Pensar a História Profile picture
Mar 28, 2022 26 tweets 10 min read Read on X
O empresário Silvio Santos participa de uma reunião com o ditador João Figueiredo, último presidente do regime militar, em 1981. Foi durante essa reunião que o empresário ganhou dos militares a concessão de parte dos canais da extinta TV Tupi, embrião do SBT.

1/26
Sílvio Santos é o nome artístico de Senor Abravanel, filho de um casal de imigrantes sefarditas otomanos. A família Abravanel é um dos mais antigos e destacados clãs judeus e já constava como uma das famílias mais importantes da Península Ibérica desde a Baixa Idade Média.

2/26
Sílvio Santos é decaneto de Isaac Abravanel — o mais célebre patriarca da família, que alegava descender do bíblico Rei Davi. Estadista e fnancista, Isaac prestou serviços à coroa portuguesa e ajudou a financiar as Grandes Navegações e a colonização das Américas.

3/26
Perseguidos após a promulgação do Decreto de Alhambra, os Abravanel se espalharam pelo mundo, mas o peso da origem nobre do sobrenome os acompanharia. Em Tessalônica, o sobrenome virou parte um adágio ladino indicativo de status: "basta dizer que meu nome é Abravanel".

4/26
Sílvio Santos, entretanto, julgaria mais prudente escamotear a origem aristocrática da família sob um nome artístico popular - estratégia condizente com o mito do "self-made man", o homem humilde que perseverou e enriqueceu através do trabalho.

5/26
Popularizou-se a narrativa de que Sílvio Santos trabalhava como camelô e que a partir disso iniciou sua fortuna — uma versão local do "mito da garagem" associado aos bilionários do Vale do Silício, exaltado por liberais ávidos por autenticar a mitologia meritocrática.

6/26
A realidade é bem mais prosaica. Após trabalhar na loja do pai, Sílvio se formou em contabilidade e ingressou na Rádio Mauá por indicação de um amigo, Celso Teixeira. Passou pelas rádios Tupi, Continental e Nacional e fundou um serviço de propaganda nas barcas de Niterói.

7/26
Em 1958, assumiu o comando do Baú da Felicidade — exótico "título de capitalização" criado por Manuel de Nóbrega, em que os clientes resgatavam os valores investidos sem correção monetária, na forma de mercadorias vendidas por preços superiores ao valor de mercado.

8/26
Nos anos 60, o apresentador já era dono de um banco, empresa de publicidade, companhia de seguros, construtora e uma rede de concessionárias de veículos. Em 1961, Sílvio Santos estreou sua carreira na televisão, apresentando um programa na TV Paulista.

9/26
Nas décadas seguintes, o apresentador passaria por Globo, Tupi e Record, tornando-se uma das personalidades mais conhecidas do país. Paralelamente à consolidação de sua carreira televisiva, Sílvio Santos construiu uma relação próxima com a cúpula da ditadura militar.

10/26
Tratava-se de uma parceria de benefício mútuo: o apresentador oferecia apoio aos militares em troca de favores comerciais e apadrinhamento. Durante o governo Médici, Sílvio Santos obteve a concessão de um gigantesco latifúndio na região do Araguaia a preços subsidiados.

11/26
A aquisição da área de 70 mil hectares de mata pantaneira foi subvencionada pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM). Os antigos proprietários da fazenda eram usineiros acusados de invadir terras indígenas.

12/26
O próprio Sílvio Santos detalhou a transação no livro "A fantástica história de Sílvio Santos", de Arlindo Silva, explicando que passou a focar no agronegócio como forma de diminuir o custo dos impostos.

13/26
Isso porque a ditadura militar concedia isenção de impostos para criação de gado — empresas sediadas no Brasil tinham direito à redução de 50% da tributação caso seus projetos agropecuários fossem aprovados pela SUDAM.

14/26
O regime militar financiou 75% do projeto e Sílvio Santos iniciou a derrubada da mata nativa para transformá-la em pasto, onde eram criadas 10 mil cabeças de gado. A região do latifúndio de Sílvio Santos está hoje entre as áreas mais desmatadas do Centro-Oeste do Brasil.

