Carapanã Profile picture
Feb 22 11 tweets 2 min read
Tava passando o olho no discurso que o Putin fez ontem. Ali ele repete o que falou em outros momentos e defende essa restauração de uma "grande Rússia" - meio que uma mistura do Império dos Tsares e algo da URSS.
O argumento de "a Rússia é onde estão aqueles que são etnicamente russos é algo que ele já falou publicamente várias vezes". O que sempre vem a reboque das histórias sobre "as várias rússias" do antigo Império .
É um argumento literalmente imperial e usado na promoção do "nacional-conservadorismo" que o Putin representa. Esse discurso ganha uma organicidade internacional justamente por conseguir se mesclar à discussões sobre o imperialismo pós-Segunda Guerra, encabeçado pela OTAN.
E aqui eu digo que ficou mais fácil comprar esse absurdo discurso "defensivo" do Putin enquanto ele engaja num conflito por causa do absoluto ESTRAGO que foi a política internacional encabeçada pelos EUA nos últimos 20 anos. Vide: Afeganistão, Iraque, Síria e Líbia.
Em todos esses casos guerras foram declaradas em nome da "liberdade" e da "democracia". Afeganistão hoje está de volta ao Talibã. O Iraque pós-guerra é um país mais arrasado do que aquele sob pesadas sanções depois da guerra do Golfo.
A Síria caiu numa guerra civil (onde a parte "rebelde" era basicamente a Al Qaeda) que facilitou a ampliação da atuação da Turquia e da Rússia. A Líbia foi do país com o maior IDH do continente africano para uma zona de guerra permanente com mercados de escravos ao ar livre.
Tudo isso facilitou a emergência e o armamento de grupos terroristas, dos quais o mais notório foi o Daesh. No caso Líbio, parte significativa da força rebelde que queria depor Muammar al-Gaddafi era de fundamentalistas islâmicos, que por sua vez contaram com o apoio da OTAN.
No caso ucraniano o Euromaidan foi repetidamente vendido como uma "revolução democrática" quando na verdade serviu de plataforma para a ascensão de milícias neofascistas e neonazistas - que TAMBÉM contam com o reconhecimento oficial da Ucrânia e recebem apoio internacional.
Depois do que aconteceu na Líbia ninguém se engana mais com o caráter "defensivo" da OTAN. E não é nenhuma surpresa que os russos estejam de cabelo em pé com a possibilidade de outro vizinho se juntar à aliança.
Mas o discurso de Putin de não reconhecimento da soberania Ucraniana, mais do que o apoio e presença militar nas províncias separatistas, pode servir para que outros países se agarrem à OTAN. Pode também ajudar a tacar fogo na pilha de gasolina que está ali nos leste Europeu.
Afora isso, eu não acho que essa Rússia contemporânea tenha algo de bom a oferecer. Só não tenho nenhuma ilusão com relação às intenções de quem foi responsável por criar e manter as maiores guerras das últimas décadas.

