Você já deve ter se deparado com um comentário desse tipo na sua TL. De um tempinho pra cá, a militância do PCB resolveu ressuscitar Ferreira Gullar, em especial o seu poema sobre o aniversário do partido.
1/14
As páginas do PCB, e em especial sua ala juvenil (UJC), foram ainda mais longe no esforço de reabilitação da figura do poeta, exaltando sua memória...
2/14
...apresentando-o como um verdadeiro militante valoroso da causa comunista, vinculando-o ao esforço da "construção do poder popular no rumo do socialismo". Muitos "militantes" formados por "agitação revolucionária" de YouTube e TikTok embarcaram na onda e copiaram a UJC.
3/14
A exaltação de Gullar demonstra desconhecimento histórico ou absoluta falta de comprometimento com o ideário socialista. Afinal, Gullar se filiou ao PCB nos anos 60, mas seguiu o mesmo caminho de ex-pecebistas infames como Olavo de Carvalho, Carlos Lacerda e Roberto Freire.
4/14
Tornou-se um anticomunista exaltado e sustentava que o socialismo havia fracassado. Atacava Cuba como uma ditadura horrenda e louvava a capacidade criativa do capitalismo, comparando os empresários aos intelectuais, artistas e poetas.
5/14
Em uma entrevista à Veja, disse que somente malucos ainda acreditavam no socialismo e asseverou que os governos socialistas só tinham servido para criar ditaduras e matar pessoas.
6/14
O anticomunismo exaltado de Ferreira Gullar e seus ataques à esquerda lhe granjearam amplo espaço na grande imprensa. Ganhou colunas da Folha de S. Paulo e em outros jornais para exercer o passatempo preferido de todo (ex-)pecebista: falar mal do Lula e do PT.
7/14
Ferreira Gullar tornou-se um dos mais incisivos articulistas do antipetismo. Em artigos recheados de demofobia e elitismo, atacou os pobres, chamando-os de vendidos, rotulou Lula como analfabeto e ignorante e insuflou a narrativa moralista da "corrupção desenfreada".
8/14
Em 2010, defendeu com afinco a candidatura de José Serra, a quem descreveu como "homem público, de todos conhecido por seu desempenho ao longo das décadas e por capacidade realizadora comprovada" e reduziu Dilma a uma "marionete de Lula".
9/14
Assim como o resto do PCB, Ferreira Gullar exaltou os protestos de junho de 2013, que definiu como "expressão espontânea de parte da classe média contra o lamentável quadro político do país", "os sucessivos escândalos e a sombra da impunidade".
10/14
Em 2014, apoiou com entusiasmo a candidatura de Aécio Neves, afirmando que "a saída do PT do poder seria uma revolução para o Brasil". "Alguém tem que substituir o PT, chega de PT", bradou.
11/14
As declarações de ódio hidrofóbico ao PT feitas pelo ex-comunista motivaram o reconhecimento de seu status de intelectual em organizações ligadas à "nova" direita, como o Instituto Liberal de São Paulo.
12/14
Também turbinaram o discurso anticomunista e antipetista, fartamente divulgado por páginas bolsonaristas antes, durante e após a eleição de 2018.
13/14
Ferreira Gullar morreu em 2016 e, ao que parece, deixou muitas saudades nos liberais, bolsonaristas, anticomunistas e na juventude do PCB.
14/14
Vocês ficam aí fazendo piada, vão acabar ofendendo a UJC que fez esse lindo trabalho gráfico pra homenagear o poeteiro.
Há 644 anos, o padre John Ball era enforcado e esquartejado na Inglaterra. Ele foi um dos líderes da Revolta dos Camponeses — uma insurreição de 60 mil trabalhadores contra o regime de servidão e os senhores feudais. Leia mais no @operamundi
@operamundi A eclosão da pandemia de Peste Negra em meados do século 14 teve um profundo impacto sobre a estrutura socioeconômica da Inglaterra feudal. A doença causou um verdadeiro colapso demográfico no país, dizimando cerca de 50% da população inglesa.
2/25
A mortalidade elevada gerou uma grave escassez de mão de obra na agricultura. Com menos trabalhadores disponíveis, o salário dos camponeses começou a subir. Entre 1340 e 1380, o poder de compra real dos trabalhadores rurais cresceu cerca de 40%.
