só vi isto agora, mas considero este tema interessante!
Por acaso acho mesmo. Não tanto aquele tweet em si, mas as versões atenuadas do mesmo sentimento que se encontram com mais regularidade, e que acho que surgem de dois equívocos semelhantes.
O 1º equívoco (que leva a dizer coisas como “o cenário mundial actual”) é achar que o momento noticioso é uma coisa que existe, e não uma construção 100% contingente. O 2º, mais comum, é ver a internet como um espaço público, quando não é bem um "espaço" nem é bem "público".
Se fosse, objecções como aquela fariam sentido porque cada espaço público é regulado por normas, e cria expectativas de conduta aplicáveis a todos os presentes. Na minha casa há umas, no café há outras, na igreja há outras, etc. E os presentes sabem sempre o espaço onde estão.
Mas como é que se mantêm as mesmas expectativas num não-espaço onde todos os presentes acham (e com alguma razão) que estão em casa? Em que somos todos não-convidados temporários - e em alturas diferentes - no espaço mental e emocional uns dos outros?
É o que distorce a percepção destes “momentos”: achar que estamos todos no mesmo sítio ao mesmo tempo, a ter comportamentos diferentes. A analogia é o funeral: se eu estou na igreja de luto e em silêncio, porque é que há pessoas aqui ao lado todas nuas e a contar anedotas??
Mas é uma péssima analogia para isto. Nem estamos no mesmo espaço público, nem a ideia de que todos estamos a partilhar o mesmo momento temporal é mais do que ilusória. Portanto, quando nos irritamos com o comportamento visível de alguém, a analogia correcta não é o funeral.
Será mais parecida com, sei lá, levar o telemóvel na mão quando vamos cagar e depois dizer: "se eu estou na retrete a pensar na morte, porque raio é que os espectadores em Camp Nou em 2012 neste youtube QUE EU DECIDI VER estão todos aos saltos a festejar um golo??"
A exigência de que se respeite - na internet - o tom adequado a um determinado momento noticioso nunca sequer é feita em nome de quaisquer "vítimas", mas do calendário emocional de quem faz o pedido. É um pedido de deferência ao modo como outros decidiram agendar a sua atenção.
Mas sinto-me preocupado/ solidário/ triste/ entusiasmado agora. Não é há duas horas, quando foi escrito o que eu estou a ler, nem daqui a 20 minutos, quando já estiver a ler outra coisa, é *agora*. Porque é que não está tudo ao meu ritmo?
já não me lembro se havia algum ponto específico onde eu quisesse chegar, mas estou completamente farto desta thread, vou tentar roubar bolo de bolacha

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rogério Casanova, à procura de entendimentos

Rogério Casanova, à procura de entendimentos Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @RogerioCasanova

Mar 8
Neste #DiaInternacionaldaMulher gostaria de partilhar com vocês uma pequena história familiar. É sobre a minha avó, uma grande mulher chamada Natércia Casanova. Mas é também, creio, sobre *todas* as mulheres.
Mas antes de falar sobre a Natércia, obviamente é preciso falar sobre o marido da Natércia, o meu avô Gaspar Casanova. O avô Gaspar nasceu em 1928 em Rio Tinto. Desde novo se percebeu que ia ser um Homem especial.
Bonito, inteligente, trabalhador. Aos 8 anos estrangulou uma raposa com as mãos nuas. Aos 15 anos já media 1,90m de altura, batia em todos os rapazes, e comia todas as gajas de Rio Tinto.
Read 12 tweets
Jan 7
por acaso eu e os meus relaxantes musculares achamos que temos uma boa resposta para esta pergunta: The Expanse é bom porque representa uma Terceira Via para o triunfo da cultura nerd que não se vê em praticamente mais lado nenhum
desde que os nerds ganharam, quase toda a cultura popular de massas é feita para lhes agradar, mas quem tem de fazer essa agora hegemónica produção cultural nunca se livrou totalmente do estigma antigo de que trabalhar naquilo é trabalhar em sub-géneros menores
mesmo muito do público que consome (especialmente o mais velho, e que ainda presenciou discursos culturais diferentes) partilha subliminarmente essas ansiedades. E o que aconteceu é que os próprios produtos arranjaram duas estratégias para incorporar essas ansiedades
Read 9 tweets
Dec 5, 2020
Nestes tempos conturbados que vivemos, há cada vez mais desinformação sobre algo tão simples como uma vacina.
O conhecimento é a coisa mais valiosa que existe, mas também a mais fácil de partilhar. Deixo aqui uma THREAD simples sobre o que é, e como funciona, uma vacina:
1/
Como disse o grande cientista Nicholas Tessio, tudo na vida é energia e frequência, e o nosso sistema imunitário não foge à regra. A doença tem uma frequência baixa, ao contrário da saúde e do bem estar, que têm uma frequência elevada e poderosa
2/
Se o nosso sistema imunitário estiver numa frequência elevada, vai entrar em ressonância com a saúde. Mas há sistemas imunitários negativos. Isto pode dever-se a vários factores: genes incorrectos, p.ex. Ou o simples facto de os nossos pais terem feito sexo de maneira errada.
3/
Read 8 tweets
Apr 19, 2019
eheheh este é muitíssimo mais engraçado que o outro
que monólogo dramático maravilhoso
nos anos 90, havia pessoas em Inglaterra (incluindo o Brian Clough, e mais 50 jornalistas) a garantir que o modelo de transmissões televisivas da recém-criada Premier League ia ser a morte do futebol
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(