4 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. No Brasil, o Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos) é uma das principais referências dessa área. Em 2013, a ala infantil do hospital foi batizada como "Presidente Luiz Inácio Lula da Silva".
1/6
A homenagem foi motivada pelos investimentos que a instituição recebeu durante o governo Lula. Fundado em 1962 pela Fundação Pio XII, o Hospital de Amor é a maior instituição filantrópica dedicada ao tratamento e prevenção do câncer no Brasil.
2/6
Embora privado, o hospital é gratuito e atende mais de 6 mil pessoas diariamente pelo SUS. É referência em tratamento oncológico e foi eleito como o hospital conveniado ao SUS com mais alta taxa de aprovação pelos usuários da rede (97,2%).
3/6
O diretor do hospital, Henrique Duarte Prata, explicou a escolha do nome. "Eu fui três vezes a Brasília falar com Lula quando ele era presidente. Sempre me atendeu. Os presidentes anteriores eu esperava até cinco meses."
4/6
"Nós precisávamos de recursos para o hospital e ele me colocou em contato direto com o Ministério da Fazenda", disse o diretor, complementando que Lula orientou os ministros a abrirem agenda no horário do almoço para solucionar os problemas com os equipamentos parados.
5/6
A ala infantil que leva o nome de Lula foi construída com recursos disponibilizados por sua gestão. Lula também repassou os recursos utilizados para a abertura da unidade de Jales do Hospital do Câncer, que já realizou mais de 870 mil atendimentos pelo SUS.
6/6
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Os apreciadores de arte moderna certamente se surpreenderam com a matéria ilustrada na capa da Folha de S. Paulo em 7 de março de 2004. O jornal assegurava que uma obra do mestre espanhol Pablo Picasso teria sido descoberto por acaso em uma repartição do INSS em Brasília.
1/17
Ilustrando a matéria de capa, uma foto com ângulo cuidadosamente selecionado para abranger o retrato oficial do presidente Lula no segundo plano. O ex-metalúrgico havia acabado de completar um ano e dois meses no cargo.
2/17
Sob a chamada "Decoração burocrata", a matéria deixava clara a intenção de ressaltar o amadorismo, a ignorância, a falta de cultura do novo governo, suficientemente obtuso para deixar uma obra que valeria milhões de dólares largada em uma repartição pública qualquer.
"Devolve, Lula": como a grande imprensa validou um boato de internet para acusar Lula de roubar um crucifixo que era seu — e como a Operação Lava Jato tentou tirar proveito disso.
1/21
Dentre os mais de 8.500 presentes pessoais que Lula ganhou durante seus mandatos, destaca-se um Cristo crucificado esculpido em madeira por um artista europeu do século XVI. O crucifixo pertencia ao bispo Mauro Morelli, de Duque de Caxias, que o pôs à venda em 2002.
2/21
O crucifixo foi comprado por José Alberto de Camargo, conselheiro do Instituto da Cidadania e presidente da CBMM. Por sugestão de Frei Betto, Camargo presenteou Lula com a obra. O sacerdote convenceu Lula a instalar a peça em sua sala e posteriormente abençoou o gabinete.
O momento mais propício para uma revolução popular no Brasil ocorreu em agosto de 1954, logo após o suicídio de Getúlio Vargas. A notícia da morte de Getúlio desencadeou uma verdadeira onda de fúria popular que se espalhou por todo o Brasil.
1/8
Os trabalhadores saíram às ruas aos gritos de "mataram Getúlio", buscando vingança contra as forças oposicionistas a quem atribuíam a responsabilidade pelo ocorrido. Incendiaram os carros dos jornais O Globo e Tribuna da Imprensa e depredaram as sedes dos jornais.
2/8
Populares depredaram as sedes de empresas estadunidenses como a Standard Oil. Caçado pelas ruas do Rio de Janeiro, Carlos Lacerda quase foi linchado e teve de se esconder na embaixada dos Estados Unidos. O povo então invadiu a embaixada. Lacerda fugiu de helicóptero.
Vou deixar afixada essa sequência contendo as ligações para todas as threads que nós já postamos no Twitter:
Cansei! Socialites, empresários, políticos de direita e celebridades se unem pra manifestar sua indignação com o "grande problema" do governo Lula: pobre frequentando aeroporto.
O Mais Médicos e a Revolta dos Jalecos — como médicos brasileiros se uniram pra impedir que os colegas cubanos ocupassem as vagas que eles mesmo rejeitavam.
Marisa Letícia liderando a Passeata das Mulheres, em protesto contra a prisão de Lula e dos sindicalistas que organizaram as greves do ABC. São Bernardo do Campo, abril de 1980.
1/23
Marisa Letícia Lula da Silva nasceu em 7 de abril de 1950, em São Bernardo do Campo, SP. Vivia com 10 irmãos em uma casa de taipa sem energia elétrica na zona rural do município, junto com o pai, o agricultor Antônio João Casa, e a mãe, a benzedeira Regina Rocco.
2/23
Aos 13 anos, largou os estudos para trabalhar em uma fábrica de bombons, onde conheceu seu 1º marido, o motorista Marcos Cláudio dos Santos - assassinado 6 meses após o casamento, deixando-a a grávida do primeiro filho.
A Fundação Ford é uma das maiores fundações privadas do mundo e compõe, ao lado da Fund. Rockefeller e do Inst. Carnegie, a tríade das grandes organizações privadas ativas na consolidação do imperialismo cultural estadunidense e difusão dos valores liberais.
1/24
Dona de um patrimônio de mais de 16 bilhões de dólares, a fundação foi criada em 1936 por Henry Ford, fundador da Ford Motor Company. Primeiro empresário a aplicar a montagem em série na produção em massa de automóveis, Henry Ford amealhou uma das maiores fortunas do mundo.
2/24
Henry Ford também era notório antissemita e autor de "O Judeu Internacional", obra que serviu de inspiração para os nazistas arquitetarem o extermínio em massa de judeus. Admirador de Adolf Hitler, Ford foi um dos maiores financiadores do Partido Nazista.