Muita gente imagina que a naturalização de símbolos de regimes opressores é o começo do fim dos "valores fundamentais de uma democracia", eu diria que é antes de tudo um sintoma avançado de sua derrocada. Falo daquilo que tenho propriedade: a normalização da Ditadura Militar.
Por conta do meu trabalho na CNV eu passei a acompanhar grupos de intervencionistas e a forma como a internet era utilizada para propagar a mensagem destes grupos e assim conter os avanços da própria CNV diante da opinião pública.
Ao contrário do que muita gente imagina, estes grupos não se dedicavam apenas a defender a reputação de torturadores, mas defendiam a a "honra" do regime em todos os seus segmentos. Inclusive, admitindo a existência de tortura.
Trata-se do famoso mito de que a Ditadura Militar "torturou mas desenvolveu o país" repetido até por algumas figuras proeminentes da esquerda brasileira. Inclusive, sempre bom lembrar que até ontem o próprio Delfim Neto escrevia para uma revista (supostamente) de esquerda.
Normalizar o Delfim Neto, suas opiniões sobre economia, etc..., fazia parte de um amplo ecossistema. A ditadura não seria mais vista como um regime de exceção - e portanto passivo de ser julgado pela justiça de transição -, seria apenas um período político.
Nessa versão, as graves violações de direitos humanos era reduzidas a "excessos individuais", "casos isolados", etc... Já vi diversos militares (oficiais) adotando esta teoria para defender a honra de suas instituições.
Se diziam julgados e condenados pelos atos de uma minoria. Eu mesmo já fui questionado por um destes que me perguntou abertamente a quantidade de torturadores nas FFAA e a proporção com o restante das forças.
Não por coincidência é o mesmo discurso que ouvimos diariamente quando nos deparamos com mais um caso de violência policial. A teoria da "banda podre". Essa teoria é fundamental para normalizar a máquina: nesse exemplo, de que é possível a existência de uma "PM humanizada".
O mesmo acontece com a ditadura: esse discurso de que ela torturou mas desenvolveu o país alimenta a ideia de é possível a existência de um regime ditatorial comandado pelos militares onde só exista a "parte boa".
Sempre bom lembrar que a Ditadura Militar devolveu o país em frangalhos, tanto na parte econômica quanto na parte social. Que o plano original era de que só tivéssemos uma democracia nos anos 90, mas eles não tiveram força política para se segurar no poder.
Mas vejamos, esse mito foi alimentado por anos, os grupos intervencionistas divulgavam muito material sobre como a ditadura beneficiou supostamente desenvolveu o país, grandes obras como Itaipu tinham um papel crucial nessa estratégia.
Criavam assim um passado glorioso, moral e econômico. Um passado glorioso que estava sendo destruído pelas esquerdas. Estamos falando aqui do começo do auge da Lava Jato e da crise econômica enfrentada pelo segundo governo Dilma.
Nomes que até outro dia eram colocados de lado pelos próprios intervencionistas, como o próprio Figueiredo (visto como um incompetente que destruiu o regime) e o Ustra passaram a ser defendidos como os últimos bastiões desse passado glorioso.
Nesse cenário, a defesa de Ustra feita por Jair Bolsonaro durante a votação do impeachment, seu efeito, era o sintoma de algo pior. De que ele, outrora um símbolo maldito do regime, isolado enquanto um elemento que deveria ser (momentaneamente) esquecido, já poderia ser assumido.
Por isso a gente tem que ficar muito atento a esse tipo de coisa. As pessoas não precisam usar uma suástica no peito para estarem defendendo os mesmos valores do nazismo, por exemplo.
Essa thread complementa bem o que eu estou dizendo

Aqui temos um outro exemplo disso: quem precisa defender abertamente tribunais de exceção de regimes ditatoriais quando se tem a mídia defendendo que medidas que fortalecem o devido processo legal são "negativas" pois "favorecem" políticos?

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Orlando Calheiros

Orlando Calheiros Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AnarcoFino

Mar 4
Bolsonaro não é um (ex-)militar atípico. O militar ama sua pátria (um projeto) e odeia o seu povo (o presente), isso fica muito explícito quando olhamos tanto para a Ditadura Militar quanto para a fundação da República.
Tudo se passa como se o povo brasileiro carregasse consigo uma mácula, o "pecado da miscigenação". Lembram-se da fala do Mourão sobre os vícios que os brasileiros supostamente herdaram dos negros, dos indígenas e dos portugueses?

congressoemfoco.uol.com.br/area/pais/mour…
Caberia então a instituição militar reformar o Brasil, libertá-lo de seus elementos espúrios, domesticando-o. De sua própria perspectiva, os militares não apenas se pensam como agentes do progresso, mas como eles próprios sendo o modelo desse progresso. Ponto fundamental!
Read 14 tweets
Mar 3
Eu falei disso na twitch ainda na semana passada, originalmente ele fora convencido de que não haveria conflito, depois de que seria rápido e os demais países não se envolveriam por conta da dependência do gás russo. +
O problema é que mesmo que isso se confirmasse ainda seria uma decisão estúpida visto que aumentaria o isolamento do país no mundo, especialmente em um cenário onde o Biden tentaria utilizar a guerra como freio de arrumação das próximas eleições americanas.
Agora, sempre bom lembrar que a tal "ala política" foi uma das primeiras a defender a posição do Presidente. Com efeito, essa nota que mostra o fracasso da inteligência militar - esse oximoro - deve ser lida na chave da disputa interna para a indicação do vice de Bolso.
Read 5 tweets
Mar 2
Depois não elege seus candidatos e coloca a culpa na milícia, nas igrejas, na praia... O único contato dessa esquerda carioca com o povo é o bom dia que dá, quando isso, para o porteiro.
Eu estava em live e só vi a postagem agora. Eu tô puto de um jeito que...
Aí eu falo, quem aparece aqui no subúrbio, na favela, de quatro em quatro anos pedindo voto é essa esquerda. Quando o povo está precisando é só deboche e "meu mais sincero foda-se".
Read 4 tweets
Mar 2
Hoje no metrô do Rio de Janeiro, o condutor (algo emocionado) foi ao microfone para dizer que nenhuma tempestade dura para sempre e que no fim tudo acabará bem.

Não sei o que aconteceu com o condutor, mas obrigado e parabéns.
"São Paulo não tem isso!"
Na descida eu e outras pessoas soltamos um "Valeu, Lima" para ele. Sem zoeira, esses pequenos atos de gentileza melhoram o dia.
Read 4 tweets
Mar 2
O nome, a arte, o tema, o texto e os convidados. Isso é apenas um "projeto de vaidade", o tema foi escolhido a dedo para chamar a sua própria esposa para participar (ela tem um livro sobre o assunto).
E "projeto de vaidade" é uma bela definição tanto da carreira de Moro quanto de sua esposa, que chegou a lançar um livro sobre como era viver com o Moro.
Eu e o @alcysio tivemos o desprazer de ler o livro do próprio Moro para gravarmos um podcast e eu falei exatamente isso: que é um livro escrito para ele mostrar que é inteligente para os seus bajuladores.
Read 6 tweets
Mar 2
Barril de petróleo sendo negociado a 111 dólares nesse momento. Bom dia!
Cenas de dor e sofrimento em tempos de PPI.
Para melhorar, o banco Goldman Sachs divulgou um relatório estimando que o preço-alvo para o petróleo subiu para US$ 115 por barril no curto prazo. Isso, no Brasil significa, no curto prazo, uma maior pressão inflacionária.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(