Pensar a História Profile picture
Feb 7, 2022 18 tweets 6 min read Read on X
Em outubro de 2011, Orlando Silva, Ministro do Esporte dos governos petistas, pediu demissão do cargo, capitulando diante da pressão da mídia, que há anos exigia sua cabeça. Ele havia sido acusado de gastar R$ 8,30 no cartão corporativo para comprar uma tapioca.

1/18
Filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Orlando Silva é baiano, mas fez carreira política em SP, onde foi eleito deputado. Foi o primeiro negro a assumir a presidência da UNE e organizou a luta estudantil contra o sucateamento das universidades no governo FHC.

2/18
Em 2006, aceitou o convite de Lula para assumir o Ministério do Esporte. Durante sua gestão, Orlando Silva realizou mais de 6.000 obras de infraestrutura esportiva e coordenou a realização dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2007.

3/18
Foi responsável por instituir o Bolsa Atleta, maior programa de apoio direto a atletas de alto rendimento do mundo. Também criou programas como o "Esporte e Lazer das Cidades" e implementou a Lei de Incentivo ao Esporte, uma reivindicação de 40 anos do setor.

4/18
Em 2008, Orlando Silva tornou-se alvo de acusações após a imprensa identificar uso irregular de seu cartão corporativo. O ministro utilizou o cartão para pagar R$ 8,30 na compra de uma tapioca em um estabelecimento de Brasília.

5/18
O gasto é considerado irregular, pois os cartões só podem ser utilizados para bancar despesas fora de Brasília. O ministro atribuiu o gasto a um equívoco na hora de pagar e já havia ressarcido o valor antes mesmo da informação vazar para a imprensa. De nada adiantou.

6/18
Orlando Silva foi alvo de diversas reportagens em tom alarmista no Jornal Nacional, que chamou o caso de "escândalo da farra dos cartões corporativos". Pit bulls dos jornalões exigiam a cabeça do ministro e até o PSTU engrossou o caldo do denuncismo.

7/18
Por vários meses, comentaristas dos jornais, revistas e telejornais insistiram no "escândalo", insuflando uma verdadeira devassa nos gastos do cartão corporativo do ministro na esperança de encontrar alguma outra irregularidade - em vão.

8/18
A histeria foi tanta que, mesmo sem indícios de irregularidades, Orlando Silva decidiu arcar com a despesa integral do cartão corporativo, pagando do seu bolso 31 mil reais.

9/18
Com a persistência da mídia em abordar o assunto, o ministro decidiu pedir demissão da pasta para preservar o governo. Montou-se até mesmo uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o "escândalo". O relatório final da CPI isentou o ministro de culpa.

10/18
O ministério público sequer abriu investigação, por falta de materialidade da denúncia. Em 2012, Orlando Silva foi inocentado pela Comissão de Ética por falta de provas.

11/18
Por sua vez, o policial João Dias, que havia ganhado amplo espaço na imprensa após acusar o ex-ministro de cobrar propina, reconheceu que não possuía quaisquer provas contra Orlando Silva.

12/18
A suposta "farra dos cartões corporativos", entretanto, tornou-se argumento usual nos ataques da imprensa que alegavam existir um completo descontrole dos gastos no governo petista.

13/18
Quando Michel Temer assumiu a presidência após o impeachment de Dilma Rousseff em 2016, a revista IstoÉ saudou o novo governo em uma matéria intitulada "A Farra Acabou", apostando que ele "disciplinaria o uso dos cartões corporativos".

14/18
Desde então, os gastos com cartões corporativos tem crescido de forma desenfreada ano a ano. Os gastos dispararam sobretudo durante o governo Bolsonaro.

15/18
Em 2019, Bolsonaro gastou 41 mil reais por dia no cartão corporativo, totalizando 14 milhões de reais no ano. Diante dos questionamentos, o presidente utilizou-se de um decreto de segurança nacional de 1967, instituído na ditadura, para impor sigilo sobre os gastos.

16/18
Em janeiro de 2021, um levantamento de dados feito pelo jornal Metrópole mostrou que o governo federal gastou 15,6 milhões de reais apenas com leite condensado. É dinheiro suficiente para comprar 1,9 milhões de tapiocas como a que derrubou o ministro Orlando Silva.

17/18
Dessa vez, entretanto, a julgar pelo comportamento condescendente da imprensa, os gastos parecem aceitáveis.

18/18

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jul 15
Há 644 anos, o padre John Ball era enforcado e esquartejado na Inglaterra. Ele foi um dos líderes da Revolta dos Camponeses — uma insurreição de 60 mil trabalhadores contra o regime de servidão e os senhores feudais. Leia mais no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
@operamundi A eclosão da pandemia de Peste Negra em meados do século 14 teve um profundo impacto sobre a estrutura socioeconômica da Inglaterra feudal. A doença causou um verdadeiro colapso demográfico no país, dizimando cerca de 50% da população inglesa.

