Pensar a História Profile picture
Feb 12, 2022 22 tweets 8 min read Read on X
O último retrato de Olga Benário antes de sua execução pelo regime nazista. A revolucionária comunista nasceu há 114 anos, em 12 de fevereiro de 1908.

1/22
Olga Gutmann Benário nasceu em Munique, Alemanha, em uma família judia de classe média. Ingressou na militância política ainda jovem, filiando-se à Seção Juvenil do Partido Comunista Alemão aos 15 anos. Posteriormente, juntou-se à Liga Juvenil Comunista da Alemanha.

2/22
Fugindo dos conflitos ideológicos com o pai, Olga mudou-se para Berlim, onde passou a viver com o militante comunista Otto Braun. Berlim vivia um clima de efervescência política desde o Levante Espartaquista de 1919, quando Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht foram mortos.

3/22
Olga e Otto se dedicaram ao enfrentamento nas ruas contra as milícias de direita, atuando nos conflitos de Kreuzberg. O casal foi preso sob a acusação de "alta traição à pátria". Pouco tempo depois, Olga foi posta em liberdade, mas Otto permaneceu encarcerado.

4/22
Olga coordenou então a invasão da Liga Juvenil à prisão de Moabit, conseguindo libertar seu namorado. Em seguida, os dois fugiram para a União Soviética, onde receberam treinamento político e militar na Escola Lenin.

5/22
Pouco tempo depois, Olga se separou de Braun e passou a trabalhar como instrutora da Seção Juvenil da Internacional Comunista. Em 1931, conheceu o revolucionário brasileiro Luís Carlos Prestes, recém-chegado à União Soviética.

6/22
Integrado aos quadros do Partido Comunista do Brasil por ordem de Moscou, Luís Carlos Prestes havia sido incumbido pela Internacional Comunista de articular o movimento revolucionário no Brasil. Olga recebeu a missão de protegê-lo e auxiliá-lo a preparar o levante.

7/22
O plano previa que Olga e Prestes apenas se passassem por marido e mulher, mas os dois acabaram se envolvendo afetivamente. Em 1934, o casal desembarcou no Brasil e começou a preparar a insurreição, com apoio do Comintern e do Secretariado Latino-Americano de Montevidéu.

8/22
Prestes intencionava envolver a Aliança Nacional Libertadora (ANL) na ação. A ANL era uma frente política antifascista que congregava tenentes, militares de baixa patente, socialistas e comunistas que faziam oposição ao integralismo e ao governo de Getúlio Vargas.

9/22
Antes que a insurreição nacional terminasse de ser preparada, entretanto, um levante armado estourou na cidade de Natal. Prestes tentou difundir a insurreição pelo resto do país, mas o movimento teve baixa adesão.

10/22
As forças de Vargas conseguiram debelar a insurreição e desencadearam uma forte repressão contra os rebeldes. Milhares de militantes comunistas foram presos. Sob a liderança de Filinto Müller, a polícia política de Vargas conduziu inúmeras torturas e execuções.

11/22
Olga e Prestes foram capturados pela polícia em março de 1936. Após ser encaminhada para a Casa de Detenção, Olga descobriu que estava grávida de Prestes. O governo alemão, já sob o regime nazista de Adolf Hitler, solicitou a extradição da revolucionária.

12/22
A defesa de Olga solicitou um habeas corpus por razões humanitárias, alegando que a deportação para a Alemanha colocaria em risco a vida de sua cliente, uma vez que Olga era judia e comunista.

13/22
Também argumentou que a extradição seria ilegal, já que Olga estava esperando o filho de um cidadão brasileiro. Não obstante, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou o pedido de extradição, assinado pelo ministro da justiça, Vicente Rao.

14/22
Getúlio Vargas se negou a intervir, referendando o ato de expulsão. Olga foi deportada para a Alemanha a bordo do cargueiro La Coruña, sob protesto do próprio capitão da embarcação.

15/22
Os soviéticos elaboraram um plano para tentar resgatar Olga durante uma escala que o cargueiro faria no porto de Southampton, no Reino Unido, mas os serviços de informação ingleses impediram a ação. O navio aportou na Alemanha em outubro de 1936.

16/22
Oficiais da Gestapo já esperavam por Olga. Mesmo sem nenhuma acusação formal, Olga foi enviada para a prisão de Barnimstrasse, pois a legislação nazista autorizava a detenção extrajudicial por tempo indeterminado.

17/22
Em Barnimstrasse, Olga deu à luz sua filha, batizada Anita Leocádia. A criança foi entregue aos cuidados da avó paterna após uma intensa campanha internacional. Em 1938, Olga foi transferida para o campo de concentração de Lichtenburg.

18/22
Em 1938, Olga foi transferida para o campo de concentração de Lichtenburg e posteriormente para o campo de Ravensbrück, famoso pelo regime de trabalho escravo e pelas experiências antiéticas feitas pelo médico Karl Gebhardt.

19/22
A documentação produzida pelo regime nazista nesse período, o chamado "Processo Benário" (conjunto de oito dossiês com mais de 2.000 folhas), relata que Olga era considerada pela Gestapo como "uma comunista perigosa e obstinada", "inimiga do Estado da Alemanha Nazista".

20/22
A documentação também informa que durante os interrogatórios realizados, Olga "não relatou nada sobre suas atividades comunistas" e que se dedicava a dar aulas de história, ginástica e atividades de promoção de solidariedade entre as detentas.