Há 236 anos, a população de Paris invadia, saqueava e destruía a Bastilha — a fortaleza medieval utilizada como prisão pela monarquia. O episódio é considerado o marco inicial da Revolução Francesa. Contamos essa história hoje no @operamundi
Tributária dos avanços das ideias iluministas e da fragilização da autoridade da Igreja e do Antigo Regime, a Revolução Francesa teve como elemento de ignição imediata a grave crise política, social e econômica que assolou a França no fim do século XVIII.
2/26
As péssimas colheitas, o alto custo de vida e o desemprego alimentavam a insatisfação popular em relação à monarquia e o ressentimento contra a aristocracia francesa, ao passo que a burguesia reivindicava a ampliação de seu poder político.
Há 202 anos, em 2 de julho de 1823, as tropas portuguesas eram derrotadas em Salvador e a Independência da Bahia era proclamada. O triunfo foi fundamental para consolidar a emancipação política do Brasil. Contamos essa história hoje no @operamundi
A independência brasileira foi o capítulo final do processo de emancipação iniciado após a transferência da corte portuguesa para o Rio. A invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão forçou D. João VI a transferir a administração do império português para o Brasil.
2/25
Esse processo culminou com a elevação do Brasil ao status de Reino Unido a Portugal. Com a eclosão da Revolução Liberal do Porto e o retorno de João VI a Lisboa, o Brasil vislumbrou o risco de perder sua relativa autonomia.
Há 24 anos, falecia o geógrafo Milton Santos. Um dos maiores intelectuais do Brasil no século 20, ele foi um dos fundadores da geografia crítica e desenvolveu diversos trabalhos pioneiros nesse campo do saber. Contamos sua história no @operamundi
Filho de Adalgisa Umbelina e Francisco Irineu, Milton Santos nasceu em 3 de maio de 1926, na cidade de Brotas de Macaúbas, na região da Chapada Diamantina. Foi alfabetizado por seus pais, ambos professores, e aprendeu em casa noções básicas de álgebra e francês.
2/25
Aos 10 anos, Milton se mudou para Salvador e ingressou como aluno interno no Instituto Baiano de Ensino. Influenciado pelo professor Oswaldo Imbassay, interessou-se desde cedo pela geografia. Aos 15 anos já atuava como monitor da matéria, auxiliando os colegas mais novos.
Há 113 anos, nascia Alan Turing. Ele é o pai da ciência da computação e ajudou a quebrar a criptografia nazista na 2ª Guerra. E mesmo sendo um herói, foi perseguido por sua homossexualidade e submetido à castração química. Leia mais no @operamundi
Alan Mathison Turing nasceu em 23 de junho de 1912 em Londres, no Reino Unido. Ele era o filho caçula de Julius Mathison Turing, um funcionário do Serviço Civil Indiano, e de Ethel Sara Stoney, descendente de uma família da pequena nobreza britânica.
2/28
Desde cedo, Turing demonstrou enorme curiosidade científica e um talento precoce para a resolução de problemas. Aos 13 anos, ele ingressou na Sherborne School, um prestigioso internato de Dorset. Foi lá que, 3 anos depois, ele conheceu Christopher Morcom, seu primeiro amor.
De tempos em tempos, um país se torna alvo da campanha de satanização movida pela imprensa e pelas potências ocidentais, a fim de justificar guerras e intervenções. O alvo da vez é o Irã. Vamos então aprender um pouco sobre esse país que você está sendo instado a odiar.
1/30
Localizado no Sudoeste Asiático (ou Oriente Médio), o Irã é o 18º maior país do mundo (pouco maior do que o Peru) e o 17º mais populoso (um pouco mais que Alemanha). É um país de alto desenvolvimento humano, com um IDH de 0,799 — maior do que Brasil (0,786) e China (0,797).
2/30
A população iraniana é marcada pela diversidade étnica. Ao contrário do que é frequentemente propalado pela imprensa, o Irã não é uma nação árabe. A maior parte dos iranianos são persas. O país também abriga grupos significativos de azeris, guiláquis, curdos, judeus, etc.