2/25 Image
A mortalidade elevada gerou uma grave escassez de mão de obra na agricultura. Com menos trabalhadores disponíveis, o salário dos camponeses começou a subir. Entre 1340 e 1380, o poder de compra real dos trabalhadores rurais cresceu cerca de 40%.

3/25 Image
Read 26 tweets
Jul 14
Há 236 anos, a população de Paris invadia, saqueava e destruía a Bastilha — a fortaleza medieval utilizada como prisão pela monarquia. O episódio é considerado o marco inicial da Revolução Francesa. Contamos essa história hoje no @operamundi

1/26

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Tributária dos avanços das ideias iluministas e da fragilização da autoridade da Igreja e do Antigo Regime, a Revolução Francesa teve como elemento de ignição imediata a grave crise política, social e econômica que assolou a França no fim do século XVIII.

2/26 Image
As péssimas colheitas, o alto custo de vida e o desemprego alimentavam a insatisfação popular em relação à monarquia e o ressentimento contra a aristocracia francesa, ao passo que a burguesia reivindicava a ampliação de seu poder político.

3/26 Image
Read 27 tweets
Jul 2
Há 202 anos, em 2 de julho de 1823, as tropas portuguesas eram derrotadas em Salvador e a Independência da Bahia era proclamada. O triunfo foi fundamental para consolidar a emancipação política do Brasil. Contamos essa história hoje no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
A independência brasileira foi o capítulo final do processo de emancipação iniciado após a transferência da corte portuguesa para o Rio. A invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão forçou D. João VI a transferir a administração do império português para o Brasil.

2/25 Image
Esse processo culminou com a elevação do Brasil ao status de Reino Unido a Portugal. Com a eclosão da Revolução Liberal do Porto e o retorno de João VI a Lisboa, o Brasil vislumbrou o risco de perder sua relativa autonomia.

3/25 Image
Read 27 tweets
Jun 24
Há 24 anos, falecia o geógrafo Milton Santos. Um dos maiores intelectuais do Brasil no século 20, ele foi um dos fundadores da geografia crítica e desenvolveu diversos trabalhos pioneiros nesse campo do saber. Contamos sua história no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Filho de Adalgisa Umbelina e Francisco Irineu, Milton Santos nasceu em 3 de maio de 1926, na cidade de Brotas de Macaúbas, na região da Chapada Diamantina. Foi alfabetizado por seus pais, ambos professores, e aprendeu em casa noções básicas de álgebra e francês.

2/25 Image
Aos 10 anos, Milton se mudou para Salvador e ingressou como aluno interno no Instituto Baiano de Ensino. Influenciado pelo professor Oswaldo Imbassay, interessou-se desde cedo pela geografia. Aos 15 anos já atuava como monitor da matéria, auxiliando os colegas mais novos.

3/25 Image
Read 25 tweets
Jun 23
Há 113 anos, nascia Alan Turing. Ele é o pai da ciência da computação e ajudou a quebrar a criptografia nazista na 2ª Guerra. E mesmo sendo um herói, foi perseguido por sua homossexualidade e submetido à castração química. Leia mais no @operamundi

1/28

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Alan Mathison Turing nasceu em 23 de junho de 1912 em Londres, no Reino Unido. Ele era o filho caçula de Julius Mathison Turing, um funcionário do Serviço Civil Indiano, e de Ethel Sara Stoney, descendente de uma família da pequena nobreza britânica.

2/28 Image
Desde cedo, Turing demonstrou enorme curiosidade científica e um talento precoce para a resolução de problemas. Aos 13 anos, ele ingressou na Sherborne School, um prestigioso internato de Dorset. Foi lá que, 3 anos depois, ele conheceu Christopher Morcom, seu primeiro amor.

3/28 Image
Read 29 tweets
Jun 21
De tempos em tempos, um país se torna alvo da campanha de satanização movida pela imprensa e pelas potências ocidentais, a fim de justificar guerras e intervenções. O alvo da vez é o Irã. Vamos então aprender um pouco sobre esse país que você está sendo instado a odiar.

1/30 Image
Localizado no Sudoeste Asiático (ou Oriente Médio), o Irã é o 18º maior país do mundo (pouco maior do que o Peru) e o 17º mais populoso (um pouco mais que Alemanha). É um país de alto desenvolvimento humano, com um IDH de 0,799 — maior do que Brasil (0,786) e China (0,797).

2/30 Image
A população iraniana é marcada pela diversidade étnica. Ao contrário do que é frequentemente propalado pela imprensa, o Irã não é uma nação árabe. A maior parte dos iranianos são persas. O país também abriga grupos significativos de azeris, guiláquis, curdos, judeus, etc.

3/30 Image
Read 30 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(