Neste #DiaInternacionaldaMulher gostaria de partilhar com vocês uma pequena história familiar. É sobre a minha avó, uma grande mulher chamada Natércia Casanova. Mas é também, creio, sobre *todas* as mulheres.
Mas antes de falar sobre a Natércia, obviamente é preciso falar sobre o marido da Natércia, o meu avô Gaspar Casanova. O avô Gaspar nasceu em 1928 em Rio Tinto. Desde novo se percebeu que ia ser um Homem especial.
Bonito, inteligente, trabalhador. Aos 8 anos estrangulou uma raposa com as mãos nuas. Aos 15 anos já media 1,90m de altura, batia em todos os rapazes, e comia todas as gajas de Rio Tinto.
Era um autêntico "galã", conhecido em toda a região. Sempre que passava na rua por um ajuntamento de fêmeas, ficavam todas com o pito aos saltos; pareciam pipocas a estalar no micro-ondas (metáfora).
O seu QI foi medido por um investigador do Instituto Ricardo Jorge, e reza a lenda familiar que o valor foi tão elevado que destruiu completamente o aparelho de medir QIs, que ficou a largar fumo no meio do chão.
O Instituto insistiu e mais tarde mandou uma equipa inteira de investigadores para lhe tentar medir o QI, mas o meu avô deu-lhes um enxerto de porrada, derrotando-os um por um em luta corpo a corpo, de tronco nu.
Aos 23 começou a trabalhar numa empresa de exportações. Passados oito meses já era o único proprietário da empresa, aproveitando o insólito acidente do anterior dono (caiu da janela do escritório, coitado).
Um homem assim, claro está, podia ter qualquer gaja que quisesse. Bastava-lhe estalar os dedos que ela vinha a "rastejar" (metáfora). Mas quem é que este self-made man milionário escolheu aos 48 anos para ser sua mulher? Exactamente: a minha avó Natércia.
Muita gente não percebeu a escolha é houve falatório em Rio Tinto. Porque é que um homem basicamente perfeito se foi casar com uma mulher banal, analfabeta, e com uma pequena corcunda? Especulou-se muito sobre as razões.
A gonorreia que ele apanhou em Marrocos teria tido consequências? Os rumores amputação parcial seriam verdadeiros? Será que o meu avô sentiu que já não conseguia melhor? Nunca saberemos. O que fica é apenas uma escolha feliz... E a sorte de uma mulher.
O que é certo é que foi um casamento feliz, e a minha avó passou o resto da vida a cuidar dele, mesmo depois de ele enlouquecer.
E esta é a história da minha avó Natércia, que dedico a todas as mulheres neste dia tão especial. Nunca desistam de lutar e de acreditar. ✊
Porque nesta vida nunca se sabe: mesmo quando já não parece haver razões para continuar a respirar, um homem especial pode reparar inesperadamente em vocês, e fazer com que tudo valha a pena.
🙏💪
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Por acaso acho mesmo. Não tanto aquele tweet em si, mas as versões atenuadas do mesmo sentimento que se encontram com mais regularidade, e que acho que surgem de dois equívocos semelhantes.
O 1º equívoco (que leva a dizer coisas como “o cenário mundial actual”) é achar que o momento noticioso é uma coisa que existe, e não uma construção 100% contingente. O 2º, mais comum, é ver a internet como um espaço público, quando não é bem um "espaço" nem é bem "público".
por acaso eu e os meus relaxantes musculares achamos que temos uma boa resposta para esta pergunta: The Expanse é bom porque representa uma Terceira Via para o triunfo da cultura nerd que não se vê em praticamente mais lado nenhum
desde que os nerds ganharam, quase toda a cultura popular de massas é feita para lhes agradar, mas quem tem de fazer essa agora hegemónica produção cultural nunca se livrou totalmente do estigma antigo de que trabalhar naquilo é trabalhar em sub-géneros menores
mesmo muito do público que consome (especialmente o mais velho, e que ainda presenciou discursos culturais diferentes) partilha subliminarmente essas ansiedades. E o que aconteceu é que os próprios produtos arranjaram duas estratégias para incorporar essas ansiedades
Nestes tempos conturbados que vivemos, há cada vez mais desinformação sobre algo tão simples como uma vacina.
O conhecimento é a coisa mais valiosa que existe, mas também a mais fácil de partilhar. Deixo aqui uma THREAD simples sobre o que é, e como funciona, uma vacina:
1/
Como disse o grande cientista Nicholas Tessio, tudo na vida é energia e frequência, e o nosso sistema imunitário não foge à regra. A doença tem uma frequência baixa, ao contrário da saúde e do bem estar, que têm uma frequência elevada e poderosa 2/
Se o nosso sistema imunitário estiver numa frequência elevada, vai entrar em ressonância com a saúde. Mas há sistemas imunitários negativos. Isto pode dever-se a vários factores: genes incorrectos, p.ex. Ou o simples facto de os nossos pais terem feito sexo de maneira errada. 3/
nos anos 90, havia pessoas em Inglaterra (incluindo o Brian Clough, e mais 50 jornalistas) a garantir que o modelo de transmissões televisivas da recém-criada Premier League ia ser a morte do futebol