O QUE DEFINE UM EXOPLANETA?

De acordo com a NASA, já foram detectados mais de 5000 exoplanetas. Mas você já parou pra pensar quais critérios classificam um exoplaneta? O que diferencia um planeta de outros objetos? Vem de #AstroThreadBR descobrir 👇🏼👇🏼👇🏼 concepção artística de um exoplaneta vermelho, com anéis
- O que é um planeta?

De acordo com a União Astronômica Internacional (IAU), para um objeto ser considerado planeta, ele deve obedecer 3 critérios:

1. Girar em torno do Sol
2. Ter massa suficiente para ser aproximadamente esférico
3. “Limpar a vizinhança” em sua órbita

[2] concepção artística mostrando os planetas do sistema sola
Discussões à parte, esse é exatamente o motivo de Plutão não ser mais considerado planeta: ele não é o objeto dominante em sua órbita, devido à ressonância com Netuno (que domina gravitacionalmente a região) e a identificação de outros objetos menores, também em ressonância.

[3] imagem de Plutão, com uma superfície aparentemente de dive
O problema é que, como você deve ter percebido, essa classificação foi feita para denominar apenas os planetas do Sistema Solar. Mas aí entram os exoplanetas, que estão fora do nosso sistema. Será que eles obedecem os mesmos critérios?

[4]
Evidentemente, exoplanetas não giram em torno do Sol.

“Ok, mas eles giram em torno de uma estrela.”

Será mesmo? Os primeiros exoplanetas descobertos, em 1992, orbitam um pulsar, que é um tipo de remanescente estelar (uma estrela “morta”).

[5] concepção artística de um pulsar, ao centro, com jatos em
“Ok, eles não necessariamente orbitam uma estrela. Mas eles orbitam alguma coisa.”

De que tipo de coisa estamos falando? Luas orbitam planetas. Estrelas binárias orbitam sua companheira. Sem contar que já foram descobertos planetas “errantes”, que não orbitam nada! E agora?

[6]
Eliminando a questão de orbitar uma estrela, temos ainda 2 características para definir um planeta: ser aproximadamente esférico, e dominar sua órbita. Só que outros objetos podem apresentar as mesmas características, como anãs marrons e estrelas.

[7]
- O que classifica um exoplaneta?

Exoplaneta, como o nome já diz, é um planeta que está fora do Sistema Solar. Mas o que é considerado planeta? Como diferenciá-lo de objetos como anãs marrons e estrelas? A resposta não é simples, e existem critérios que tentam definir isso.

[8] concepção artística de diversos planetas e estrelas
Inicialmente, foi definido o critério baseado no limite para fusão de deutério (“hidrogênio pesado”). Calma que eu explico.

Grosso modo, estrelas geram sua própria luz através da fusão de hidrogênio. Isso acontece por causa das altíssimas temperaturas em seu núcleo.

[9] ilustração representando o átomo de hidrogênio (um prót
Anãs marrons não atingem temperaturas tão altas para queimar hidrogênio. Entretanto, elas conseguem realizar fusão de deutério, um isótopo do H que requer temperaturas mais baixas para sua queima. É por isso que muitos se referem a anãs marrons como “estrelas fracassadas”.

[10] desenho de uma anã marrom segurando uma prova nota F, e diz
Como você já deve ter imaginado, planetas não realizam fusão nuclear, e portanto não geram energia. Mas por que não?

[11] concepção artística de um planeta como Júpiter (esquerda
De forma geral, essa capacidade de fundir elementos depende da massa do objeto. Por isso, estabeleceu-se o limite de 13 Mjup (massas de Júpiter), a partir do qual um objeto teria massa suficiente para realizar fusão de deutério, e seria uma anã marrom.

[12] ilustração mostrando a diferença de tamanhos entre o Sol
Então, objetos com massa abaixo de 13 Mjup seriam considerados planetas.