21/22
Olga foi transferida para o campo de extermínio de Bernburg, sendo executada na câmara de gás em 23 de abril de 1942, aos 34 anos de idade, ao lado de outras 199 prisioneiras. A família somente foi alertada sobre a morte após o fim da Segunda Guerra.

22/22

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jul 15
Há 644 anos, o padre John Ball era enforcado e esquartejado na Inglaterra. Ele foi um dos líderes da Revolta dos Camponeses — uma insurreição de 60 mil trabalhadores contra o regime de servidão e os senhores feudais. Leia mais no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
@operamundi A eclosão da pandemia de Peste Negra em meados do século 14 teve um profundo impacto sobre a estrutura socioeconômica da Inglaterra feudal. A doença causou um verdadeiro colapso demográfico no país, dizimando cerca de 50% da população inglesa.

2/25 Image
A mortalidade elevada gerou uma grave escassez de mão de obra na agricultura. Com menos trabalhadores disponíveis, o salário dos camponeses começou a subir. Entre 1340 e 1380, o poder de compra real dos trabalhadores rurais cresceu cerca de 40%.

3/25 Image
Read 26 tweets
Jul 14
Há 236 anos, a população de Paris invadia, saqueava e destruía a Bastilha — a fortaleza medieval utilizada como prisão pela monarquia. O episódio é considerado o marco inicial da Revolução Francesa. Contamos essa história hoje no @operamundi

1/26

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Tributária dos avanços das ideias iluministas e da fragilização da autoridade da Igreja e do Antigo Regime, a Revolução Francesa teve como elemento de ignição imediata a grave crise política, social e econômica que assolou a França no fim do século XVIII.

2/26 Image
As péssimas colheitas, o alto custo de vida e o desemprego alimentavam a insatisfação popular em relação à monarquia e o ressentimento contra a aristocracia francesa, ao passo que a burguesia reivindicava a ampliação de seu poder político.

3/26 Image
Read 27 tweets
Jul 2
Há 202 anos, em 2 de julho de 1823, as tropas portuguesas eram derrotadas em Salvador e a Independência da Bahia era proclamada. O triunfo foi fundamental para consolidar a emancipação política do Brasil. Contamos essa história hoje no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
A independência brasileira foi o capítulo final do processo de emancipação iniciado após a transferência da corte portuguesa para o Rio. A invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão forçou D. João VI a transferir a administração do império português para o Brasil.

2/25 Image
Esse processo culminou com a elevação do Brasil ao status de Reino Unido a Portugal. Com a eclosão da Revolução Liberal do Porto e o retorno de João VI a Lisboa, o Brasil vislumbrou o risco de perder sua relativa autonomia.

3/25 Image
Read 27 tweets
Jun 24
Há 24 anos, falecia o geógrafo Milton Santos. Um dos maiores intelectuais do Brasil no século 20, ele foi um dos fundadores da geografia crítica e desenvolveu diversos trabalhos pioneiros nesse campo do saber. Contamos sua história no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Filho de Adalgisa Umbelina e Francisco Irineu, Milton Santos nasceu em 3 de maio de 1926, na cidade de Brotas de Macaúbas, na região da Chapada Diamantina. Foi alfabetizado por seus pais, ambos professores, e aprendeu em casa noções básicas de álgebra e francês.

2/25 Image
Aos 10 anos, Milton se mudou para Salvador e ingressou como aluno interno no Instituto Baiano de Ensino. Influenciado pelo professor Oswaldo Imbassay, interessou-se desde cedo pela geografia. Aos 15 anos já atuava como monitor da matéria, auxiliando os colegas mais novos.

3/25 Image
Read 25 tweets
Jun 23
Há 113 anos, nascia Alan Turing. Ele é o pai da ciência da computação e ajudou a quebrar a criptografia nazista na 2ª Guerra. E mesmo sendo um herói, foi perseguido por sua homossexualidade e submetido à castração química. Leia mais no @operamundi

1/28

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Alan Mathison Turing nasceu em 23 de junho de 1912 em Londres, no Reino Unido. Ele era o filho caçula de Julius Mathison Turing, um funcionário do Serviço Civil Indiano, e de Ethel Sara Stoney, descendente de uma família da pequena nobreza britânica.

2/28 Image
Desde cedo, Turing demonstrou enorme curiosidade científica e um talento precoce para a resolução de problemas. Aos 13 anos, ele ingressou na Sherborne School, um prestigioso internato de Dorset. Foi lá que, 3 anos depois, ele conheceu Christopher Morcom, seu primeiro amor.

3/28 Image
Read 29 tweets
Jun 21
De tempos em tempos, um país se torna alvo da campanha de satanização movida pela imprensa e pelas potências ocidentais, a fim de justificar guerras e intervenções. O alvo da vez é o Irã. Vamos então aprender um pouco sobre esse país que você está sendo instado a odiar.

1/30 Image
Localizado no Sudoeste Asiático (ou Oriente Médio), o Irã é o 18º maior país do mundo (pouco maior do que o Peru) e o 17º mais populoso (um pouco mais que Alemanha). É um país de alto desenvolvimento humano, com um IDH de 0,799 — maior do que Brasil (0,786) e China (0,797).

2/30 Image
A população iraniana é marcada pela diversidade étnica. Ao contrário do que é frequentemente propalado pela imprensa, o Irã não é uma nação árabe. A maior parte dos iranianos são persas. O país também abriga grupos significativos de azeris, guiláquis, curdos, judeus, etc.

3/30 Image
Read 30 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(