EstudeVasco Profile picture
Feb 18 16 tweets 5 min read
ANÁLISE TÁTICA - Vasco x Nacional - 1948

Daqui a 2 horas, faremos o tempo real de Vasco e Nacional aqui na página. Mas antes, preparamos um fio especial sobre a parte tática do jogo.

Se liga⬇️
Primeiramente, é importante explicar como o Nacional jogava, para entender um pouco do que o Vasco pretendia fazer para vencer o jogo.

Os times uruguaios utilizavam uma versão do chamado WW, criado por Pozzo, treinador italiano bicampeão do mundo em 34 e 38.
O esquema original seria um 2-3-2-3, com o centro-médio mais recuado e sendo o principal distribuidor de bola, buscando muitos lançamentos para os “halfs” e eventualmente para os meias. Os ataques são muito baseados em ligações diretas buscando contra-ataques rápidos pelas alas.
Os meias são mais recuados com o objetivo de povoar mais o meio-campo e ajudar na transição defensiva. Este modelo busca acima de tudo uma marcação (em linhas baixas) bem firme e agressiva, tentando roubar a bola e fazer a ligação direta.
No Nacional, os meias eram um pouco mais ofensivos, procurando conduzir bastante a bola e infiltrar na área para finalizar. O centroavante atraía a defesa para gerar espaços aos meias. Os ponteiros eram condutores como os meias, mas buscavam mais os cruzamentos.
O VASCO

No esquema de Fávio Costa, Jorge (half-esquerdo), é atrasado para a linha dos zagueiros, e Danilo (centro-médio) é puxado mais para esquerda, com Ely (half-direito) se posicionando mais à frente. Eles formam assim a primeira diagonal.
Ademir, mais acostumado com a meia-esquerda, dessa vez vai para a meia-direita, trocando de lugar com Maneca, originalmente meia-direita. Maneca fica mais atrasado no meio que Ademir. Os dois formam com Djalma a segunda diagonal.
FASE OFENSIVA

O primeiro objetivo é avançar pela direita, tentando usufruir da superioridade numérica por este lado. Ely vai à frente para apoiar Ademir e Djalma na criação de jogadas, e assim eles podem triangular e encontrar espaços para cruzamentos ou infiltrações.
Friaça às vezes inverte com Ademir para confundir a defesa.
Qdo o adversário percebe a ala direita vascaína mais presente no ataque, ele naturalmente focaliza sua marcação para aquele lado. Assim, a meta do ataque vascaíno passa a ser inverter a bola com rapidez para que Maneca e Chico definam as jogadas com mais liberdade pela esquerda.
Danilo é o pilar na transição para o ataque. Seu papel, a princípio, é de conduzir a bola e quebrar a linha formada pelos meias do adversário e depois armar a jogada, que pode ser pela direita (para uma jogada mais trabalhada) ou pela esquerda (para uma jogada mais objetiva).
FASE DEFENSIVA

Neste jogo, Flávio pensa que a 1ª meta do time após perder a bola é anular o centro-médio rival e interceptar os passes para as alas ainda no campo de ataque. O objetivo é obrigar o Nacional a acionar seus meias, forçando-os a finalizar de fora da área.
Caso o time uruguaio consiga escapar da pressão vascaína, Danilo recua formando quase uma linha de 4 na defesa, com Jorge e Wilson pressionando os ponteiros adversários. Ely e Maneca fazem a cobertura da linha defensiva. Chico e Djalma voltam para congestionar as alas.
Portanto, o Vasco entra em campo procurando ter a posse de bola e criar chances principalmente a partir de trocas de passes rápidas e roubadas de bola no ataque, pressionando Rodolfo Pini (centro-médio do Nacional).
Na defesa, o objetivo é forçar chutes de longe do Nacional, impedindo as infiltrações dos meias.
Hoje, às 21h, você acompanha aqui na página este jogaço entre o campeão carioca invicto e o campeão uruguaio com uma narração escrita completa baseada nas descrições dos jornais da época.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with EstudeVasco

EstudeVasco Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @EstudeVasco

Feb 18
VAI COMEÇAR!

O Expresso da Vitória enfrenta o Nacional, campeão uruguaio, pela 2ª rodada do Torneio Sul-Americano de Campeões de 1948.