Já o limite para realizar fusão de hidrogênio seria em torno de 80 Mjup. Portanto, objetos com massa acima de 80 Mjup seriam estrelas. Fácil, né? Mas isso gera alguns problemas.

[13] ilustração comparando as massas de planetas e exoplanetas
Por exemplo, a taxa de fusão dos elementos depende também da composição do objeto, o que pode acarretar em objetos com menos de 13 Mjup (“planetas”) fundindo deutério, assim como objetos com mais de 13 Mjup (“anãs marrons”) não realizando fusão.

[14] ilustração de duas anãs marrons, com faixas avermelhadas/
Outro problema é a incerteza na massa de diversos objetos, muitas vezes devido ao método de detecção, que podem não ter tanta precisão para determinar os parâmetros do objeto.

Vamos supor que mediram a massa de um objeto, que é 12 Mjup, com uma margem de erro de ±2 Mjup.

[15]
Considerando a margem de erro, a massa desse objeto pode variar entre 10 e 14 Mjup. E agora, é planeta ou anã marrom?

Como os valores de massa podem ser imprecisos, é complicado "bater o martelo" e classificar rigorosamente esses objetos.

[16]
Alguns pesquisadores argumentam que outros critérios também podem nos ajudar a diferenciar esses objetos, como a maneira como eles se formam.

Teoricamente, estrelas e anãs marrons se formam pelo mesmo mecanismo: o colapso gravitacional de uma densa nuvem de gás e poeira.

[17] ilustração mostrando etapas da formação estelar: começa
A diferença é que anãs marrons não conseguem ganhar massa suficiente para iniciar a fusão de hidrogênio, como fazem as estrelas.

Enquanto isso, planetas se formam em um disco protoplanetário, disco de gás e poeira ao redor de uma estrela em formação.

[18]
Parece um critério aceitável, não é? Exceto pela enorme dificuldade de determinar como alguns objetos se formaram. Por isso, muitos pesquisadores discordam desse critério de seleção.

[19]
Vale lembrar que anãs marrons também podem ter discos protoplanetários durante sua formação, e objetos podem se formar nessa região. É o caso do planeta 2M1207b (vermelho), descoberto orbitando a anã marrom 2M1207 (azul).

[20] imagem real de um planeta orbitando sua estrela. a imagem é
Por fim, vale mencionar os planetas errantes (em inglês “free-floating” ou “rogue planets”). Esses são planetas que não orbitam nenhum objeto, provavelmente porque foram ejetados de seu sistema devido a alguma perturbação ou colisão.

[21] concepção artística de um planeta azulado vagando no espa
Além disso, já foram encontrados objetos de massa planetária (< 13 Mjup) que não necessariamente foram ejetados, e provavelmente se formaram sozinhos, a partir do colapso gravitacional de uma nuvem, assim como estrelas e anãs marrons. Seriam eles anãs marrons ou planetas?

[22]
Ainda existe a possibilidade de um objeto como esse (com menos de 13 Mjup, formado sem sistema) ter sido capturado por uma estrela, passando a orbitá-la.

Então, qual critério de definição é mais importante?

[23]
No caso desses objetos com massa equivalente a de um planeta e formação semelhante à estelar, criou-se, a princípio, o termo “sub-anã marrom” ou “anã marrom de massa planetária”.

[24] comparação de tamanho de uma estrela tipo solar, uma anã
Mas sub-anãs marrons também podem ser consideradas planetas “free-floating”, ou ainda objetos “free-floating” de massa planetária!

Ou seja, fica bem clara a dificuldade de classificar grande parte dos objetos planetários encontrados.

[25] concepção artística de uma anã marrom com faixas rosadas
Mais ainda: e se não conseguirmos determinar a massa ou a formação do objeto? Como fica a classificação? Até onde a massa e/ou o mecanismo de formação do objeto realmente são bons critérios?

[26]
Apesar da IAU inicialmente utilizar a definição baseada na massa do objeto (aquela de 13 Mjup), realmente não existe um consenso entre a comunidade astronômica. Porém, à medida que novos objetos foram sendo detectados, viu-se a necessidade de atualizar essa definição.