15/26
Além da Fazenda Tamakavy, o empresário incorporou duas agropecuárias, ampliando o latifúndio para quase 100 mil hectares. Uma CPI sobre invasão e grilagem na região chegou a ser aberta em 1979, mas, por pressão do regime militar, não houve responsabilização.

16/26
A proximidade com a ditadura também foi essencial para que Sílvio Santos criasse sua rede de televisão. Em 1975, recebeu de Geisel a outorga do canal 11 do Rio de Janeiro. Em 1981, João Figueiredo concedeu ao empresário o canal 4 de São Paulo - a TVS.

17/26
Surgiu assim o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que se tornaria a 2ª maior rede de TV do Brasil, com faturamento anual superior a 1,1 bilhão de reais. Sílvio Santos retribuiu a ajuda concedendo amplo espaço para a cobertura positiva da ditadura em sua programação.

18/26
O apresentador chegou a criar o laudatório programa A Semana do Presidente, destinado a criar uma imagem positiva dos generais-ditadores. Após a redemocratização, Sílvio Santos ensaiou seu ingresso formal na política, filiando-se ao PFL e candidatando-se a prefeito de SP.

19/26
Em 1989, Sílvio Santos decidiu concorrer à Presidência da República pelo nanico PMB, mas foi impedido graças a uma ação de Eduardo Cunha, que entrou com pedido de impugnação da candidatura por irregularidades na legenda. Segundo o TSE, o apresentador é filiado ao DEM.

20/26
A venda de espaço publicitário no SBT ampliou exponencialmente o patrimônio de Sílvio Santos, tornando-o um dos homens mais ricos do Brasil. Além do SBT, o Grupo Sílvio Santos compreende mais de 30 empresas, do setor imobiliário à agropecuária.

21/26
O faturamento anual do grupo é de quase 3 bilhões de reais. O montante era maior quando o conglomerado detinha a propriedade do Banco PanAmericano. Em 2010, fraudes contábeis operadas pelo banco causaram um rombo de 2,5 bilhões de reais no Fundo Garantidor de Créditos.

22/26
O banco contabilizava como suas as carteiras de crédito repassadas a outras instituições, falsificando seu balanço patrimonial. O PanAmericano foi vendido para o BTG Pactual, fundado por Paulo Guedes e investigado por venda fraudulenta de ações na Operação Conclave.

23/26
Em 2019, o Grupo Sílvio Santos foi acusado pelo delator Adir Assad de lavar milhões de reais em dinheiro sujo proveniente de contratos fraudados de patrocínio esportivo através da Tele Sena. Os promotores da Lava Jato, entretanto, não ofereceram denúncia.

24/26
O genro de Sílvio Santos, Fábio Faria (atual Ministro das Comunicações de Bolsonaro), e sua filha, Patrícia Abravanel, também foram recentemente implicados em escândalos. Fábio apareceu vinculado ao caso da "Farra das Passagens" da Assembleia Legislativa do RN.

25/26
Já Patrícia foi citada em uma investigação da Lava Jato, por ocasião da delação premiada do executivo Ricardo Saud, da J&F. Nenhuma das investigações levou à abertura de processo criminal.

26/26

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jan 19
Há 81 anos, as forças soviéticas libertavam os sobreviventes do Gueto de Lodz, na Polônia. Lodz foi o segundo maior gueto nazista da Europa, atrás apenas de Varsóvia. Mais de 210 mil pessoas foram encarceradas no local. Leia mais no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Logo após a invasão da Polônia em 1939, os ocupantes nazistas instituíram uma violenta política de segregação dos judeus. Na cidade de Lodz, conhecida por ter uma significativa comunidade judaica, os alemães reservaram um distrito para confinar a população judia.

2/25 Image
A ordem para criar o gueto foi dada por Friedrich Übelhör, o interventor nazista. Para intimidar a população e forçá-la ao deslocamento, os alemães perpetraram uma série de chacinas e massacres — nomeadamente a "Quinta-Feira Sangrenta", quando 350 judeus foram assassinados.

3/25 Image
Read 26 tweets
Jan 9
O governo brasileiro anunciou o envio de 100 toneladas de medicamentos e insumos médico-hospitalares à Venezuela. A ação ocorre após um bombardeio dos Estados Unidos destruir o maior centro de distribuição de medicamentos do país vizinho.

