Na noite anterior ao jogo, os jogadores vascaínos foram contemplados com uma programação completa da Rede Carioca de Rádio.
Cantores, radialistas e até dirigentes de outros clubes, como o diretor do Flamengo participaram do momento para encorajar os craques vascaínos.
O Vasco chega para o jogo com 4 vitórias e 1 empate, precisando de apenas 1 empate para se sagrar campeão sul-americano. Nunca uma equipe brasileira esteve tão próxima de um título no exterior.
A expectativa e a ansiedade no Brasil são imensas!
O River Plate jogará com a seguinte formação ⬇️
00' - COMEÇA A PARTIDA!
Exatamente às 18:23 no horário do Rio de Janeiro, o árbitro uruguaio Valentini dá início ao jogo!
Labruna solta um chutaço de fora da área, a bola vai bem no canto direito do gol, mas Barbosa dá um belo salto e consegue fazer a defesa. A plateia chilena vibrou com o lance do goleiro vascaíno.
Friaça invade a área adversária com perigo e quando se preparava para finalizar, acaba adiantando muito a bola e o goleiro Grisetti conseguiu interceptá-lo.
Labruna lança bonita bola para Di Stéfano, este parecia que ia dominar a bola livre na área, mas foi quando Barbosa apareceu de surpresa com uma bela antecipação e conseguiu interceptar a jogada. Torcida mais uma vez aplaude o goleiro vascaíno.
43’ – Vasco pressiona a saída de bola do River Plate e acaba conseguindo outro escanteio (o quarto do cruzmaltino até aqui). Djalma cobra, mas a defesa argentina mais uma vez leva a melhor.
Vasco e River vão empatando sem gols no Estádio Nacional de Santiago. O resultado vai garantindo um título histórico para o Vasco e para o futebol brasileiro.
👊Faltas cometidas: 13 x 4
⛳️Escanteios: 4 x 2
🧤Ações dos goleiros: 8 x 11
🚫Impedimentos: 1 x 1
🗞️Jornal do Brasil
[Comentários]
Vasco esteve levemente superior neste 1º tempo de jogo, mas o time pecou muito na decisão final dos ataques. Os dois esquadrões marcam de maneira intensa e dificultam bastante o jogo do adversário.
Apesar da marcação forte, os dois times possuem talento de sobra para encontrar alguns lances de perigo.
No Vasco, Danilo e Ely conseguem quebrar linhas com excelentes passes. No River, Moreno e Labruna são os mais perigosos.
Maneca rouba a bola, avança pelo meio, dribla Ferrari e Rodriguez e toca para Ismael. Este passa para Friaça livre na área. O centroavante finaliza e a bola vai direto na trave. No rebote, a defesa argentina conseguiu se livrar do perigo.
Dois cachorros travessos invadiram o gramado em Santiago, um correndo atrás do outro. Os dois foram conduzidos rapidamente para fora de campo. Jogo parou por alguns segundos, mas já tá rolando de novo.
Chico recebe na área e fuzila sem chances de defesa para o goleiro Grisetti. O árbitro, no entanto cedeu à pressão absurda feita pelos argentinos e anulou o gol alegando impedimento, que ninguém mais no estádio viu.
Ainda no clima de tensão do gol anulado, Mendez bate em Chico e este, naturalmente, revida. O lance gera revolta nos dois times, e foi necessária a entrada dos carabineiros em campo. O juíz expulsou os dois protagonistas da briga.
A torcida lota o estádio. É a maior assistência do Torneio dos Campeões até aqui. Os chilenos têm muita expectativa de ver o campeão chileno enfrentar o Vasco da Gama, que tem a melhor campanha da competição até aqui.
Escalação do Colo-colo:
Fernandez; Fuenzalida e Pino; Machuca, Miranda e Muñoz; Castro, Farías, Infante, Varela e López.
⭐️Campeão sul-americano invicto (1º time brasileiro a ser campeão no exterior)
⭐️82% de apv em 183 jgs por competições oficiais
⭐️73% de apv em clássicos
⭐️22 jogos seguidos sem perder para Flamengo (17 vitórias e 5 empates)
⭐️3 títulos estaduais profissionais invictos (mais do que qualquer outro clube de Rio ou São Paulo ganhou em todo o século XX)
⭐️2 das 3 melhores campanhas da história do futebol carioca profissional
⭐️11 títulos (7 invictos) e 4 vices em 19 competições disputadas
⭐️Jogadores do Expresso participaram diretamente de 21 dos 22 gols do Brasil na Copa de 50 (22 gols é o 2º melhor ataque da história das Copas).
⭐️Só o Vasco do Expresso e o Honved de Puskas e Kocsis tiveram mais de 20 participações em gols em uma edição de Copa.
Daqui a 2 horas, faremos o tempo real de Vasco e Nacional aqui na página. Mas antes, preparamos um fio especial sobre a parte tática do jogo.
Se liga⬇️
Primeiramente, é importante explicar como o Nacional jogava, para entender um pouco do que o Vasco pretendia fazer para vencer o jogo.
Os times uruguaios utilizavam uma versão do chamado WW, criado por Pozzo, treinador italiano bicampeão do mundo em 34 e 38.
O esquema original seria um 2-3-2-3, com o centro-médio mais recuado e sendo o principal distribuidor de bola, buscando muitos lançamentos para os “halfs” e eventualmente para os meias. Os ataques são muito baseados em ligações diretas buscando contra-ataques rápidos pelas alas.