[27]
Existe uma definição “em processo” criada pela Comissão de Exoplanetas e Sistema Solar da IAU. Porém, como ainda não é uma decisão oficialmente aprovada, preferi não trazer para essa thread. Quem tiver interesse, pesquise por Lecavelier des Etangs & Lissauer (2022).

[28] ilustração de um planeta rosinha, com olhos e boca, sorrin
Para finalizar, fica a pergunta: quantos exoplanetas de fato já foram detectados?

Consultando os catálogos que reúnem exoplanetas, observamos que o número total de planetas difere bastante. Quais critérios eles utilizam? E quantos desses objetos são realmente planetas?

[29] print do NASA Exoplanet Archive mostrando o número de exopl
Essa polêmica discussão está longe de chegar ao fim! E é por isso que essa thread terá uma PARTE 2, falando sobre catálogos de exoplanetas.

Enquanto isso, curta e compartilhe essa thread, e deixe suas dúvidas e perguntas nos comentários!

🔁❤️

[30]
Referências:

Lecavelier des Etangs & Lissauer (2022). The IAU working definition of an exoplanet. doi.org/10.1016/j.newa…

hal.sorbonne-universite.fr/hal-03631543/d…
cambridge.org/core/services/…
Créditos das imagens (o número corresponde ao número do tweet):

1. NASA/ESA/G. Bacon (STScI)
2. Lunar and Planetary Institute
3. NASA/JHUAPL/SwRI
5. Pablo Carlos Budassi via Wikipedia
8. NASA/W. Stenzel
9. Climate Science Investigations (CSI)/NASA
10. J. S. Pailly
11. Universe Sandbox
12. Wikimedia Commons
13. NASA/Caltech/R. Hurt (IPAC)
14. Roberto Molar Candanosa/Sergio Dieterich/Carnegie Institution for Science
17. Bill Saxton, NRAO/AUI/NSF
18. Gemini Observatory/AURA, Lynette Cook
20. ESO
21. NASA/JPL
26. Chaos syndrome via Wikipedia
27. NASA/JPL-Caltech
28. J. S. Pailly
29. NASA Exoplanet Archive (exoplanetarchive.ipac.caltech.edu)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with aline #AstroQuizBR

aline #AstroQuizBR Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @astroaline

Jul 23
Recentemente foram divulgadas as primeiras imagens feitas com o Telescópio Espacial James Webb. Dentre as imagens maravilhosas, tivemos o espectro de um exoplaneta, o WASP-96b. Quer entender o que esse espectro pode nos dizer? Vem de #AstroThreadBR 🧶
O espectro divulgado foi feito pelo instrumento NIRISS (Near Infrared Imager and Slitless Spectrograph), à bordo do JWST. Ele é capaz de obter dados espectroscópicos no infravermelho, em comprimentos de onda entre 0.6–5.0 μm, dependendo da observação.
Vamos agora falar sobre o espectro. Nesse caso, é o que chamamos de espectro de transmissão. Esse nome é justamente porque observamos a luz da estrela que passa através da atmosfera do planeta, e interage com os compostos existentes na atmosfera, como átomos, moléculas e nuvens.
Read 35 tweets
Aug 10, 2021
E SE A TERRA E MARTE TROCASSEM DE LUGAR?

O Sistema Solar encontra-se em equilíbrio, a Terra é habitável, e Marte não tem água líquida atualmente. Mas e se um estivesse no lugar do outro, como seria cada planeta?

