Bolsonaro não é um (ex-)militar atípico. O militar ama sua pátria (um projeto) e odeia o seu povo (o presente), isso fica muito explícito quando olhamos tanto para a Ditadura Militar quanto para a fundação da República.
Tudo se passa como se o povo brasileiro carregasse consigo uma mácula, o "pecado da miscigenação". Lembram-se da fala do Mourão sobre os vícios que os brasileiros supostamente herdaram dos negros, dos indígenas e dos portugueses?

congressoemfoco.uol.com.br/area/pais/mour…
Caberia então a instituição militar reformar o Brasil, libertá-lo de seus elementos espúrios, domesticando-o. De sua própria perspectiva, os militares não apenas se pensam como agentes do progresso, mas como eles próprios sendo o modelo desse progresso. Ponto fundamental!
Diferentemente da eugenia nazista, que se imaginava enquanto um projeto global futuro os militares se imaginam como um futuro já realizado.
Enquanto a suposta pureza da raça ariana só poderia ser conquistada no futuro, a existência "diferenciada" dos militares era algo já conquistado, elemento presente.
Enquanto os alemães pensavam em um projeto global, uma reforma da sociedade - donde a necessidade de exterminar os elementos que consideravam indesejáveis -, os militares pensavam na formação de uma casta capaz de reger os próprios "indesejáveis".
Quando olhamos de perto vemos os valores fundamentais do militarismo presentes: hierarquia e obediência. O pensamento militar visa criar uma hierarquia na própria sociedade, com os militares no topo. Caberia aos demais obedecer os militares.
A Ditadura Militar nunca foi apenas um projeto político, era um projeto de sociedade. Donde a utilização da máquina de extermínio pelos militares ser diferente da nazista: aqui o extermínio está relacionado a chamada doutrina da guerra revolucionária.
Basicamente, o extermínio sistemático dos insubmissos teria como objetivo constituir uma máquina de terror capaz de manter a obediência da sociedade. Domesticá-la.
Contudo, ao contrário do nazismo, o militarismo à brasileira pretende manter a existência dos elementos indesejáveis, pois neste regime é preciso que existam aqueles cuja única função é obedecer, aqueles que possam ser sacrificados continuamente para a manutenção dos privilégios.
Aqui poderíamos fazer diversas associações com os planos de crescimento da economia brasileira durante a ditadura, que se apoiavam no trabalho escravo e no sacrifício de trabalhadores - o Brasil era recordista de acidentes de trabalho, por exemplo.
Como estamos na internet é importante salientar que não estou fazendo esta distinção para dizer que um é menos pior que o outro, apenas salientando a diferença para dizer que, justamente, se tratam de projetos opressivos diferentes (mas que podem caminhar juntos até certo ponto).
A pátria que os militares tanto amam é esse projeto de sujeição do povo brasileiro, da constituição de uma aristocracia de oficiais, dessa fusão entre governo e caserna. O povo são aqueles pelos quais eles não podem ter nenhum apreço, aqueles que devem dominar.
A ojeriza ao povo faz parte desse espírito militar. Não é a toa que Figueiredo afirmara adorar mais os cavalos do que as pessoas, que o brasileiro era incapaz de votar por não ter hábitos higiênicos. Cavalos podiam ser domesticados, o povo não.

www1.folha.uol.com.br/folha-100-anos…
Para mais conteúdos como esse, visitem o meu canal na twitch (twitch.tv/ocalheiros) e escutem o meu próximo podcast (estreia 1 de Abril), "Cálice", sobre o assassinato do embaixador José Jobim para esconder os crimes de corrupção durante a ditadura militar.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Orlando Calheiros

Orlando Calheiros Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AnarcoFino

Mar 3
Muita gente imagina que a naturalização de símbolos de regimes opressores é o começo do fim dos "valores fundamentais de uma democracia", eu diria que é antes de tudo um sintoma avançado de sua derrocada. Falo daquilo que tenho propriedade: a normalização da Ditadura Militar.
Por conta do meu trabalho na CNV eu passei a acompanhar grupos de intervencionistas e a forma como a internet era utilizada para propagar a mensagem destes grupos e assim conter os avanços da própria CNV diante da opinião pública.
Ao contrário do que muita gente imagina, estes grupos não se dedicavam apenas a defender a reputação de torturadores, mas defendiam a a "honra" do regime em todos os seus segmentos. Inclusive, admitindo a existência de tortura.
Read 17 tweets
Mar 3
Eu falei disso na twitch ainda na semana passada, originalmente ele fora convencido de que não haveria conflito, depois de que seria rápido e os demais países não se envolveriam por conta da dependência do gás russo. +
O problema é que mesmo que isso se confirmasse ainda seria uma decisão estúpida visto que aumentaria o isolamento do país no mundo, especialmente em um cenário onde o Biden tentaria utilizar a guerra como freio de arrumação das próximas eleições americanas.
Agora, sempre bom lembrar que a tal "ala política" foi uma das primeiras a defender a posição do Presidente. Com efeito, essa nota que mostra o fracasso da inteligência militar - esse oximoro - deve ser lida na chave da disputa interna para a indicação do vice de Bolso.
Read 5 tweets
Mar 2
Depois não elege seus candidatos e coloca a culpa na milícia, nas igrejas, na praia... O único contato dessa esquerda carioca com o povo é o bom dia que dá, quando isso, para o porteiro.
Eu estava em live e só vi a postagem agora. Eu tô puto de um jeito que...
Aí eu falo, quem aparece aqui no subúrbio, na favela, de quatro em quatro anos pedindo voto é essa esquerda. Quando o povo está precisando é só deboche e "meu mais sincero foda-se".
Read 4 tweets
Mar 2
Hoje no metrô do Rio de Janeiro, o condutor (algo emocionado) foi ao microfone para dizer que nenhuma tempestade dura para sempre e que no fim tudo acabará bem.

Não sei o que aconteceu com o condutor, mas obrigado e parabéns.
"São Paulo não tem isso!"
Na descida eu e outras pessoas soltamos um "Valeu, Lima" para ele. Sem zoeira, esses pequenos atos de gentileza melhoram o dia.
Read 4 tweets
Mar 2
O nome, a arte, o tema, o texto e os convidados. Isso é apenas um "projeto de vaidade", o tema foi escolhido a dedo para chamar a sua própria esposa para participar (ela tem um livro sobre o assunto).
E "projeto de vaidade" é uma bela definição tanto da carreira de Moro quanto de sua esposa, que chegou a lançar um livro sobre como era viver com o Moro.
Eu e o @alcysio tivemos o desprazer de ler o livro do próprio Moro para gravarmos um podcast e eu falei exatamente isso: que é um livro escrito para ele mostrar que é inteligente para os seus bajuladores.
Read 6 tweets
Mar 2
Barril de petróleo sendo negociado a 111 dólares nesse momento. Bom dia!
Cenas de dor e sofrimento em tempos de PPI.
Para melhorar, o banco Goldman Sachs divulgou um relatório estimando que o preço-alvo para o petróleo subiu para US$ 115 por barril no curto prazo. Isso, no Brasil significa, no curto prazo, uma maior pressão inflacionária.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(