Um pai matou o filho de 11 anos com tiro acidental em Formosa (GO) no último sábado. No mesmo fim de semana, um menino de 11 anos foi morto no Pará durante uma brincadeira com a espingarda do pai. Por que cada vez mais crianças são vítimas de acidentes com arma de fogo? #fio ⬇️
O tiro que matou o menino de 11 anos em Goiás veio de uma das 4 armas guardadas em casa. O pai é atirador esportivo e estava fotografando uma das armas para vender quando acionou o gatilho e disparou contra o filho. Ao ver o filho morto, ele tentou tirar sua própria vida.
No Pará, Pedro Henrique, de 11 anos, estava brincando com um amigo de 9 anos quando foi atingido e morto por um disparo acidental de espingarda. O caso aconteceu em maio. A espingarda pertence à família da vítima, que a usava para caça. Elas não sabiam que a arma estava carregada
Deu pra ver né? A lista de crianças vítimas de disparos acidentais de arma é grande. Os casos estampam os portais de notícias frequentemente. Os 2 casos citados foram em maio, e há algo em comum entre eles: as armas dos acidentes estavam dentro de casa, e pertenciam aos pais.
Tem outra coisa: muitas vezes, a criança ou o adolescente pegam a arma guardada em casa e levam para a rua. O Brasil também tem registrado vários casos de crianças e adolescentes portando armas dentro de escolas. Será que nossos pequenos estão em segurança?
Hoje, um adolescente foi flagrado com uma arma dentro de escola no ES. Em maio, uma criança de 4 anos levou a arma do pai para a escola no Capão Redondo, em São Paulo (SP). Em Bom Jesus do Araguaia (MT), o mesmo aconteceu no mês de abril com uma criança de 6 anos.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Instituto Fogo Cruzado

Instituto Fogo Cruzado Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @fogocruzado

Mar 14
4 anos da morte de Marielle e Anderson, #4anosSemRespostas. A arma do crime nunca foi encontrada, mas através do rastreamento da munição foi possível saber quem deu os tiros. E se não pudéssemos saber de onde vieram as munições? É isso que está pra acontecer! Entenda🧶
Ainda não se sabe quem mandou matar Marielle e Anderson, ainda não há #JustiçaPorMarielleEAnderson.. A investigação já passou por 5 delegados e nenhum deles concluiu o inquérito. A submetralhadora HK MP5 utilizada no crime nunca foi encontrada.
Apesar da arma que matou Marielle e Anderson não ter sido encontrada até hoje, com rastreio da munição descobriu-se que a bala era de um lote vendido para a Polícia Federal, em 2006. As munições foram desviadas e pararam nas mãos de Ronnie Lessa, ex-PM acusado pelo assassinato.
Read 6 tweets
Nov 18, 2021
Sabia que a maioria das Polícias do país não tem controle eficaz de seu estoque de armas e munições? Esse arsenal, com armas mais potentes, de calibre restrito, tem pouco ou nenhum controle. Isso facilita desvios e depois estas armas são usadas contra a população. Siga o #fio ⬇️
Quase a totalidade (85%) das das instituições policiais não tem um bom sistema de controle de armas em seus paióis, como mostra o levantamento do @MPF_PB. Apenas 5 estados têm controle eletrônico de munição nas polícias.
oglobo.globo.com/politica/orgao…
Sem sistemas eficientes de controle fica fácil para agentes corruptos lucrarem desviando armas e munições. Em agosto, PMs e civis foram presos em PE sob a suspeita desvio de mais de 300 armas. Não havia monitoramento na sala onde elas estavam armazenadas. jc.ne10.uol.com.br/pernambuco/202…
Read 6 tweets
Aug 31, 2021
Quem está por trás do assalto em #Araçatuba, que deixou 3 mortos e 4 feridos? Hoje é mais difícil saber, já que insumos usados nas bombas, armas e munições são mais difíceis de ser rastreadas desde a revogação de portarias de fiscalização, em 2020 #Fio do @blangeani do @isoudapaz
As bombas usadas pelos assaltantes em #Araçatuba são parecidas com as usadas por grupos terroristas. Os explosivos são conhecidos como IED - Improvised Explosive Device, em português "artefato explosivo improvisado” (+)
Em março de 2020 foi publicada nova regulamentação prevendo que vários insumos usados nos explosivos em #Araçatuba, como emulsão, espoleta e cordéis detonantes, tivessem marcação em QR Code e dispositivos que permitissem identificação (+)
Read 7 tweets
Mar 24, 2021
O MPF foi à justiça contra a falta de transparência na Intervenção Federal no Rio, em 2018. Foi o ano com mais tiroteios na história do Fogo Cruzado - quase 10 mil. A Vila Kennedy, “laboratório da Intervenção” foi o bairro campeão de tiros. Segue o fio 👇
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
Segundo o procurador @julioaraujo_, autor da ação, houve "omissão quanto ao dever de transparência e prestação de contas em relação a fatos ocorridos durante a intervenção federal na segurança pública na Baixada Fluminense".
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti… #FogoCruzadoRJ
No período de intervenção, o Fogo Cruzado registrou 2.069 tiroteios na Baixada Fluminense, o que equivale a 24% do total registrado no Grande Rio (8.613). 411 (20%) dos tiroteios tiveram a presença de agentes de segurança. Os tiroteios deixaram 726 baleados - 477 deles morreram.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(