Acordou com a notícia da invasão da Ucrânia e quer entender melhor o conflito? A gente explica bbc.in/3t5ienb
Tropas teriam cruzado vários pontos da fronteira. Há registros de explosões perto das principais cidades do país — não apenas na região onde grupos separatistas foram reconhecidos e apoiados pela Rússia. Sabe-se de pelo menos 7 mortos e 19 desaparecidos bbc.com/portuguese/int…
🇧🇷A Embaixada do Brasil na Ucrânia orienta os brasileiros a seguir as instruções das autoridades locais e acompanhar as notícias. Em Kiev, a recomendação é de se ficar em casa, exceto se houver ativação de sirenes. A embaixada transmitirá outras orientações ao longo do dia
Discurso aconteceu minutos antes de Vladimir Putin, anunciar uma "operação militar especial" na região de Donbas. Na manhã desta quinta, militares russos iniciaram uma ampla invasão da Ucrânia bbc.com/portuguese/int…
"É uma guerra mundial quando americanos e russos começarem a atirar uns nos outros", disse o presidente dos EUA, Joe Biden, no início deste mês, prometendo que não enviaria tropas americanas para a Ucrânia sob nenhuma circunstância bbc.com/portuguese/ger…
🇧🇷 Novas recomendações da embaixada em Kiev após váriosataques russos. Ela sugere a brasileiros deixar o país rumo ao oeste ou "procurar local seguro, longe de bases militares, instalações de fornecimento de energia e internet e áreas de produção de energia elétrica"
Após invasão russa, embaixada do Brasil em Kiev pede aos brasileiros que fujam da Ucrânia se puderem bbc.com/portuguese/int…
As diferenças do poderio militar de Ucrânia e Rússia 🇺🇦🇷🇺
Entenda em 7 questões a crise entre os países: bbc.in/3Iawv8p
Muitos moradores de Kiev buscam abrigo nas profundas estações de metrô da cidade.
Veja outras imagens desde 24 de fevereiro de 2022: bbc.in/3t2Qhwo
Ucranianos já chegam à fronteira com a Polônia, fugindo da violência no país.
A agência de refugiados da ONU diz que a situação está piorando rapidamente e pediu que vizinhos mantenham fronteiras abertas. Países como Eslováquia e Hungria já se preparam para a chegada de pessoas.
#AGORA Embaixador do Brasil em Kiev disse à @BBCBrasil que os brasileiros em regiões afetadas pelo conflito na Ucrânia serão retirados do país.
"Vamos evacuar os brasileiros. Jogadores de futebol. Todo mundo", afirmou Norton Rapesta: bbc.com/portuguese/int…
A POSIÇÃO DO 🇧🇷: O Brasil "apela" para a suspensão das "hostilidades" na Ucrânia e que sejam iniciadas negociações para uma solução diplomática, disse o Itamaraty em nota nesta manhã. bbc.com/portuguese/int…
Há relato de comboios russos chegando de todas as direções, invadindo a Ucrânia. Veja o que se sabe até agora 👇 bbc.com/portuguese/int…
'Não sabemos o que fazer', diz jogador brasileiro preso na Ucrânia em cidade com aviso de bombas.
Embaixador em Kiev disse à BBC News Brasil que brasileiros em área de conflito serão evacuados. bit.ly/33NbF09
Veja 3 fatores que explicam por que Ucrânia é tão importante para Rússia bit.ly/3LROcw1
A Ucrânia serviu como "zona tampão" para Rússia desde a época da invasão napoleônica de 1812.
Vindos da Europa, inimigos tinham que percorrer mais de 1,6 mil km para chegar a Moscou. Sem a Ucrânia, Moscou estaria a apenas 640 km deles bbc.com/portuguese/int…
🇺🇦Kiev decretou toque de recolher na cidade entre 22h e 7h. Autoridades pedem que todas as pessoas permaneçam em casa. Estações de metrô, que servem como abrigo, ficarão abertas.
A embaixada do Brasil pede que brasileiros fiquem longe de instalações militares e de infraestrutura
Mourão compara ação da Rússia ao nazismo, e Itamaraty pede fim de hostilidades.
