Aline Novais Profile picture
Aug 13, 2022 34 tweets 10 min read Read on X
O QUE DEFINE UM EXOPLANETA?

De acordo com a NASA, já foram detectados mais de 5000 exoplanetas. Mas você já parou pra pensar quais critérios classificam um exoplaneta? O que diferencia um planeta de outros objetos? Vem de #AstroThreadBR descobrir 👇🏼👇🏼👇🏼 concepção artística de um exoplaneta vermelho, com anéis
- O que é um planeta?

De acordo com a União Astronômica Internacional (IAU), para um objeto ser considerado planeta, ele deve obedecer 3 critérios:

1. Girar em torno do Sol
2. Ter massa suficiente para ser aproximadamente esférico
3. “Limpar a vizinhança” em sua órbita

[2] concepção artística mostrando os planetas do sistema sola
Discussões à parte, esse é exatamente o motivo de Plutão não ser mais considerado planeta: ele não é o objeto dominante em sua órbita, devido à ressonância com Netuno (que domina gravitacionalmente a região) e a identificação de outros objetos menores, também em ressonância.

[3] imagem de Plutão, com uma superfície aparentemente de dive
O problema é que, como você deve ter percebido, essa classificação foi feita para denominar apenas os planetas do Sistema Solar. Mas aí entram os exoplanetas, que estão fora do nosso sistema. Será que eles obedecem os mesmos critérios?

[4]
Evidentemente, exoplanetas não giram em torno do Sol.

“Ok, mas eles giram em torno de uma estrela.”

Será mesmo? Os primeiros exoplanetas descobertos, em 1992, orbitam um pulsar, que é um tipo de remanescente estelar (uma estrela “morta”).

[5] concepção artística de um pulsar, ao centro, com jatos em
“Ok, eles não necessariamente orbitam uma estrela. Mas eles orbitam alguma coisa.”

De que tipo de coisa estamos falando? Luas orbitam planetas. Estrelas binárias orbitam sua companheira. Sem contar que já foram descobertos planetas “errantes”, que não orbitam nada! E agora?

[6]
Eliminando a questão de orbitar uma estrela, temos ainda 2 características para definir um planeta: ser aproximadamente esférico, e dominar sua órbita. Só que outros objetos podem apresentar as mesmas características, como anãs marrons e estrelas.

[7]
- O que classifica um exoplaneta?

Exoplaneta, como o nome já diz, é um planeta que está fora do Sistema Solar. Mas o que é considerado planeta? Como diferenciá-lo de objetos como anãs marrons e estrelas? A resposta não é simples, e existem critérios que tentam definir isso.

[8] concepção artística de diversos planetas e estrelas
Inicialmente, foi definido o critério baseado no limite para fusão de deutério (“hidrogênio pesado”). Calma que eu explico.

Grosso modo, estrelas geram sua própria luz através da fusão de hidrogênio. Isso acontece por causa das altíssimas temperaturas em seu núcleo.

[9] ilustração representando o átomo de hidrogênio (um prót
Anãs marrons não atingem temperaturas tão altas para queimar hidrogênio. Entretanto, elas conseguem realizar fusão de deutério, um isótopo do H que requer temperaturas mais baixas para sua queima. É por isso que muitos se referem a anãs marrons como “estrelas fracassadas”.

[10] desenho de uma anã marrom segurando uma prova nota F, e diz
Como você já deve ter imaginado, planetas não realizam fusão nuclear, e portanto não geram energia. Mas por que não?

[11] concepção artística de um planeta como Júpiter (esquerda
De forma geral, essa capacidade de fundir elementos depende da massa do objeto. Por isso, estabeleceu-se o limite de 13 Mjup (massas de Júpiter), a partir do qual um objeto teria massa suficiente para realizar fusão de deutério, e seria uma anã marrom.

[12] ilustração mostrando a diferença de tamanhos entre o Sol
Então, objetos com massa abaixo de 13 Mjup seriam considerados planetas.

Já o limite para realizar fusão de hidrogênio seria em torno de 80 Mjup. Portanto, objetos com massa acima de 80 Mjup seriam estrelas. Fácil, né? Mas isso gera alguns problemas.

[13] ilustração comparando as massas de planetas e exoplanetas
Por exemplo, a taxa de fusão dos elementos depende também da composição do objeto, o que pode acarretar em objetos com menos de 13 Mjup (“planetas”) fundindo deutério, assim como objetos com mais de 13 Mjup (“anãs marrons”) não realizando fusão.

