Pensar a História Profile picture
Mar 26, 2022 26 tweets 9 min read Read on X
Há 100 anos, em 25/03/1922, era fundado em Niterói o Partido Comunista do Brasil — o antigo PCB. A agremiação teve atuação relevante no processo de articulação da classe trabalhadora e dos movimentos sociais brasileiros ao longo de boa parte do século XX.

1/26
O partido enfrentou diversas crises e cisões que levaram ao surgimento de novas agremiações e a reformulações de seu programa. Desarticulado pela ditadura, a agremiação foi extinta em janeiro de 1992. Seu registro eleitoral foi herdado pelo PPS (atual Cidadania).

2/26
O partido serviu de matriz a diversas organizações. Tanto o PCdoB (instituído em 1962) quanto o novo PCB (fundado em 1993) consideram-se seus legítimos sucessores.

O partido surgiu em meio ao incipiente processo de organização política dos trabalhadores brasileiros.

3/26
Inicialmente organizado em torno das lideranças anarquistas, — responsáveis por articular a greve geral de 1917 e as primeiras associações sindicais — o movimento operário ganhou novo influxo após o triunfo da Revolução de Outubro e a criação da Internacional Comunista.

4/26
Em 25/03/1922, organizou-se em Niterói o congresso de fundação do Partido Comunista do Brasil. Astrojildo Pereira, Abílio de Nequete, João da Costa Pimenta e Cristiano Cordeiro estiveram entre os fundadores.

Apenas três meses depois, o partido foi posto na ilegalidade.

5/26
Atuando clandestinamente, o partido buscou adequar seu programa às determinações da Internacional Comunista e lançou o jornal "A Classe Operária". Após reconquistar a legalidade em 1927, o partido elegeu Azevedo Lima como deputado, mas voltou à ilegalidade meses depois.

6/26
Seguiu, entretanto, participando da política institucional, utilizando o avatar Bloco Operário-Camponês (BOC), por meio do qual elegeu Minervino de Oliveira e Octavio Brandão para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O PCB recuperou a legalidade em 1930.

7/26
Ainda em 1930, o partido recusou apoio ao movimento de Vargas, considerando-o mero preposto de outras oligarquias. Em 1931, obedecendo à determinação de Moscou, incorporou aos seus quadros o revolucionário Luís Carlos Prestes, que se tornaria seu dirigente mais conhecido.

8/26
Visando contornar uma nova cassação de seu registro em 1933, o PCB passou a utilizar a legenda União Operária e Camponesa. Vinculou-se no mesmo período à Aliança Nacional Libertadora (ANL), frente antifascista que fazia oposição ao integralismo e a Getúlio Vargas.

9/26
Em 1935, ANL e PCB organizaram o Levante Comunista — tentativa de sublevação dos militares nos estados do RN, PE e RJ. O movimento foi debelado e os comunistas submetidos a severa repressão, com prisão, tortura e assassinato de vários dirigentes e militantes do partido.

10/26
Malgrado as circunstâncias, o partido prosseguiu clandestinamente com as atividades e chegou a enviar combatentes para as Brigadas Internacionais durante a Guerra Civil Espanhola. O partido se reorganizou durante Conferência da Mantiqueira, realizada em agosto de 1943.

11/26
Com a redemocratização em 1945, o PCB recuperou a legalidade e seus dirigentes e militantes foram anistiados. A legenda logrou se reposicionar como um partido de massas, chegando a agregar mais de 200 mil filiados, obtendo o epíteto de "Partidão".

12/26
Nas eleições de 1945, o PCB obteve 10% dos votos, elegendo Prestes como senador e outros 17 deputados constituintes, incluindo o escritor Jorge Amado. No pleito municipal de 1946, elegeu centenas de vereadores e bancadas expressivas em cidades de grande e médio porte.

13/26
O incremento do poder político do partido alarmou o governo e em 1947 o PCB teve seu registro cancelado. No ano seguinte, todos os parlamentares do partido tiveram seus mandatos cassados. De volta à clandestinidade, o PCB voltou-se à organização dos movimentos no campo.

14/26
Marcado por críticas ao governo de Stalin feitas por seu sucessor, Nikita Kruschev, o XX Congresso do Partido Comunista da URSS teria profundas consequências sobre o PCB, submetendo a agremiação a uma série de disputas internas que levariam a um processo de cisão.

