A Terra orbita o Sol, a Lua orbita a Terra e a Lua também gira em torno dela mesmo.
Se ela tem um movimento de rotação, nós deveríamos ver uma face diferente ao longo do mês, certo?
Porém, o que existe são forças mareais.
Em resumo, como a Lua é tão grande,e sabemos que a atração da gravidade diminui rapidamente com a distância, a Terra puxa com + intensidade a face mais próxima da Lua do que a face oposta.(representado na imagem esse efeito na Terra)
A Lua causa o mesmo efeito na Terra e consequentemente no oceano da Terra. É por isso que temos as mares. (No gif o efeito está exagerado)
🌍 Entre um dos efeitos, essa atração diferencial causa uma fricção no movimento da Lua! 🌍
Ao longo dos últimos bilhões de anos, essas forças foram freiando a rotação da Lua e a tornando mais devagar, e aumentando a sua duração de um dia.
A Lua no passado mostrava faces diferentes.
E o mesmo aconteceu com o tempo de duração do dia na Terra, que também sofre essa retardação de órbita. No passado, o dia da Terra durava apenas algumas horas.
Hoje, o que acontece é um sincronismo orbital da Lua!
Ou seja, a velocidade de rotação da Lua é tão lenta que: seu tempo de rotação (duração de um dia) dura o mesmo tempo de uma órbita da Lua ao redor da Terra.
Ou seja, o tempo de translação da Lua, é de 29,5 dias e o tempo do “dia” da Lua dura o mesmo.
No gif, se você acompanhar a face marcada em vermelho, perceberá que ela só retornará a mesma posição ao completar uma órbita.
Outras luas no Sistema Solar passando pelo mesmo, mas um planeta(-anão) que passa por isso também é Plutão. Ele tem uma lua chamada Caronte, e ela é tão massiva em comparação a sua própria massa que ambos os corpos apresentam sempre a mesma face um para o outro!
A galáxia de Andrômeda (à esquerda) está em rota de colisão com a nossa Galáxia! 😱 E não é a primeira vez que a Via Láctea passa por esse processo! O que pode acontecer conosco?
Vamos conversar um pouquinho sobre fusões de galáxias? Vem nessa #AstrothreadBR!
Galáxias são sistemas gravitacionalmente ligados formados por gás, estrelas, poeira, buracos negros…. E eventos de interação não são raros!
Esse eventos são fundamentais para entender como galáxias evoluíram. Hoje nós acreditamos que pequenas galáxias (cm na imagem), do tamanho da pequena e grande nuvem de Magalhães, surgiram nos 1os bilhões de anos do universo e foram ao longos dos bilhões de anos se fundindo.
Io é uma das 4 luas galileanas de Júpiter.
Sua cor de queijo podre é proveniente do enxofre e rocha fundida de silicato. Essas perebas são vulcões gerados pela fricção dinâmica de Júpiter sobre a lua.
Existe uma prática que se todo mundo na internet tivesse, o twitter seria menos tóxico: CARIDADE INTERPRETATIVA.
Significa ser caridoso com o argumento de alguém de forma a tentar compreende-lo na sua melhor forma, afinal, muitas vezes nao sabemos nos expressar.
1/
É muito fácil ironizar e pegar as falhas de discurso de alguém que não se expressou bem. Difícil é tentar compreender e responde-lo. O bonus disso é que existe a possibilidade da pessoa sentir que você a escuta verdadeiramente e assim se desarmar.
2/
Mas o ponto principal que eu queria pegar é o seguinte: Você viu alguém falando algo esquisito, ou algo que voce não concorda. O que custar perguntar:
🧠 Será que realmente a pessoa disse o que eu interpretei?
🧠 Nossa, mas essa pessoa falou algo tão esquisito? Mas será que
3/