Os principais aliados da Rússia pertencem a um bloco chamado de Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), mas outrtos países também manifestam apoio a Putin. bit.ly/3sf1GKd
Dólar, inflação e petróleo: entenda os impactos do conflito na Ucrânia para o Brasil bit.ly/3sgtYEj
Qual o percentual de pessoas que se identificam como russas e que falam russo como primeira língua na Ucrânia? 🇺🇦🇷🇺
5 pontos centrais por trás da ofensiva russa
- Expansão da Otan em países vizinhos
- O conflito nas regiões separatistas
- Queda do presidente ucraniano pró-Rússia em 2014
- Laços históricos entre países
- Legado que Putin quer deixar como líder bbc.com/portuguese/int…
Há pelo menos 500 brasileiros vivendo na Ucrânia, estima o Ministério das Relações Exteriores.
Em declaração à imprensa, o Itamaraty disse que a retirada dessas pessoas será feita por meios terrestres quando a segurança no trajeto para a saída do país estiver garantida.
A princípio, o ponto de encontro dos brasileiros para a evacuação será na capital do país, Kiev.
Os brasileiros que desejarem ser evacuados precisam entrar em contato com a embaixada do Brasil por telefone, e-mail ou pelos outros canais disponibilizados pelo órgão.
🇦🇷 🇨🇱 🇺🇾 🇵🇾 Ainda, o Itamaraty informa que o Brasil foi procurado pela Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai para retirar cidadãos desses paises.
O Ministério das Relações Exteriores afirmou que irá ajudar a retirar cidadãos dessas nações que procurarem a embaixada em Kiev.
Biden anuncia novas sanções à Rússia e diz que Putin quer refundar URRS bit.ly/3pg5vx7
Mercados lotados e gasolina racionada: jogador brasileiro narra situação na Ucrânia bit.ly/3v9NEf0
Petróleo a US$ 100 e trigo em alta: guerra na Ucrânia piora cenário para inflação no Brasil bit.ly/35aRBoW
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Brasil, um país onde não falta comida (mas há fome). 🇧🇷
E ainda: um país onde há abundância de "superalimentos" nutritivos que são desprezados pela indústria alimentícia.
O @joaofellet fez uma lista de 6 deles. Segue o fio👇🧶
1 - Buriti
A cada ano, entre 60 e 70 milhões de toneladas do fruto mais rico em carotenoides do mundo amadurecem no Brasil, mas só uma ínfima parcela é aproveitada.
O buriti é fruto de uma palmeira abundante na Amazônia e Cerrado e pode ser transformado em farinha, doces e pães
2 - Caruru
Ele cresce espontaneamente em jardins e canteiros agrícolas de todo o Brasil e dispensa cuidados especiais.
Tem folhas com propriedades semelhantes às do espinafre e sementes cheias de proteínas. Todos os anos, agricultores recorrem a herbicidas para destrui-lo
O Brasil tem deixado de plantar feijão, um alimento essencial na dieta da população. No lugar, tem plantado soja.
E isso tem a ver com a inflação do nosso PF básico, com a fome no país e com cortes na ciência. Siga a @cavmota no fio 👇
A área plantada de feijão no Brasil encolheu impressionantes 35% (não compensado por aumento na produtividade).
Já a soja só cresce. A cotação elevada e dólar nas alturas aumentam muito o retorno de quem exporta. Oh quanto a área plantada (linha vermelha) cresceu 👇
O avanço da pesquisa da soja derrubou os custos e fez disparar a produtividade. Já a pesquisa do feijão “parou no tempo”, disse um agrônomo de Capão Bonito (SP), que já foi “capital do feijão” e hoje planta muita...soja
"O trecho 'me apaixonei pelo que eu inventei de você', da música De quem é a culpa?, já foi tema da minha terapia", contou Tabatha, de São Paulo. bbc.com/portuguese/bra…
Katrini Diniz, de Divinópolis (MG), fez uma tatuagem em homenagem a Marília Mendonça.
"Ela pra mim simbolizava representatividade, pois, como eu, era uma mulher real, que viveu e aprendeu, que chorou, que foi traída, que foi trocada..." Veja o mural: bbc.in/3bSRy13
Na próxima vez que você ouvir que não havia "nada" na América antes da chegada dos europeus, compartilhe esse fio 👇
Na América do Norte, povos como os Haudenosaunee tomavam decisões por consenso, com equidade entre homens e mulheres, quase como uma democracia. Os líderes podiam até ser destituídos pelo povo, algo bem diferente das monarquias europeias da época.
Já na Mesoamérica, a metrópole mexica Tenochtitlán era maior que Paris. Seus habitantes tinham coleta de esgoto e banheiros públicos. Um sistema de canais evitava que a cidade inundasse. Após a conquista espanhola, a engenharia europeia causou enchentes e surtos de tifo.