Pensar a História Profile picture
Feb 13, 2022 18 tweets 7 min read Read on X
Trecho do artigo "Paranoia ou Mistificação?", escrito por Monteiro Lobato e publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em 20/12/1917. A crítica impiedosa à arte de Anita Malfatti gerou a cisão definitiva entre Monteiro Lobato e os modernistas ativos na Semana de 22.

1/18
Pioneira do modernismo brasileiro, Anita Malfatti enfrentou todo tipo de obstáculo para poder expressar sua arte — das limitações físicas à coerção social. Portadora de uma deficiência congênita, teve de aprender a pintar com a mão esquerda...

2/18
...e desenvolveu o hábito de manter seu braço direito permanentemente coberto para fugir de eventuais constrangimentos. Sua condição física e a morte prematura do pai acarretaram profundos impactos psicológicos e aos 13 anos Anita tentaria o suicídio.

3/18
Foi a partir desse episódio que sua mãe, Betty, tratou de apresentá-la ao universo da arte. Jorge Krug, tio e padrinho de Anita, ajudou em sua formação artística, financiando seus estudos na Alemanha. Vivendo em Berlim, Anita se encantou pela arte de vanguarda.

4/18
Teve contato com as obras de Van Gogh e Munch e sentiu-se atraída pelo expressionismo. Estudou na Academia de Belas Artes de Berlim e teve aulas com Fritz Burger e Lovis Corinth. Incorporou diversos elementos artísticos das vanguardas europeias na sua produção.

5/18
Posteriormente, Anita viajou a Nova York, matriculando-se na Art Student's League e na Independent School of Art, sofrendo grande influência estética das novas correntes artísticas. Ao retornar ao Brasil, trouxe o ímpeto de ajudar a superar a rigidez da arte dos salões,...

6/18
...abandonando os modelos tradicionais em busca de novos rumos. O ambiente artístico conservador da capital paulista, ainda fortemente atrelado aos cânones acadêmicos e à empáfia burguesa da "arte pompier", entretanto, tratariam de impor um freio às ambições da artista.

7/18
Responsável pelas subvenções do Pensionato Artístico, o senador Freitas Valle negou-se a conceder uma bolsa de estudo para Anita. Por sua vez, o tio da pintora, chocado com os temas, torsões e cores berrantes das obras, cortou imediatamente o financiamento de seus estudos.

8/18
Assustada com a reação, Anita limitou-se a expor suas obras para os conhecidos. Seus amigos, entretanto, a convenceram a fazer uma exposição individual. Em dezembro de 1917, Anita inaugurou a "Exposição de Pintura Moderna" em uma galeria do centro de São Paulo.

9/18
Marco do desenvolvimento da arte moderna, a mostra englobava obras que se tornariam ícones da arte brasileira, tais como "O Farol", "O Homem Amarelo" e "A Boba". A pintora acreditava que a exposição ajudaria a ampliar a compreensão de sua arte e da estética das vanguardas.

10/18
Ledo engano. Suas obras foram duramente criticadas e ridicularizadas pela maioria do público, sobretudo os representantes da elite conservadora de São Paulo. A exposição causou polêmica e reações destemperadas. Alguns visitantes chegaram a tentar destruir as obras.

11/18
A crítica mais dura, entretanto, viria do escritor Monteiro Lobato. Em 20 de dezembro de 1917, Lobato dedicou um longo artigo no jornal O Estado de S. Paulo para discorrer sobre a mostra de Anita. O texto se tornaria conhecido pelo título "Paranoia ou Mistificação?".

12/18
A crítica enérgica de Lobato descambou para o ataque. O escritor afirmou que existiam duas categorias distintas de artistas: uma composta dos que "vêem normalmente as coisas e em consequência disso fazem arte pura", tais como Praxíteles e Rembrandt.

13/18
Anita, por sua vez, pertenceria à categoria dos artistas que "vêem anormalmente a natureza, e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva", produtos do "cansaço e do sadismo".

14/18
Lobato taxou as obras modernistas como advindas de "cérebros transtornados pelas mais estranhas psicoses" e afirmou que "a única diferença" das telas de Anita daquelas feitas nos manicômios, como terapia, é que a dos loucos é "arte sincera".

15/18
O ataque aviltante de Lobato gerou uma reação de solidariedade à pintora. Artistas e intelectuais como Mário de Andrade e Oswald de Andrade saíram em sua defesa. Ao lado de Menotti Del Picchia e Tarsila do Amaral, formariam posteriormente o núcleo do "Grupo dos Cinco"...

16/18
...que estabeleceria os referenciais teóricos da primeira geração modernista e influenciaria a Semana de Arte Moderna em 1922. Anita, entretanto, nunca se recuperou do ataque de Lobato. A artista chegou a parar de pintar por um tempo e entrou em depressão.

17/18
Enquanto Tarsila e Di Cavalcanti radicalizariam a experimentação estética incorporando elementos do cubismo e surrealismo, Anita decidiu fazer aulas com Pedro Alexandrino e reorientou sua arte para um estilo mais convencional, evoluindo posteriormente rumo à estética naïf.

