após o suicídio de Getúlio Vargas. A notícia da morte de Getúlio desencadeou uma verdadeira onda de fúria popular que se espalhou por todo o Brasil.

1/8 Image
Os trabalhadores saíram às ruas aos gritos de "mataram Getúlio", buscando vingança contra as forças oposicionistas a quem atribuíam a responsabilidade pelo ocorrido. Incendiaram os carros dos jornais O Globo e Tribuna da Imprensa e depredaram as sedes dos jornais.

2/8 Image
Populares depredaram as sedes de empresas estadunidenses como a Standard Oil. Caçado pelas ruas do Rio de Janeiro, Carlos Lacerda quase foi linchado e teve de se esconder na embaixada dos Estados Unidos. O povo então invadiu a embaixada. Lacerda fugiu de helicóptero.

3/8 Image
Read 8 tweets
Feb 5
Vou deixar afixada essa sequência contendo as ligações para todas as threads que nós já postamos no Twitter: Image
Cansei! Socialites, empresários, políticos de direita e celebridades se unem pra manifestar sua indignação com o "grande problema" do governo Lula: pobre frequentando aeroporto.

O Mais Médicos e a Revolta dos Jalecos — como médicos brasileiros se uniram pra impedir que os colegas cubanos ocupassem as vagas que eles mesmo rejeitavam.
Read 4 tweets
Feb 5
Marisa Letícia liderando a Passeata das Mulheres, em protesto contra a prisão de Lula e dos sindicalistas que organizaram as greves do ABC. São Bernardo do Campo, abril de 1980.

1/23 Image
Marisa Letícia Lula da Silva nasceu em 7 de abril de 1950, em São Bernardo do Campo, SP. Vivia com 10 irmãos em uma casa de taipa sem energia elétrica na zona rural do município, junto com o pai, o agricultor Antônio João Casa, e a mãe, a benzedeira Regina Rocco.

2/23 Image
Aos 13 anos, largou os estudos para trabalhar em uma fábrica de bombons, onde conheceu seu 1º marido, o motorista Marcos Cláudio dos Santos - assassinado 6 meses após o casamento, deixando-a a grávida do primeiro filho.

3/23
Read 23 tweets
Feb 4
A Fundação Ford é uma das maiores fundações privadas do mundo e compõe, ao lado da Fund. Rockefeller e do Inst. Carnegie, a tríade das grandes organizações privadas ativas na consolidação do imperialismo cultural estadunidense e difusão dos valores liberais.

1/24
Dona de um patrimônio de mais de 16 bilhões de dólares, a fundação foi criada em 1936 por Henry Ford, fundador da Ford Motor Company. Primeiro empresário a aplicar a montagem em série na produção em massa de automóveis, Henry Ford amealhou uma das maiores fortunas do mundo.

2/24
Henry Ford também era notório antissemita e autor de "O Judeu Internacional", obra que serviu de inspiração para os nazistas arquitetarem o extermínio em massa de judeus. Admirador de Adolf Hitler, Ford foi um dos maiores financiadores do Partido Nazista.

3/24
Read 24 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

:(