"Oba, o Programa Artemis vai nos levar de volta pra Lua! Começando pela missão Artemis I!"

Corta para setembro de 2022. Ué… Cadê Artemis I? Não era pra ter sido lançada? Adiaram de novo? Flopou?

Vem comigo nessa #AstroThreadBR conhecer melhor o Programa Artemis 🚀🌕 Logo do programa Artemis: Um A maiúsculo cinza com uma baseImagem da escultura em tamanho real Diana de Versailles (ou
Artemis é um projeto americano da NASA em parceria com a Agência Espacial Europeia @esa, a Agência Espacial Canadense @csa_asc e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão @JAXA_en, e com empresas privadas como a SpaceX, a Northrop-Grumman, a Airbus e a Lockheed Martin. Infográfico com as informações que serão descritas nos p
O objetivo é levar seres humanos novamente para órbita e superfície da Lua e estabelecer a presença humana a longo prazo e de modo sustentável, além de manter uma base lunar (e uma estação espacial) que no futuro facilite missões tripuladas rumo a Marte. Imagem artística que mostra uma cena de astronautas trabalh
Pra ir pra lá vamos usar o foguetão SLS, com a cápsula tripulada Orion. A estação espacial lunar vai se chamar Gateway. Para descer na Lua pela primeira vez vamos precisar o HLS (sistema humano de aterrissagem), que no caso vai ser a Starship HLS da SpaceX.
🔴 SLS - Sistema de Lançamento Espacial

O tal foguetão, que está sendo desenvolvido desde 2011. É enorme: cerca de 98 metros. É também controverso, já que vem apresentando inúmeros problemas desde o projeto. O custo já está em mais 23 bilhões de dólares, + Foguete SLS com a cápsula Orion montado na plataforma de laPôster da NASA mostrando um desenho do foguete e explicando
e a previsão é de que sejam gastos 2 bilhões POR LANÇAMENTO. Ele é bem parecido com o foguete do programa Shuttle e está muito, muito atrasado. O lançamento inaugural era pra ter sido em 2016 mas já foi adiado 16 vezes (!) até a semana passada (vamos falar disso depois). Corpo principal do foguete SLS deitado antes da montagem, vi
🔴 Cápsula/Nave espacial Orion

Parceria entre NASA e as empresas Lockheed-Martin e Airbus, é a nave espacial reutilizável que será usada para levar os astronautas até a Lua. Composta pela cápsula/módulo tripulado e pelo módulo de serviço europeu. Insígnia da cápsula Orion. É um triângulo azul com um peImpressão artística da cápsula Orion no espaço. Ela tem
Parece com a dupla módulo de comando e módulo de serviço do programa Apollo, sabe? Cabem 6 pessoas sortudas (quem não quer ir pra Lua???) e conta com vários sistemas de proteção contra radiação solar.
🔴 Estação Espacial Lunar Gateway

Vai ser nossa primeira estação espacial lunar <3
A ideia é de que ela sirva como laboratório científico, central de comunicações, habitat temporário para astronautas e armazém de rovers e afins. Insígnia oval da Gateway. Uma forma oval azul escura com bo
Não é muito grande, mas é fundamental como apoio para as operações que serão feitas em solo lunar. Tanto a Orion quanto a Starship vão poder se acoplar nela. Infográfico na ESA mostrando cada uma das partes da Gateway
🔴 HLS - Sistema de aterrisagem humana (Starship HLS)

É a nave espacial que vai levar e trazer de volta os humanos da órbita da Lua ao solo lunar. Como o nome evidencia, está sendo desenvolvido pela SpaceX, com alguns percalços. Imagem artística da nave Starship pousada na superfície da
Quando estiver em funcionamento a Starship vai decolar vazia, se acoplar à cápsula Orion tripulada, transferir os astronautas, pousar na Lua, decolar da Lua e devolver os astronautas à Orion (ou para a Gateway quando ela estiver funcional). infográfico mostrando as etapas de lançamento e acoplagem
Uma série de missões menores não tripuladas serão lançadas ao longo do tempo em suporte ao programa, levando equipamentos e suprimentos para a superfície lunar e para a construção/operação da Gateway.
O Programa Artemis tem algumas fases definidas:

🌕 Artemis I (2022?)