18/18

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jul 15
Há 644 anos, o padre John Ball era enforcado e esquartejado na Inglaterra. Ele foi um dos líderes da Revolta dos Camponeses — uma insurreição de 60 mil trabalhadores contra o regime de servidão e os senhores feudais. Leia mais no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
@operamundi A eclosão da pandemia de Peste Negra em meados do século 14 teve um profundo impacto sobre a estrutura socioeconômica da Inglaterra feudal. A doença causou um verdadeiro colapso demográfico no país, dizimando cerca de 50% da população inglesa.

2/25 Image
A mortalidade elevada gerou uma grave escassez de mão de obra na agricultura. Com menos trabalhadores disponíveis, o salário dos camponeses começou a subir. Entre 1340 e 1380, o poder de compra real dos trabalhadores rurais cresceu cerca de 40%.

3/25 Image
Read 26 tweets
Jul 14
Há 236 anos, a população de Paris invadia, saqueava e destruía a Bastilha — a fortaleza medieval utilizada como prisão pela monarquia. O episódio é considerado o marco inicial da Revolução Francesa. Contamos essa história hoje no @operamundi

1/26

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Tributária dos avanços das ideias iluministas e da fragilização da autoridade da Igreja e do Antigo Regime, a Revolução Francesa teve como elemento de ignição imediata a grave crise política, social e econômica que assolou a França no fim do século XVIII.

2/26 Image
As péssimas colheitas, o alto custo de vida e o desemprego alimentavam a insatisfação popular em relação à monarquia e o ressentimento contra a aristocracia francesa, ao passo que a burguesia reivindicava a ampliação de seu poder político.

3/26 Image
Read 27 tweets
Jul 2
Há 202 anos, em 2 de julho de 1823, as tropas portuguesas eram derrotadas em Salvador e a Independência da Bahia era proclamada. O triunfo foi fundamental para consolidar a emancipação política do Brasil. Contamos essa história hoje no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
A independência brasileira foi o capítulo final do processo de emancipação iniciado após a transferência da corte portuguesa para o Rio. A invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão forçou D. João VI a transferir a administração do império português para o Brasil.

2/25 Image
Esse processo culminou com a elevação do Brasil ao status de Reino Unido a Portugal. Com a eclosão da Revolução Liberal do Porto e o retorno de João VI a Lisboa, o Brasil vislumbrou o risco de perder sua relativa autonomia.

3/25 Image
Read 27 tweets
Jun 24
Há 24 anos, falecia o geógrafo Milton Santos. Um dos maiores intelectuais do Brasil no século 20, ele foi um dos fundadores da geografia crítica e desenvolveu diversos trabalhos pioneiros nesse campo do saber. Contamos sua história no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Filho de Adalgisa Umbelina e Francisco Irineu, Milton Santos nasceu em 3 de maio de 1926, na cidade de Brotas de Macaúbas, na região da Chapada Diamantina. Foi alfabetizado por seus pais, ambos professores, e aprendeu em casa noções básicas de álgebra e francês.

2/25 Image
Aos 10 anos, Milton se mudou para Salvador e ingressou como aluno interno no Instituto Baiano de Ensino. Influenciado pelo professor Oswaldo Imbassay, interessou-se desde cedo pela geografia. Aos 15 anos já atuava como monitor da matéria, auxiliando os colegas mais novos.

3/25 Image
Read 25 tweets
Jun 23
Há 113 anos, nascia Alan Turing. Ele é o pai da ciência da computação e ajudou a quebrar a criptografia nazista na 2ª Guerra. E mesmo sendo um herói, foi perseguido por sua homossexualidade e submetido à castração química. Leia mais no @operamundi

1/28

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Alan Mathison Turing nasceu em 23 de junho de 1912 em Londres, no Reino Unido. Ele era o filho caçula de Julius Mathison Turing, um funcionário do Serviço Civil Indiano, e de Ethel Sara Stoney, descendente de uma família da pequena nobreza britânica.

2/28 Image
Desde cedo, Turing demonstrou enorme curiosidade científica e um talento precoce para a resolução de problemas. Aos 13 anos, ele ingressou na Sherborne School, um prestigioso internato de Dorset. Foi lá que, 3 anos depois, ele conheceu Christopher Morcom, seu primeiro amor.

3/28 Image
Read 29 tweets
Jun 21
De tempos em tempos, um país se torna alvo da campanha de satanização movida pela imprensa e pelas potências ocidentais, a fim de justificar guerras e intervenções. O alvo da vez é o Irã. Vamos então aprender um pouco sobre esse país que você está sendo instado a odiar.

1/30 Image
Localizado no Sudoeste Asiático (ou Oriente Médio), o Irã é o 18º maior país do mundo (pouco maior do que o Peru) e o 17º mais populoso (um pouco mais que Alemanha). É um país de alto desenvolvimento humano, com um IDH de 0,799 — maior do que Brasil (0,786) e China (0,797).

2/30 Image
A população iraniana é marcada pela diversidade étnica. Ao contrário do que é frequentemente propalado pela imprensa, o Irã não é uma nação árabe. A maior parte dos iranianos são persas. O país também abriga grupos significativos de azeris, guiláquis, curdos, judeus, etc.

3/30 Image
Read 30 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(