[14] ilustração de duas anãs marrons, com faixas avermelhadas/
Outro problema é a incerteza na massa de diversos objetos, muitas vezes devido ao método de detecção, que podem não ter tanta precisão para determinar os parâmetros do objeto.

Vamos supor que mediram a massa de um objeto, que é 12 Mjup, com uma margem de erro de ±2 Mjup.

[15]
Considerando a margem de erro, a massa desse objeto pode variar entre 10 e 14 Mjup. E agora, é planeta ou anã marrom?

Como os valores de massa podem ser imprecisos, é complicado "bater o martelo" e classificar rigorosamente esses objetos.

[16]
Alguns pesquisadores argumentam que outros critérios também podem nos ajudar a diferenciar esses objetos, como a maneira como eles se formam.

Teoricamente, estrelas e anãs marrons se formam pelo mesmo mecanismo: o colapso gravitacional de uma densa nuvem de gás e poeira.

[17] ilustração mostrando etapas da formação estelar: começa
A diferença é que anãs marrons não conseguem ganhar massa suficiente para iniciar a fusão de hidrogênio, como fazem as estrelas.

Enquanto isso, planetas se formam em um disco protoplanetário, disco de gás e poeira ao redor de uma estrela em formação.

[18]
Parece um critério aceitável, não é? Exceto pela enorme dificuldade de determinar como alguns objetos se formaram. Por isso, muitos pesquisadores discordam desse critério de seleção.

[19]
Vale lembrar que anãs marrons também podem ter discos protoplanetários durante sua formação, e objetos podem se formar nessa região. É o caso do planeta 2M1207b (vermelho), descoberto orbitando a anã marrom 2M1207 (azul).

[20] imagem real de um planeta orbitando sua estrela. a imagem é
Por fim, vale mencionar os planetas errantes (em inglês “free-floating” ou “rogue planets”). Esses são planetas que não orbitam nenhum objeto, provavelmente porque foram ejetados de seu sistema devido a alguma perturbação ou colisão.

[21] concepção artística de um planeta azulado vagando no espa
Além disso, já foram encontrados objetos de massa planetária (< 13 Mjup) que não necessariamente foram ejetados, e provavelmente se formaram sozinhos, a partir do colapso gravitacional de uma nuvem, assim como estrelas e anãs marrons. Seriam eles anãs marrons ou planetas?

[22]
Ainda existe a possibilidade de um objeto como esse (com menos de 13 Mjup, formado sem sistema) ter sido capturado por uma estrela, passando a orbitá-la.

Então, qual critério de definição é mais importante?

[23]
No caso desses objetos com massa equivalente a de um planeta e formação semelhante à estelar, criou-se, a princípio, o termo “sub-anã marrom” ou “anã marrom de massa planetária”.

[24] comparação de tamanho de uma estrela tipo solar, uma anã
Mas sub-anãs marrons também podem ser consideradas planetas “free-floating”, ou ainda objetos “free-floating” de massa planetária!

Ou seja, fica bem clara a dificuldade de classificar grande parte dos objetos planetários encontrados.

[25] concepção artística de uma anã marrom com faixas rosadas
Mais ainda: e se não conseguirmos determinar a massa ou a formação do objeto? Como fica a classificação? Até onde a massa e/ou o mecanismo de formação do objeto realmente são bons critérios?

[26]
Apesar da IAU inicialmente utilizar a definição baseada na massa do objeto (aquela de 13 Mjup), realmente não existe um consenso entre a comunidade astronômica. Porém, à medida que novos objetos foram sendo detectados, viu-se a necessidade de atualizar essa definição.

[27]
Existe uma definição “em processo” criada pela Comissão de Exoplanetas e Sistema Solar da IAU. Porém, como ainda não é uma decisão oficialmente aprovada, preferi não trazer para essa thread. Quem tiver interesse, pesquise por Lecavelier des Etangs & Lissauer (2022).

[28] ilustração de um planeta rosinha, com olhos e boca, sorrin
Para finalizar, fica a pergunta: quantos exoplanetas de fato já foram detectados?

Consultando os catálogos que reúnem exoplanetas, observamos que o número total de planetas difere bastante. Quais critérios eles utilizam? E quantos desses objetos são realmente planetas?