#AstroThreadBR 👇🏼 Imagem real da Terra à esquerda e Marte à direita, em esca
Vamos falar sobre Marte. No lugar da Terra, a 1 AU do Sol, Marte sentiria muito mais a influência do Sol do que sente hoje. O aumento da temperatura derreteria as calotas polares e, além de liberar água líquida, teríamos um aumento no efeito estufa marciano

© ESO/M. Kornmesser Representação de Marte com água líquida em sua superfíc
Uma das ideias sobre a terraformação de Marte é justamente liberar esse CO2 que atualmente encontra-se congelado nos polos para a atmosfera (CO2 é um gás de efeito estufa). Porém, a quantidade de CO2 não deve ser suficiente para formar uma atmosfera substancial

© NASA Fotografia da atmosfera de Marte. A imagem não mostra Marte
Read 12 tweets
Jun 20, 2021
POR QUE A LUA SE AFASTA DA TERRA (E O QUE VAI ACONTECER COM ELA)?

A cada ano que passa, a Lua se afasta 3.78 cm da Terra. Isso significa que uma hora ela vai se separar da Terra e não teremos mais Lua, certo? Vem nesse fio descobrir 👇🏼

#AstroThreadBR
Vamos começar do começo: por que a Lua se afasta da Terra?

Sabemos que a gravidade da Terra "puxa" a Lua na direção dela, da mesma forma que a gravidade da Lua "puxa" a Terra. Esse "puxar" é a força de maré, que forma na Terra o que chamamos de bojos mareais, em preto na figura
Esses bojos estão sempre na direção da Lua, acompanhando o movimento da Lua. Da mesma forma, a gravidade do Sol também tem influência na Terra, criando seu próprio bojo mareal, como vemos no vídeo em amarelo (© @physicsJ), porém a maré da Lua é dominante
Read 16 tweets
Jun 19, 2021
Uma coisa que me deixa revoltada é vocês virem nos MEUS tweets e marcarem OUTROS divulgadores pra explicar suas dúvidas. O mesmo seria se fosse o contrário (vocês me mandarem tweets de outros divulg. pedindo pra eu explicar), mas nunca aconteceu

Eu sou astrômoma também, sabiam?
Não façam isso, é um p*ta desrespeito com quem fez o post inicial. Faça a pergunta pra pessoa!

O máximo que vai acontecer é ela não saber responder e indicar outro divulgador (provavelmente que seja da área e/ou possa dar uma resposta mais completa)
*astrônoma tão revoltada que errou a própria profissão
Read 5 tweets
Jun 18, 2021
Barnard 68 é uma nebulosa/nuvem molecular a uma distância de ~500 anos luz. A região aparece escura pois é opaca na faixa de comprimento de onda que enxergamos, o visível. A parte escura corresponde à poeira da nebulosa, que nos impossibilita ver as estrelas atrás #AstroQuizBR Image
Comparando a imagem no óptico (esquerda) com a composição no infravermelho (direita © ESO) fica claro que não é uma região vazia. Na imagem no IV, podemos "ver através da poeira" e enxergar as estrelas de fundo

Mas esteja ciente que as cores na imagem à direita são falsas! ImageImage
Por ser uma nuvem molecular, B68 é uma região muito fria, composta principalmente de H2. Com o tempo, essa nuvem vai começar a colapsar para formar estrelas.

© ESA/Gaia/DPAC, CC BY-SA 3.0 IGO Image
Read 6 tweets
Jun 18, 2021
Pra vocês que chegaram agora, algumas coisas sobre o #AstroQuizBR:

- Vocês não precisam postar a resposta certa nos comentários, isso só facilita o jogo pros outros
- Vocês também não precisam ficar me corrigindo, pois é ÓBVIO que existem alternativas erradas (essa é a ideia)
- Eu só posto a resposta certa depois que a enquete fecha (dessa forma também não fico corrigindo quem tá errado nos comentários, senão é spoiler)
- Fiquem à vontade para dar ideias de quiz, é só vir de dm, ou curiouscat, ou qualquer outra forma de contato
- Fiquem à vontade também pra dar sua opinião sobre o quiz (tá fácil, tá difícil, tá repetido)
- Sigam a página @AstroQuizBR pois lá tem todos os quiz (inclusive de outras pessoas)
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(