Pensar a História Profile picture
Feb 9, 2022 22 tweets 8 min read Read on X
Herói de três nações: há 110 anos nascia Apolônio de Carvalho. Apolônio lutou na Guerra Civil Espanhola, combateu os nazistas na Segunda Guerra Mundial e lutou contra a ditadura militar brasileira. Foi membro fundador do PT e preencheu a 1ª ficha de filiação do partido.

1/22
Apolônio nasceu em Corumbá, MS, em 9 de fevereiro de 1912, filho de um militar sergipano e de uma dona de casa gaúcha. Foi cadete da Escola Militar do Realengo, onde foi influenciado pelo movimento tenentista, passando a se interessar pelos ideais revolucionários.

2/22
Serviu como oficial de artilharia do exército em Bagé, onde travou contato com a Aliança Nacional Libertadora (ANL) — frente política antifascista que fazia oposição ao integralismo. Em novembro de 1935, Apolônio participou do Levante Comunista.

3/22
A insurreição foi debelada pelas forças legalistas, resultando na prisão dos militantes da ANL. Sob o comando de Filinto Müller, o governo Vargas instituiu uma brutal repressão contra os comunistas. Apolônio foi preso e enviado para a Casa de Correção do Rio de Janeiro.

4/22
Na prisão, conheceu Luís Carlos Prestes, Olga Benário e Graciliano Ramos (que descreve a experiência no livro "Memórias do Cárcere"). Em junho de 1937, após a destituição de sua patente e subsequente expulsão do exército, Apolônio foi libertado.

5/22
Após se filiar ao Partido Comunista do Brasil (antigo PCB), Apolônio ingressou nas Brigadas Internacionais ao lado de outros 20 brasileiros e partiu para a Europa, onde lutou contra as forças fascistas de Francisco Franco durante a Guerra Civil Espanhola.

6/22
Derrotadas as forças republicanas, Apolônio partiu para a França, permanecendo detido com outros brigadistas no campo de refugiados de Gurs. Com a Queda da França diante das tropas nazistas, Apolônio fugiu para Marselha. Em 1942, juntou-se à Resistência Francesa.

7/22
Apolônio comandou uma guerrilha em Lyon e seguiu combatendo os invasores nazistas durante toda a Segunda Guerra. Em janeiro de 1944, liderou o ataque à prisão de Nîmes, libertando 23 partisans aprisionados pelos alemães.

8/22
Em agosto do mesmo ano, combateu nas campanhas de libertação de Carmaux, Albi e Toulouse. Em reconhecimento aos seus feitos na luta contra o nazismo, Apolônio foi declarado Herói da França e condecorado com a Legião de Honra.

9/22
Com o fim da Segunda Guerra, Apolônio retornou ao Brasil, já casado com a militante comunista Renée France Laugery, mãe de seus dois filhos. Militou clandestinamente após a cassação do registro eleitoral do PCB e em 1953, exilou-se na União Soviética.

10/22
Retornou ao Brasil em 1957, colaborando com a formação das Ligas Camponesas. Apoiou o governo de João Goulart e as reformas de base. Após o golpe militar de 1964, Apolônio juntou-se à oposição ao regime e passou a ser perseguido pela ditadura militar.

11/22
Incomodado com a resistência do PCB em aderir à luta armada contra o regime militar, Apolônio, Mário Alves, Jacob Gorender e outros dissidentes romperam com a agremiação e fundaram o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR).

12/22
O PCBR conduziu algumas operações, mas tornou-se alvo preferencial dos aparelhos repressivos após a promulgação do AI-5. Em janeiro de 1970, Apolônio e Gorender foram presos e torturados. Os filhos de Apolônio foram detidos no mês seguinte e Mário Alves foi executado.

13/22
Em junho de 1970, Apolônio e outros 39 presos políticos foram libertados em troca da soltura de Ehrenfried von Holleben, embaixador da Alemanha Ocidental que havia sido sequestrado durante uma operação conjunta conduzida pela ALN e VPR. Exilou-se então na Argélia.

14/22
Seu filho, René-Louis, foi libertado no ano seguinte, em outra operação que envolveu a libertação de 69 presos políticos em troca da soltura de Giovanni Bucher, embaixador da Suíça. Em 1972, Raul também foi libertado. Renée deixou o Brasil e a família se exilou na França.

15/22
No mesmo ano, o PCBR foi desarticulado, após sofrer uma violenta campanha repressiva, motivada pelo envolvimento de membros do partido no ataque que matou David Cuthberg, membro da força-tarefa da marinha britânica no Rio de Janeiro.

16/22
Em Paris, a família Carvalho se ocupou de instituir uma rede de apoio aos exilados brasileiros e manteve-se ativa na articulação da oposição à ditadura, mas só retornou ao Brasil em outubro de 1979, após a promulgação da Lei da Anistia.

17/22
Após o regresso, Apolônio aproximou-se de Lula e das demais lideranças do Novo Sindicalismo, dando apoio às greves dos metalúrgicos do ABC Paulista. Em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e assinou a primeira ficha de filiação do partido.

18/22
Encorajados por Apolônio, remanescentes do PCBR também ingressaram no PT no início dos anos 80, dando origem à tendência "Brasil Socialista", que tem como foco a luta pela reforma agrária e mantém vínculos com o Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST).

19/22
Apolônio integrou a campanha das Diretas Já e das mobilizações em prol da redemocratização e permaneceu ativo na direção e nas campanhas eleitorais do PT até 1987, quando se afastou das atividades partidárias por orientação médica.

20/22
Seguiu, entretanto, vinculado à mobilização camponesa, prestando apoio ao MST. Em 1997, lançou um livro autobiográfico intitulado "Vale a Pena Sonhar", que inspirou o documentário homônimo sobre sua vida, produzido por Stela Grisotti e Rudi Böhm.