1/7 Image
A iniciativa prioriza o atendimento a cerca de 16 mil pacientes venezuelanos que dependem de hemodiálise, cujo tratamento foi comprometido após o ataque. A primeira remessa, com 40 toneladas de materiais essenciais, deve partir ainda hoje para Caracas.

2/7 Image
O material inclui filtros, linhas arteriais e venosas, cateteres, soluções para diálise e medicamentos de uso contínuo. Os insumos foram arrecadados com doações de laboratórios públicos, hospitais universitários e organizações filantrópicas brasileiras.

3/7 Image
Read 7 tweets
Jan 5
A polícia de São Paulo desconfia que um assalto a um laboratório da USP ocorrido durante o Réveillon tenha sido motivado por espionagem científica industrial. Dois computadores com HD e software desenvolvidos na USP foram levados durante a ação.

1/8 Image
O assalto ocorreu na madrugada de 1º de janeiro de 2026. Quatro homens armados invadiram a sede do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e renderam os dois seguranças de plantão. Os vigilantes foram presos na cozinha do instituto.

2/8 Image
Uma van branca foi utilizada para transportar o material subtraído. Os criminosos levaram 8 bobinas de fios de cobre, 80 metros de cabos plásticos e aparelhos celulares. Diversos equipamentos e instalações foram destruídos ou danificados.

3/8 Image
Read 8 tweets
Dec 4, 2025
Há 66 anos, o general Lott esmagava a Revolta de Aragarças, levante golpista contra o governo de Juscelino Kubitschek. A revolta foi conduzida por militares que já tinham tentado um golpe 3 anos antes, mas receberam anistia. Leia no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Candidato à presidência pelo PSD na eleição de 1955, Juscelino Kubitschek (JK) se apresentou ao eleitorado como herdeiro político de Getúlio Vargas, prometendo trazer ao Brasil “50 anos de desenvolvimento em 5 anos de mandato”.

2/25 Image
JK conseguiu herdar os votos de Vargas e foi eleito presidente. O mesmo ocorreu com João Goulart, ex-Ministro do Trabalho de Vargas, que foi eleito como vice em votação separada.
Mas, ao mesmo tempo, JK e Goulart também herdaram a fúria do antigetulismo.

3/25 Image
Read 26 tweets
Nov 13, 2025
O Ministério Público de Milão anunciou abertura de uma investigação formal contra cidadãos italianos suspeitos de terem participado de "safáris humanos" durante a Guerra da Bósnia. Os turistas europeus pagavam até R$ 600 mil para matar civis por diversão.

1/15 Image
O caso ocorreu durante o Cerco de Sarajevo, episódio dramático da Guerra da Bósnia, que se estendeu de 1992 a 1996. Considerado um dos mais violentos cercos militares do século 20, a ofensiva contra a capital bósnia deixou cerca de 12.000 mortos e 60.000 feridos.

2/15 Image
Conforme a denúncia, o serviço era ofertado pelo exército sérvio-bósnio, chefiado por Radovan Karadzic, preso desde 2008. O Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia o condenou a 40 anos de prisão por genocídio e crimes contra a humanidade.

3/15 Image
Read 15 tweets
Nov 7, 2025
Há 129 anos, uma expedição militar era enviada para destruir Canudos. Convertida em um "paraíso dos pobres", a comunidade foi rotulada como uma ameaça à ordem vigente e submetida a um massacre que deixou 25.000 mortos. Leia mais no @operamundi

1/27

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
No fim do século 19, o sertão nordestino estava mergulhado em uma grave crise social. A terra seguia concentrada nas mãos dos latifundiários, os trabalhadores sofriam com o flagelo da seca e os ex-escravizados vagavam implorando por trabalho nas fazendas da região.

2/27 Image
Nesse cenário desolador, muitos sertanejos buscavam na fé a força para enfrentar o sofrimento cotidiano. Nas áreas remotas, onde a igreja também era ausente, essa dinâmica fortaleceu o messianismo rústico, muito influenciado pelas tradições religiosas populares.

3/27 Image
Read 28 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(