Lista com o nome de alguns opositores de Vladimir Putin que faleceram ou, a duras penas, conseguiram sobreviver a tentativas de assassinato:
ALEXANDER LITVINENKO
Ex-agente da KGB, crítico de Putin. Morreu três semanas após beber uma xícara de chá em um hotel de Londres. O chá havia sido contaminado com polônio-210.
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou a Rússia pelo assassinato.
ANNA POLITKOVSKAYA
Jornalista. Denunciou o governo Putin pelos crimes de corrupção e violação aos direitos humanos. Foi assassinada com cinco tiros, no elevador do prédio onde morava, no dia de aniversário de Vladimir Putin.
NATALIA ESTEMIROVA
Ativista de direitos humanos. Denunciava abusos cometidos pelo Estado russo na Chechênia. Seus restos mortais foram encontrados em uma floresta. Tinha ferimentos de bala na cabeça e no peito.
STANISLAV MARKELOV
Advogado de direitos humanos. Defendeu inúmeros russos perseguidos pelo Estado. Foi assassinado a tiros ao deixar uma entrevista coletiva a menos de 800 metros do Kremlin.
Ao tentar ajudá-lo, a jornalista Anastasia Baburova também foi baleada e não resistiu.
BORIS NEMTSOV
Político russo. Foi assassinado, em 2015, próximo ao Kremlin, dois dias após protestar contra a crise financeira russa e a guerra na Ucrânia.
VIKTOR YUSHCHENKO
Ex-presidente da Ucrânia. Prometeu aproximar o seu país da União Europeia. Sofreu uma tentativa de assassinato ainda durante a campanha eleitoral. Enfrentou uma desfiguração como resultado do envenenamento. Culpa a Rússia pelo crime.
ALEXEI NAVALNY
Principal opositor político de Putin. Foi envenenado com Novichok, uma substância neurotóxica, e hospitalizado em estado grave. Nesse momento, cumpre uma pena de 3 anos e meio imposta pelo Estado russo. Sua condenação ainda pode ser estendida por mais 15 anos.
SERGEI YUSHENKOV
Político. Foi morto horas depois de registrar seu partido, Liberal Russia, para participar de eleições parlamentares. Reunia evidências associando Putin a um atentado terrorista - um suposto false flag que tornou Putin popular em sua primeira eleição.
YURI SHCHEKOCHIKHIN
Jornalista. Também investigava o atentado terrorista associado a Putin. Morreu misteriosamente, provavelmente envenenado, dias antes de viajar para os EUA, onde planejava se encontrar com investigadores do FBI. Seus registros médicos foram destruídos.
DENIS VORONENKOV
Político. Duro crítico de Putin, fugiu para a Ucrânia quando passou a ser perseguido pelo Estado russo. Horas antes de morrer, disse ser um alvo do Kremlin. Morreu assassinado, a caminho de um encontro com outro político russo exilado na Ucrânia.
SERGEI SKRIPAL
Espião. Foi agente duplo, atuando para os serviços de inteligência do Reino Unido. Foi condenado por alta traição, mas se estabeleceu no Reino Unido após uma troca de prisioneiros. Sergei e sua filha Yulia foram envenenados com Novichok, mas sobreviveram.
NIKOLAI GLUSHKOV
Empresário. Crítico de Putin, conseguiu asilo político no Reino Unido. Foi assassinado uma semana após o envenenamento de Sergei e Yulia Skripal. Sua morte foi planejada para parecer um suicídio.
ALEXANDER PEREPILICHNYY
Empresário. Entregou documentos a promotores suíços detalhando o envolvimento de altos funcionários russos na fraude do Tesouro do país. Morreu em Londres. Testes toxicológicos apontaram a causa como envenenamento.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Se você não está em coma, deve ter visto alguns vídeos por aqui, nos últimos dias, com o pau quebrando na Geórgia 🇬🇪.
Preparei essa thread contando o que você precisa saber sobre esse assunto, e por que ele também diz respeito a você:
A princípio, você nunca pararia para ler sobre esse país.