O time já está escalado!
Escalação do Nacional:

Paz, ; Raul Pini e Tejera; Gambetta, Rodolfo Pini e Cajiga; Castro, Walter Gomez, Marin, José Garcia e Orlandi.
00’ – COMEÇA O JOGO!

#VasNac – 0 a 0.
Read 42 tweets
Feb 14
O Expresso da Vitória escalado para a estreia do Torneio dos Campeões!

Já vai começar a partida! ⬇️ #VasLit
A escalação do El Litoral:
Gafure; Arraz e Bustamante; Vargas, Valencia e Ibañez; Sandoval, Rodriguez, Caparelli, Gutierrez e Orgaz.
00’ – Começa o jogo!

#VasLit – 0 a 0.
Read 40 tweets
Feb 11
11/02/1924 - Há 98 anos nascia José Lázaro Robles, o Pinga, ídolo do Vasco e um dos maiores nomes da história do futebol luso-brasileiro.

Mais sobre a carreira de Pinga ⬇️
Pinga teve que superar um grande obstáculo para se tornar jogador, seu pai.

O sr. José Robles não queria jogadores de futebol na família, mas sim profissionais que possuíssem carreiras mais sólidas que pudessem mudar o nível de vida dos Robles.
Contudo, mesmo com a resistência do pai, Pinga e um de seus irmãos, Arnaldo (ou Pinga II), conseguiram entrar para os times juvenis do Juventus-SP, com ambos indo depois para a Portuguesa, em momentos diferentes (Arnaldo foi antes de Pinga).
Read 18 tweets
Jan 7
07/01/1922 – CENTENÁRIO DE CHICO

Há 100 anos nascia Francisco Aramburu, o Chico, ídolo do Expresso da Vitória.

Confira um pouco da trajetória e dos feitos do melhor ponta-esquerda da história do Vasco⬇️

#Chico100
Chico começou sua carreira futebolística no Ferro Carril, time de Uruguaiana-RS, sua cidade natal. Em 1941 chegou ao Grêmio onde teve bastante destaque. No final de 1942 esteve muito perto de fechar com o Botafogo, mas acabou acertando com o Vasco.
Sua estreia pelo Gigante foi no início de 1943 contra o São Paulo. A partir de então, o ponteiro gaúcho ficaria mais 12 temporadas no Vasco, sendo o único integrante do Expresso da Vitória a ficar no Vasco de 1944 a 1953 de forma ininterrupta.
Read 18 tweets
Dec 31, 2021
2021 marcou a pior temporada vascaína de todos os tempos. Mas para não terminar o ano só falando deste Vasco melancólico, preparamos um fio com as 20 melhores temporadas da história do Vasco.

Separamos números e feitos de times de 8 décadas diferentes. Chega mais!⬇️ Image
20ª - 1934

⚔️38 jogos
✅22 vitórias
❌7 derrotas
📈65.7% de aproveitamento
⚽️80 gols pró
🏆Carioca
➡️1º time do Vasco campeão na era profissional
➡️1ª temporada que o Vasco venceu todos os integrantes do 'Trio de Ferro' paulistano Image
Time base de 1934:
Rei (Quarenta II, Marques), Domingos (Lino, Brun) e Itália; Gringo (Tinoco), Fausto (Jucá) e Mola (Calocero); Orlando (Bahianinho, Navamuel), Almir (Leônidas, Lamana), Gradim (Quarenta), Nena (Russinho) e D'Alessandro (Carreiro).
Téc: 'Harry' Welfare
Read 43 tweets
May 22, 2021
22/05/1907 - Há 114 anos nascia Luiz Gervazoni, mais conhecido como "Itália", um dos maiores zagueiros da história do Vasco.
Itália era vascaíno de coração e jogou toda a sua carreira no Vasco, tendo sido o primeiro jogador a alcançar a marca de 400 partidas pelo Gigante.

Ele era o capitão dos fortes esquadrões do Vasco campeões cariocas de 1929 e 1934.
Entre 1929 e 1931, formou uma famosa dupla de zaga ao lado de Brilhante. Os dois atuaram juntos na defesa em 94 partidas, tendo quase 72% de aproveitamento.

Eles formaram a primeira dupla de zaga titular do Brasil em Copas do Mundo.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

:(