Friaça avança com a bola entrega na esquerda para Lelé, que de calcanhar enfia a bola na área para Chico, este finaliza livre, mas a bola vai para fora!
35’ – O Vasco está bem desatento no jogo, o que torna a partida mais animada. O Vasco ataca com mais qualidade, mas também dá espaços para os equatorianos contra-atacarem.
41’ – Escanteio para o Vasco cobrado por Chico, a bola é afastada pela defesa e se desenrola um contra-ataque para os equatorianos, que conseguem finalizar, mas Barbosa defende!
Mesmo desatento e pouco inspirado, o Vasco vence o Emelec por 1 a 0 e e respira aliviado na liderança do Torneio Sul-Americano de Campeões!
Classificação do Sul-Americano após todos os jogos dos dias 29/02 e 03/03:
Tem um pequeno erro de digitação na imagem do tweet acima da revista Estadio. O jogo Vasco e Litoral foi 2 a 1 Vasco, e não 4 a 2 para os bolivianos.
Com a incrível vitória do Nacional sobre o River no dia 3 de março, o Vasco passou a depender de uma vitória ou dois empates para conquistar o título de campeão dos campeões sul-americanos.
⭐️Campeão sul-americano invicto (1º time brasileiro a ser campeão no exterior)
⭐️82% de apv em 183 jgs por competições oficiais
⭐️73% de apv em clássicos
⭐️22 jogos seguidos sem perder para Flamengo (17 vitórias e 5 empates)
⭐️3 títulos estaduais profissionais invictos (mais do que qualquer outro clube de Rio ou São Paulo ganhou em todo o século XX)
⭐️2 das 3 melhores campanhas da história do futebol carioca profissional
⭐️11 títulos (7 invictos) e 4 vices em 19 competições disputadas
⭐️Jogadores do Expresso participaram diretamente de 21 dos 22 gols do Brasil na Copa de 50 (22 gols é o 2º melhor ataque da história das Copas).
⭐️Só o Vasco do Expresso e o Honved de Puskas e Kocsis tiveram mais de 20 participações em gols em uma edição de Copa.
Daqui a 2 horas, faremos o tempo real de Vasco e Nacional aqui na página. Mas antes, preparamos um fio especial sobre a parte tática do jogo.
Se liga⬇️
Primeiramente, é importante explicar como o Nacional jogava, para entender um pouco do que o Vasco pretendia fazer para vencer o jogo.
Os times uruguaios utilizavam uma versão do chamado WW, criado por Pozzo, treinador italiano bicampeão do mundo em 34 e 38.
O esquema original seria um 2-3-2-3, com o centro-médio mais recuado e sendo o principal distribuidor de bola, buscando muitos lançamentos para os “halfs” e eventualmente para os meias. Os ataques são muito baseados em ligações diretas buscando contra-ataques rápidos pelas alas.
11/02/1924 - Há 98 anos nascia José Lázaro Robles, o Pinga, ídolo do Vasco e um dos maiores nomes da história do futebol luso-brasileiro.
Mais sobre a carreira de Pinga ⬇️
Pinga teve que superar um grande obstáculo para se tornar jogador, seu pai.
O sr. José Robles não queria jogadores de futebol na família, mas sim profissionais que possuíssem carreiras mais sólidas que pudessem mudar o nível de vida dos Robles.
Contudo, mesmo com a resistência do pai, Pinga e um de seus irmãos, Arnaldo (ou Pinga II), conseguiram entrar para os times juvenis do Juventus-SP, com ambos indo depois para a Portuguesa, em momentos diferentes (Arnaldo foi antes de Pinga).