Com os seus 3,7 milhões de habitantes, a Geórgia tem uma população menor que o estado do Espírito Santo.
Mas eu convido você a prestar atenção nessa história.
A Geórgia está no Cáucaso.
O Cáucaso tem esse nome por causa dessa cordilheira aqui: a Cordilheira do Cáucaso.
A Geórgia liga a Europa ao Oriente Médio. Mesmo pequena, está numa posição privilegiada para as rotas comerciais e militares entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.
Sim, o pau também está quebrando na Coreia do Sul 🇰🇷.
Essa é a história:
Esse sujeito aqui se chama Yoon Suk Yeol. Ele é o presidente da Coreia do Sul.
Agora há pouco, Suk Yeol declarou lei marcial no país. Ele está acusando o principal partido de oposição do país de simpatizar com a Coreia do Norte 🇰🇵 e de promover atividades antiestatais.
Yoon Suk Yeol não entrou em detalhes sobre quais medidas seriam tomadas.
Mas isso é o que lei marcial significa na Coreia do Sul:
1. A restrição do direito de protestar e se expressar.
2. Restrições ao movimento de civis podem ser impostas para manter a ordem.
3. Os militares podem ocupar áreas estratégicas e atuar como força policial.
4. O governo pode censurar informações para evitar “desinformação” ou agitação.
5. No lugar de tribunais civis, os crimes podem ser julgados por tribunais militares.
Preparei essa thread para você que está perdido sobre o que está acontecendo no país.
Prepare o estômago:
Essa aqui é a Síria.
A Síria está na encruzilhada da Ásia, Europa e África, e faz fronteira com Turquia 🇹🇷, Iraque 🇮🇶, Jordânia 🇯🇴, Israel 🇮🇱 e Líbano 🇱🇧.
A maior parte da população desse lugar é árabe, mas a Síria também abriga curdos, armênios, turcomenos e assírios.
Esse aqui é o ditador da Síria. Ele se chama Bashar al-Assad.
Assad está no poder na Síria desde 2000, quando sucedeu o pai, Hafez al-Assad, que governou a Síria por 3 décadas – o que significa dizer que esta família governa este país há mais de meio século.
Como a Rússia está usando uma rede social chinesa para tentar um golpe na terra do Conde Drácula – e por que essa história revela o quanto a nossa geração está bem mais fodi#% do que imagina.
A thread:
Esta aqui é a Romênia, a terra do Conde Drácula.
A Romênia é um país no sudeste da Europa, na região dos Bálcãs. Ela faz fronteira com cinco países:
Além disso, possui uma costa de 245 quilômetros no Mar Negro.
Os Bálcãs estão na encruzilhada do Oriente e o Ocidente, no centro de uma competição eterna entre grandes potências.
Por décadas, no seu período comunista, a Romênia foi aliada de Moscou. Mas desde a execução do ditador Ceaușescu, no Natal de 1989, este é um país pró-Ocidente.
Há alguns dias, Matt Gaetz foi indicado por Trump para ser o novo chefe do Departamento de Justiça dos EUA. Hoje, ele renunciou à indicação por estar envolvido em escândalos sexuais.
Gaetz não é o único indicado por Trump a enfrentar esse problema.
Essa é a história:
Quando foi indicado por Trump para ser Attorney General, Matt Gaetz era um congressista da Flórida.
Gaetz vinha sendo investigado pelo Comitê de Ética da Câmara por acusações de má conduta sexual.
Duas mulheres testemunharam no Congresso americano que Gaetz as pagou “por sexo”, e que as suas festas eram regadas por maconha e ecstasy.
Uma delas diz que viu Gaetz transando, numa dessas festas, com uma menina menor de idade.
As duas mulheres foram apresentadas a Gaetz por Joel Greenberg.
Em 2022, Greenberg foi condenado a 11 anos de prisão por tráfico sexual de menores e diversos outros crimes. Ele se declarou culpado.