Uma coisa é certa: Putin deve ter tido orgasmos múltiplos quando a OTAN começou a flertar com a Ucrânia — era o pretexto que ele aguardava há anos! Basta ler dois ou três livros do Dugin para confirmar isso.
Em "Contra o Ocidente: Rússia contra-ataca", Dugin diz coisas muito razoáveis e fofas sobre o conservadorismo – cuja meta é conservar o "constante", o que é eterno em todos os tempos (passado, presente e futuro) – e, em seguida, uma vez aplicado o KY, mete isto no nosso rabo:
Qdo Dugin diz "narod" [povo], ele se refere ao povo tomado em sua dimensão étnica, que não corresponde à racial, mas ao homem que tem raízes fincadas na terra e na cultura. Em seguida, diz que o "indivíduo" não existe, que é uma invenção liberal! Já dá para imaginar o resultado.
O resultado? Se alguém critica alguma iniciativa tomada em nome do Império Russo, que seria o lar do 'narod', é porque está sendo... um indivíduo inconveniente que pensa por si mesmo e contra sua própria "família", contra a Mãezinha Rússia. É apenas um "nômade do asfalto".
E a Ucrânia? Dugin responde:
E, finalmente, os objetivos do eurasianismo (segundo Dugin):
No terceiro tweet desta thread, Dugin fala sobre o "valor da guerra", o que lembra o conto "Paradoxista", do Dostoiévski, no qual um sujeito pacato e afável fala exatamente sobre o valor e as vantagens da guerra. (Usei uma abordagem análoga no meu conto "O machista feminista".)
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
IPTU é aluguel. Nossas propriedades não nos pertencem – pertencem ao Estado. Meu pai teve problemas financeiros ao longo de dois anos e atrasou os pagamentos. Agora, para pagar a dívida, está pensando em vender o único terreno que possui para pagar pelo "direito" de mantê-lo.
É a mesma situação da Hilda Hilst antes de falecer: estava tentando vender seus terrenos para pagar a dívida do IPTU. É como se a pessoa vendesse a roupa do corpo, já paga, para, nu em pelo, pagar pelo direito de usá-las. É o aumento progressivo dos impostos proposto por Marx...
...para minar a propriedade privada. "Ah, o IPTU paga pelos benefícios recebidos." Sim, paga os salários de um monte de funcionários à toa, pelos buracos das ruas, pelo lixo que se vê em todas as partes, pelas obras faraônicas e a corrupção resultante, etc.