Lançamento SLS+Orion sem tripulação (mas com 2 manequins) para passar 6 dias orbitando a Lua e retornar. É um voo para testar tanto o foguete quanto os sistemas da Orion, além da trajetória.
Era pra ela já ter acontecido? Era sim. Uma série de problemas vem sendo encontrados (e solucionados, ufa) em testes pré voo, e o foguete foi finalmente montado e levado para a plataforma de lançamento 39B no Kennedy Space Center em 17 de agosto.
O lançamento estava previsto para o dia 29 de agosto, mas deu ruim: um sensor defeituoso começou a apresentar leituras incorretas na temperatura de um dos motores, vazou combustível, a comunicação entre o centro de comando e a nave estava demorada, ou seja, nada de ignition.
Daí ok, resolveram tudo (espero) e marcaram o lançamento pro dia 3 de setembro, há uma semana. Mas vazou combustível de novo… Agora o que eles dizem é que não vai ser antes de 23 de setembro, mas não marcaram data e muita gente da área acha que não vai ser tão cedo.
É por isso que estamos ouvindo falar do lançamento da Artemis I mas ele nunca acontece… Sempre aparecem problemas que atrasam. Na verdade, é melhor que atrase muito do que rolar lançamento e o SLS explodir por algum vazamento ou algo do tipo.
Ok, quando a Artemis I finalmente tiver voado, testado todos os sistemas e voltado em segurança (a Orion volta pra Terra do mesmo jeito que as cápsulas da Apollo), o próximo passo é… Levar pessoas!

🌕 Artemis II (2024)

DISQUE o lançamento SLS+Orion vai ser em maio de 2024. Impressão artística da nave Orion voando próxima a superf
Quatro astronautas vão viajar até a Lua em trajetória de retorno livre, dar a volta e retornar à Terra. É mais uma missão para testar os sistemas, trajes espaciais, procedimentos e afins, do mesmo modo que a Apollo 8 foi até a Lua, fez 10 órbitas e não desceu. Infográfico da NASA mostrando as etapas da missão.
Aliás, faz 50 anos que um ser humano não sai da órbita da Terra!
🌕 Artemis III (2025?)

Agora sim, em 2025 (ou 2026?), depois de mais de 55 anos um ser humano vai colocar os pés na Lua. Sendo mais precisa, uma mulher (aposto que vai ser a primeira a descer, seria marketing perfeito para NASA), a PRIMEIRA mulher a chegar a andar na Lua.
A missão está programada para 2025 (será?) e dessa vez vai precisar também da Starship HLS, aquela nave que está sendo construída pela SpaceX. Quatro astronautas vão estar na Orion mas apenas dois serão transferidos para a Starship e descerão ao polo sul da Lua + Infográfico que mostra as etapas da missão.
para uma estadia de cerca de 7 dias, quatro caminhadas espaciais, uma série de experimentos científicos e coleta de gelo lunar! Já vai ter equipamento pra eles em solo lunar.
🌕 Artemis IV (2027)

Essa não é uma missão de pouso, mas sim de montagem da Estação Gateway. Quatro astronautas levarão o módulo de habitação da estação para a órbita da Lua. Infográfico mostrando as etapas da missão.
🌕 Artemis V (2028)

De volta pro polo sul lunar! Dois astronautas descerão à Lua, dessa vez levando um jipe lunar aberto (LTV), o que significa que eles precisarão estar com os trajes espaciais para se locomover. A missão vai levar mais módulos para a montagem da Gateway.
🌕 Artemis VII (2028)

Mais um pouso na Lua e entrega de mais componentes da Gateway.

Como vocês podem ver, é um processo que leva bastante tempo. Só teremos uma base de permanência em solo lunar e a gateway completa depois de 2030.
O Brasil é um dos signatários dos chamados Acordos Artemis, que estabelecem parceria entre a NASA e os países que tenham interesse em desenvolver tecnologia e equipamentos que serão usados nas etapas do Programa. Vai dar certo?
A história lança dúvidas (tão lembrados que fomos retirados da Estação Espacial Internacional por não cumprir os acordos?) mas esperamos que sim. Não está claro exatamente quais serão os equipamentos que pretendemos desenvolver, mas enfim.
Confira o que a Agência Espacial Brasileira (não) diz aqui: canaltech.com.br/espaco/exclusi…
O nome Artemis é em homenagem a deusa grega da caça, que tem a Lua como um dos seus elementos. Ela é a irmã do deus Apollo (entendeu?), cujo símbolo é o Sol.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mariella Patti | #LULA2022 🌘 🔭🖌️

Mariella Patti | #LULA2022 🌘 🔭🖌️ Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @PattiMariella

Sep 11
Migos, preciso levar minha idosinha Ninna no vet (17 anos, RESPECT) então tô disponibilizando mais uma leva de prints com desconto. Todos os combos têm frete incluído.

* 2 prints tamanho A5 (14x21) por 50

* 2 prints, tamanho A4 (29x21) por 70

Segue o fio!
1 e 2
3 e 4
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(