[29] print do NASA Exoplanet Archive mostrando o número de exopl
Essa polêmica discussão está longe de chegar ao fim! E é por isso que essa thread terá uma PARTE 2, falando sobre catálogos de exoplanetas.

Enquanto isso, curta e compartilhe essa thread, e deixe suas dúvidas e perguntas nos comentários!

🔁❤️

[30]
Referências:

Lecavelier des Etangs & Lissauer (2022). The IAU working definition of an exoplanet. doi.org/10.1016/j.newa…

hal.sorbonne-universite.fr/hal-03631543/d…
cambridge.org/core/services/…
Créditos das imagens (o número corresponde ao número do tweet):

1. NASA/ESA/G. Bacon (STScI)
2. Lunar and Planetary Institute
3. NASA/JHUAPL/SwRI
5. Pablo Carlos Budassi via Wikipedia
8. NASA/W. Stenzel
9. Climate Science Investigations (CSI)/NASA
10. J. S. Pailly
11. Universe Sandbox
12. Wikimedia Commons
13. NASA/Caltech/R. Hurt (IPAC)
14. Roberto Molar Candanosa/Sergio Dieterich/Carnegie Institution for Science
17. Bill Saxton, NRAO/AUI/NSF
18. Gemini Observatory/AURA, Lynette Cook
20. ESO
21. NASA/JPL
26. Chaos syndrome via Wikipedia
27. NASA/JPL-Caltech
28. J. S. Pailly
29. NASA Exoplanet Archive (exoplanetarchive.ipac.caltech.edu)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Aline Novais

Aline Novais Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @astroaline

Jun 18
Tá rolando uma onda de comentários sobre estudantes de graduação não serem cientistas ou não serem pesquisadores

Isso não é de hoje, mas como se intensificou nos últimos dias, resolvi tentar esclarecer algumas coisas aqui pra vocês ⬇️
Antes de mais nada: caso você não me conheça, me chamo Aline, tenho graduação, mestrado e doutorado em astronomia pela UFRJ, e atualmente faço pós-doutorado
Vamos começar a entender por que estudantes de graduação (e pós-graduação) PODEM SIM ser pesquisadores

Durante a graduação em diversas áreas temos a oportunidade de fazer o que chamamos de iniciação científica (IC). Como o próprio nome já deixa claro, é uma iniciação à pesquisa
Read 20 tweets
Dec 7, 2023
Bom dia com mais uma pérola alarmista ✨

Me diz uma coisa: se você não soubesse nada sobre o Sol e como ele se comporta, o que você pensaria ao ler uma notícia dessas?

Porque eu pensaria nada menos do que "Fudeu! Vamos todos morrer!"

Deixa eu contar o que realmente acontece ⬇️ print de um tweet dizendo "🚨 ATENÇÃO:  Buraco com 60 vezes o tamanho da Terra é detectado no Sol. Ele está expelindo uma corrente de vento solar diretamente em direção à Terra". O autor do tweet está censurado
Isso aqui ia virar um fio sobre manchas solares, ventos solares, o que acontece quando os ventos atingem a terra (spoiler: auroras!)

Masss me apontaram aqui nos comentários que a página deu a devida explicação nos tweets seguintes

Isso não é suficiente, e explico o motivo ⬇️
Primeiro que eles mencionam que não existe perigo e insistem que não são sensacionalistas (provavelmente por causa das nossas reclamações) no SEGUNDO tweet

Isso claramente já tá errado, porque o alcance do segundo tweet é SEMPRE MUITO mais baixo (eu mesma não vi até me avisarem)
Read 14 tweets
Nov 9, 2023
Qual é a cor mais quente? 🟣🔵🟢🟡🟠🔴

Em clima de vestibular e ENEM, venho com mais uma questão de Ciências da Natureza envolvendo astronomia, dessa vez da prova do ENEM 2020 (e que eu caí na pegadinha!)