15/26
Em 1958, o PCB lançou a Declaração de Março, abandonando a defesa da revolução armada em favor da "transição pacífica para o socialismo". Dois anos depois, iniciou uma campanha em prol de sua legalização e alterou seu nome para "Partido Comunista Brasileiro".

16/26
Discordando das novas diretrizes do PCB e do processo de desestalinização da URSS, uma dissidência interna liderada por João Amazonas e Maurício Grabois optou por deixar o partido em 1962 e retomou a antiga denominação "Partido Comunista do Brasil", dando origem ao PCdoB.

17/26
Em meio à crise interna, o PCB buscou se aproximar dos nacionalistas, firmou alianças com líderes da "burguesia progressista" e passou a defender as reformas de base de João Goulart. Com o golpe militar de 1964, o PCB seria novamente posto na clandestinidade.

18/26
A recusa do PCB em aderir à luta armada resultou na criação de vários grupos dissidentes (ALN, POLOP, MR8, PCBR) e na saída ou expulsão de ícones dopartido como Carlos Marighela, Joaquim Câmara Ferreira, Apolônio de Carvalho, Mário Alves e Jacob Gorender.

19/26
Mesmo recusando-se a aderir à luta armada e privilegiando a atuação legal no interior do MDB, o PCB foi severamente reprimido durante os Anos de Chumbo. Um terço dos membros do Comitê Central foram assassinados, bem como vários de seus militantes

20/26
Com a desarticulação do PCB, o movimento sindical se reorganizaria em torno do Novo Sindicalismo, sob a liderança de Lula, que ensejaria a criação de um novo polo aglutinador das forças da esquerda — o Partido dos Trabalhadores (PT).

21/26
Fragmentado pelas divergências internas, o PCB mergulhou em uma crise irreversível após a saída de Prestes, que acusou a legenda de se tornar um partido "dócil aos objetivos do regime ditatorial". Com a saída de Prestes, Giocondo Dias assumiu o cargo de secretário-geral.

22/26
De volta à legalidade em 1985, o partido não conseguiu reestabelecer uma estratégia de reinserção na nova ordem política. Renunciou a quaisquer resquícios do programa socialista e converteu-se em uma legenda a reboque do PMDB.

23/26
A queda do Muro de Berlim e a dissolução da URSS agravaram ainda mais a crise no partido, conferindo proeminência ao grupo dos liquidacionistas liderados por Roberto Freire, Rodolfo Konder e Jarbas de Holanda, que propunham o rompimento com o ideário socialista.

24/26
No X Congresso do PCB, realizado em 1992, as lideranças liquidacionistas lograram obter a maioria de votos em prol da dissolução da legenda. O PCB foi oficialmente extinto e deu lugar ao PPS (atual Cidadania), que herdou seu registro eleitoral e seu patrimônio.

25/26
Acusando Freire de articular um golpe, os correligionários contrários à dissolução do partido recorreram à Justiça Eleitoral para obter o direito de manter o nome da legenda extinta, dando origem ao novo PCB, cujo registro eleitoral definitivo foi obtido em maio de 1996.

26/26

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jan 19
Há 81 anos, as forças soviéticas libertavam os sobreviventes do Gueto de Lodz, na Polônia. Lodz foi o segundo maior gueto nazista da Europa, atrás apenas de Varsóvia. Mais de 210 mil pessoas foram encarceradas no local. Leia mais no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Logo após a invasão da Polônia em 1939, os ocupantes nazistas instituíram uma violenta política de segregação dos judeus. Na cidade de Lodz, conhecida por ter uma significativa comunidade judaica, os alemães reservaram um distrito para confinar a população judia.

2/25 Image
A ordem para criar o gueto foi dada por Friedrich Übelhör, o interventor nazista. Para intimidar a população e forçá-la ao deslocamento, os alemães perpetraram uma série de chacinas e massacres — nomeadamente a "Quinta-Feira Sangrenta", quando 350 judeus foram assassinados.