21/22
Sua vida também inspirou Jorge Amado a escrever a obra "Os Subterrâneos da Liberdade", trilogia abordando a luta de classes e o imperialismo. Apolônio de Carvalho faleceu no Rio de Janeiro em 23 de setembro de 2005, aos 93 anos de idade.

22/22

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Dec 4
Há 66 anos, o general Lott esmagava a Revolta de Aragarças, levante golpista contra o governo de Juscelino Kubitschek. A revolta foi conduzida por militares que já tinham tentado um golpe 3 anos antes, mas receberam anistia. Leia no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Candidato à presidência pelo PSD na eleição de 1955, Juscelino Kubitschek (JK) se apresentou ao eleitorado como herdeiro político de Getúlio Vargas, prometendo trazer ao Brasil “50 anos de desenvolvimento em 5 anos de mandato”.

2/25 Image
JK conseguiu herdar os votos de Vargas e foi eleito presidente. O mesmo ocorreu com João Goulart, ex-Ministro do Trabalho de Vargas, que foi eleito como vice em votação separada.
Mas, ao mesmo tempo, JK e Goulart também herdaram a fúria do antigetulismo.

3/25 Image
Read 26 tweets
Nov 13
O Ministério Público de Milão anunciou abertura de uma investigação formal contra cidadãos italianos suspeitos de terem participado de "safáris humanos" durante a Guerra da Bósnia. Os turistas europeus pagavam até R$ 600 mil para matar civis por diversão.

1/15 Image
O caso ocorreu durante o Cerco de Sarajevo, episódio dramático da Guerra da Bósnia, que se estendeu de 1992 a 1996. Considerado um dos mais violentos cercos militares do século 20, a ofensiva contra a capital bósnia deixou cerca de 12.000 mortos e 60.000 feridos.

2/15 Image
Conforme a denúncia, o serviço era ofertado pelo exército sérvio-bósnio, chefiado por Radovan Karadzic, preso desde 2008. O Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia o condenou a 40 anos de prisão por genocídio e crimes contra a humanidade.

3/15 Image
Read 15 tweets
Oct 21
Está avançando na Assembleia Legislativa de São Paulo o PL 49/2025, oriundo da base de apoio do governador Tarcísio de Freitas, que prevê a extinção da FURP — a Fundação para o Remédio Popular, laboratório público que que produz medicamentos de baixo custo para o SUS.

1/13 Image
O governo Tarcísio alega que os resultados financeiros negativos da fundação justificariam o seu fim. O projeto de lei prevê a autorização para vender os edifícios, terrenos e ativos da FURP nas cidades de Guarulhos e Américo Brasiliense.

2/13 Image
As instalações da FURP — sobretudo a unidade de Guarulhos — são há muito tempo cobiçadas pelo mercado imobiliário. O terreno de Guarulhos tem 192.000 m² e está estrategicamente localizado próximo à Via Dutra e à futura estação do Metrô.

3/13 Image
Read 13 tweets
Oct 13
Há 2 anos, a Palestina perdia uma de suas maiores artistas. A pintora Heba Zagout foi assassinada por um bombardeio aéreo israelense que destruiu sua casa em Gaza. 2 de seus 4 filhos pequenos também foram mortos no ataque. Leia mais no @operamundi

1/22

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Heba Zagout nasceu em 14/02/1984 no campo de refugiados de Al-Bureij, na Faixa de Gaza. Ela descendia de uma milhares de famílias expulsas de suas terras durante a “Nakba” — a operação de limpeza étnica conduzida pelas milícias sionistas após a criação do Estado de Israel.

2/22 Image
A família de Heba era proveniente da cidade palestina de Isdud — um povoado milenar, registrado nos textos bíblicos como uma das 5 cidades-estados da Filisteia. Conforme o próprio plano de partilha da ONU, Isdud deveria pertencer aos domínios do Estado Palestino.

3/22 Image
Read 23 tweets
Oct 10
Há 20 anos, Lula lançava programa de renovação da frota de petroleiros. O PROMEF fomentou a recuperação da indústria naval do Brasil, que se tornou uma das maiores do mundo e superou a dos EUA — mas foi destruído pela Lava Jato. Leia no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
A política de desenvolvimento da indústria naval teve início em 1956, com o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek. O governo criou o Fundo de Marinha Mercante e investiu no parque naval como parte da política de industrialização e de substituição de importações.

2/25 Image
João Goulart ajudou a consolidar o projeto, visando diminuir as despesas com afretamento de embarcações estrangeiras. Os investimentos na indústria naval eram tão estratégicos que foram mantidos pelos militares após o golpe de 1964.

3/25 Image
Read 26 tweets
Oct 9
Há 172 anos, nascia José do Patrocínio. Ele se consagrou como um dos grandes jornalistas do século 19 e foi um dos principais comandantes da luta contra o regime escravocrata, recebendo a alcunha de "Tigre da Abolição". Leia mais no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
José do Patrocínio nasceu em 09/10/1853 em Campos dos Goytacazes. Era filho do vigário João Carlos Monteiro e de Justina do Espírito Santo, uma jovem escravizada. Seu pai, embora fosse padre, era conhecido pela vida desregrada, repleta de bebidas, jogos e aventuras sexuais.

2/25 Image
Era também um homem poderoso, proprietário de terras e deputado. Justina era uma das muitas pessoas escravizadas pelo padre. Foi entregue a ele como presente de uma fiel da paróquia.
O vigário não reconheceu Patrocínio como filho, mas permitiu que crescesse como liberto.

3/25 Image
Read 26 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(