Enfim.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Carapanã

Carapanã Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @carapanarana

Feb 22
O nível das merdas da política dos EUA: hoje os Republicanos ficaram acusando o Biden de ser "fraco" e não ir pro pau com a Rússia ao mesmo tempo em que o Trump ficou elogiando as ações do Putin e dizendo que a invasão da Ucrânia foi genial. 🤡
Se tem uma coisa que eu acho surreal na política internacional da Rússia é como ela cultiva esses pólos de apoio simultaneamente nas esquerdas e nas direitas. Sei que nada disso é novidade mas é bizarro ver isso funcionando ao vivo. Haja Vladislav Surkov.
Já no caso do Partido Republicano, faz um bom tempo que os caras estão trabalhando por uma democracia nada representativa e alas próximas ao Trump falam da Rússia de Putin como um modelo. Mesma coisa com a Le Pen e mais um punhado de direitas extremas na Europa.
Read 4 tweets
Feb 22
"Testemunhas disseram que os policiais tiraram Lucas do carro já agredindo o jovem. Imagens gravadas por quem passava pelo local mostram policiais chutando um homem negro no chão. Pouco depois, outra viatura da PM chega e pelo menos um tiro é disparado."
g1.globo.com/sp/sao-paulo/n…
"Lucas tinha acabado de sair da casa da mãe e estava indo para um churrasco, de carro, junto com a esposa, os dois filhos pequenos e uma adolescente. Ele foi parado por policiais, que pediram para checar os documentos dele e do carro."
"O policial estava bem alterado mesmo, e o movimento que ele fez começou a agressão. Ele só olhou para o lado assim, e o policial perguntou o que ele estava olhando. Ele disse que não estava olhando para lugar nenhum e aí já começou a discussão e a briga"
Read 4 tweets
Feb 8
No longínquo ano de 2018 este que vos escreve publicou um capítulo intitulado "A nova direita e a normalização do nazismo e do fascismo", dentro do excelente "O Ódio como Política" organizado pela pesqusadaora Esther Solano e publicado pela @editoraboitempo.
Era um texto pequeno, mais ou menos improvisado, que tentava versar sobre o que eu tinha aprendido em dois anos observando a organização essa "direita de internet" aqui e nos EUA - sobretudo, em torno das campanhas de Donald Trump e Bolsonaro.
A conclusão, na época, foi que essa direita já usava inúmeros artefatos do discurso nazista e fascista, e também já contava com inúmeros simpatizantes dessa ideologia em cargos ou alta evidência.
Read 13 tweets
Feb 2
No @viracasacas dessa semana recebemos o historiador @frankthepaula para uma conversa sobre a Ucrânia. Começamos discutindo o Euromaidan, retratado pela mídia ocidental como uma “revolução democrática”, quando na realidade foi um levante neofascista.
castbox.fm/episode/260---…
Consideramos as questões geopolíticas e econômicas por trás do Euromaidan e como ele resultou numa escalada de tensões entre a Ucrânia e a Rússia. Com a anexação da Crimeia pela Rússia e a tentativa de separatismo de regiões etnicamente russas a Ucrânia mergulhou num conflito.
Essa guerra, Euromaindan e o armamento de paramilitares passaram a ser usados como uma espécie de exemplo ideal do que seria uma “revolução fascista” por membros da extrema direita mundo afora - daí o “ucranizar” do neofascismo brasileiro.
Read 7 tweets
Feb 2
Os Democratas são um partido fraco. Biden se submeteu a todo tipo de ataque absurdo quando executou o plano de retirada das tropas do Afeganistão feito pela administração Trump. Agora corre pra agradar o colunismo pró-guerra que o esfaqueou repetidamente no ano passado.
Cada vez mais engessados, e incapazes de acionar a mobilização popular que votou neles pra tentar reverter a terceiro-mundização dos EUA, os Democratas vão cavando a cova onde serão enterrados nas midterms de novembro desse ano.
Não adianta muito enviar tropas pra Europa. O colunismo pago pela Raytheon nunca vai estar satisfeito. Os Republicanos estão comendo o governo por dentro e sabotando qualquer esboço de uma agenda democrática mínima - incluindo aí a garantia do direito ao voto.
Read 4 tweets
Feb 1
Já que passou o hype de comentar a morte do guru, vou dar aqui meus 2 centavos - e como são dois centavos de real não valem lá muita coisa. Primeiro eu começo dizendo que achei bem inocentes algumas eulogias críticas que repetiram a própria mitologia olavista.
Olavo de Carvalho não foi marginal, não foi perseguido e não fundou essa extrema-direita brasileira sozinho. Pelo contrário viveu e morreu cercado de generais, empresários, religiosos, diplomatas e outras figuras do poder. Nunca faltou quem bancasse suas aventuras.
Outra coisa lamentável foi a insistência em comparar quem operava uma espécie de seita bizarra com quem quer produzir conhecimento. Confundir farsa e intelectualidade só serve para legitimar picaretas e sofistas que traficam a mentira em troca do poder.
theintercept.com/2022/01/25/ola…
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(