3/25 Image
Read 26 tweets
Jan 9
O governo brasileiro anunciou o envio de 100 toneladas de medicamentos e insumos médico-hospitalares à Venezuela. A ação ocorre após um bombardeio dos Estados Unidos destruir o maior centro de distribuição de medicamentos do país vizinho.

1/7 Image
A iniciativa prioriza o atendimento a cerca de 16 mil pacientes venezuelanos que dependem de hemodiálise, cujo tratamento foi comprometido após o ataque. A primeira remessa, com 40 toneladas de materiais essenciais, deve partir ainda hoje para Caracas.

2/7 Image
O material inclui filtros, linhas arteriais e venosas, cateteres, soluções para diálise e medicamentos de uso contínuo. Os insumos foram arrecadados com doações de laboratórios públicos, hospitais universitários e organizações filantrópicas brasileiras.

3/7 Image
Read 7 tweets
Jan 5
A polícia de São Paulo desconfia que um assalto a um laboratório da USP ocorrido durante o Réveillon tenha sido motivado por espionagem científica industrial. Dois computadores com HD e software desenvolvidos na USP foram levados durante a ação.

1/8 Image
O assalto ocorreu na madrugada de 1º de janeiro de 2026. Quatro homens armados invadiram a sede do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e renderam os dois seguranças de plantão. Os vigilantes foram presos na cozinha do instituto.

2/8 Image
Uma van branca foi utilizada para transportar o material subtraído. Os criminosos levaram 8 bobinas de fios de cobre, 80 metros de cabos plásticos e aparelhos celulares. Diversos equipamentos e instalações foram destruídos ou danificados.

3/8 Image
Read 8 tweets
Dec 4, 2025
Há 66 anos, o general Lott esmagava a Revolta de Aragarças, levante golpista contra o governo de Juscelino Kubitschek. A revolta foi conduzida por militares que já tinham tentado um golpe 3 anos antes, mas receberam anistia. Leia no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Candidato à presidência pelo PSD na eleição de 1955, Juscelino Kubitschek (JK) se apresentou ao eleitorado como herdeiro político de Getúlio Vargas, prometendo trazer ao Brasil “50 anos de desenvolvimento em 5 anos de mandato”.

2/25 Image
JK conseguiu herdar os votos de Vargas e foi eleito presidente. O mesmo ocorreu com João Goulart, ex-Ministro do Trabalho de Vargas, que foi eleito como vice em votação separada.
Mas, ao mesmo tempo, JK e Goulart também herdaram a fúria do antigetulismo.

3/25 Image
Read 26 tweets
Nov 13, 2025
O Ministério Público de Milão anunciou abertura de uma investigação formal contra cidadãos italianos suspeitos de terem participado de "safáris humanos" durante a Guerra da Bósnia. Os turistas europeus pagavam até R$ 600 mil para matar civis por diversão.

1/15 Image
O caso ocorreu durante o Cerco de Sarajevo, episódio dramático da Guerra da Bósnia, que se estendeu de 1992 a 1996. Considerado um dos mais violentos cercos militares do século 20, a ofensiva contra a capital bósnia deixou cerca de 12.000 mortos e 60.000 feridos.

2/15 Image
Conforme a denúncia, o serviço era ofertado pelo exército sérvio-bósnio, chefiado por Radovan Karadzic, preso desde 2008. O Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia o condenou a 40 anos de prisão por genocídio e crimes contra a humanidade.

3/15 Image
Read 15 tweets
Nov 7, 2025
Há 129 anos, uma expedição militar era enviada para destruir Canudos. Convertida em um "paraíso dos pobres", a comunidade foi rotulada como uma ameaça à ordem vigente e submetida a um massacre que deixou 25.000 mortos. Leia mais no @operamundi

1/27

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
No fim do século 19, o sertão nordestino estava mergulhado em uma grave crise social. A terra seguia concentrada nas mãos dos latifundiários, os trabalhadores sofriam com o flagelo da seca e os ex-escravizados vagavam implorando por trabalho nas fazendas da região.

2/27 Image
Nesse cenário desolador, muitos sertanejos buscavam na fé a força para enfrentar o sofrimento cotidiano. Nas áreas remotas, onde a igreja também era ausente, essa dinâmica fortaleceu o messianismo rústico, muito influenciado pelas tradições religiosas populares.

3/27 Image
Read 28 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(