Siga o fio para entender 👀⬇️
a figura mostra um arco íris linear na horizontal, com violeta (esquerda) indo para azul, verde, amarelo, laranja e vermelho (direita)
Herschel, em 1880, começou a escrever sobre a condensação da luz solar no foco de uma lente e queria verificar de que maneira os raios coloridos contribuem para o aquecimento. Para isso, ele projetou sobre um anteparo o espectro solar obtido com um prisma, colocou termômetros nas diversas faixas de cores e verificou nos dados obtidos que um dos termômetros iluminados indicou um aumento de temperatura maior para uma determinada faixa de frequências.  Para verificar a hipótese de Herschel, um estudante montou o dispositivo apresentado na figura. Nesse aparato, cinco recipientes contendo água,...
Escolhi essa questão porque confesso que ela me pegou, e inicialmente eu errei a resposta. Tive que pesquisar mais a fundo o motivo do gabarito, e vim compartilhar com vocês 😆

[2]
Vamos lá: a pergunta menciona um experimento feito por William Herschel lá em 1880. Ele coloca um prisma, onde incide luz solar, e recipientes com água que recebem a luz dispersa do prisma, como na figura abaixo

[3] a figura está parcialmente descrita no tweet. os recipientes são denominados A, B, C, D, E, e a figura indica que raios vermelhos atingem o recipiente B, amarelos/verdes o C, e azuis/violetas o D. os recipientes das pontas (A e E) recebem radiação "invisível"
Read 21 tweets
Nov 5, 2023
Você sabe qual é o ÚNICO lugar no Sistema Solar, além da Terra, onde sabemos que existem mares e lagos na superfície??

A imagem abaixo mostra esses grandes mares (as cores são artificiais, para melhor visualização)

Segue o fio para saber mais ⬇️ imagem de satélite mostrando um lago central maior aproximadamente no meio, dois lagos menores à esquerda, e vários outros pequenos lagos. os lagos e mares têm um formato totalmente irregular. os lagos e mares são mostrados em azul escuro, e o resto do relevo em amarelo escuro, porém as cores são falsas
Esse lugar é TITÃ: o maior satélite de Saturno, e segundo maior do Sistema Solar

Sua densa atmosfera de tons amarronzados permite a existência de líquido na superfície, formando rios, lagos e mares

Mas esses rios, lagos e mares não são feitos de água como na Terra!

[2] imagem de titã. é um objeto redondo, como uma lua, de cor bem amarelada/amarronzada e uniforme, extremamente opaca
Na imagem abaixo, compostas por dados no infravermelho, é possível ver através da atmosfera de Titã

As partes mais claras (verde, laranja) mostram a superfície sólida do satélite, e as regiões escuras são lagos compostos por hidrocarbonetos, como metano (CH4) e etano (C2H6)

[3] imagem de titã no infravermelho, colorida em cores artificiais. a imagem mostra partes verde claras e laranjas, e algumas partes verde escuras no norte do satélite. as partes verde escuras são irregulares: são os mares e lagos do satélite. quadrados pontilhados em branco mostram a localização desses mares
Read 19 tweets
Feb 25, 2023
Olhando a imagem abaixo (que é uma representação artística), como você classificaria esse objeto astronômico? É um planeta? É uma estrela?

Na verdade, é uma ANÃ MARROM! E é sobre esse lindo objeto que vamos falar hoje. Segue o fio 👇🏼👇🏼👇🏼
- O que é uma anã marrom?

Se você já ouviu falar em anãs marrons, deve ter ouvido falar que são “estrelas fracassadas”. Em outras palavras, são objetos que se formaram da mesma maneira que estrelas se formam, mas não possuem massa suficiente para se tornar uma estrela.

[2] ilustração de uma anã marrom, com olhos, mãos e boca, co
- Como estrelas se formam?

Os detalhes da formação estelar completa vão ficar para outra thread, mas resumidamente: estrelas (e anãs marrons) são formadas a partir do colapso gravitacional de uma enorme nuvem molecular, muito fria, feita de gás e poeira.

[3] ilustração do passo a passo da formação estelar, dividid
Read 25 tweets
Dec 5, 2022
A COPA DO MUNDO E A POLÊMICA DA PARALAXE

Quem tem acompanhado a Copa deve ter visto as discussões sobre o gol do Japão. Até o @Casimiro comentou a polêmica em live. Afinal, a bola saiu de campo ou não?

A astronomia explica 👇🏼👇🏼👇🏼 #AstroThreadBR imagem vista de cima do jog...
PARALAXE é um conceito de astronomia antigo. É a diferença aparente na posição de um objeto, quando visto de locais diferentes.

Exemplo simples: estique seu braço e, com um dedo, tape um objeto de fundo. Agora abra um olho e deixe o outro fechado, e depois troque.

[2] duas ilustrações: na esquer...
Verifique a posição desse objeto quando você observa com o olho esquerdo (imagem à esquerda) e com o olho direito (imagem à direita). Reparou que parece que o objeto se deslocou? Isso é paralaxe ✨

[3]
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(