O presidente do PL em Carolina (MA), Marcelo Campelo, foi preso por tentativa de homicídio após atirar no carro de adversários políticos. Os tiros atingiram a lataria e o banco traseiro do veículo. Outras #TragediasComArmas foram registradas no dia das eleições. Veja no #fio ⬇️
Eleitores de uma zona eleitoral em Salvador viveram momentos de pânico. Na entrada do colégio, um homem que usava uma camisa verde e amarela atirou contra apoiadores de outro partido. Na tentativa de se proteger dos disparos, uma idosa caiu e ficou ferida.
Homens armados atiraram contra 2 PMs durante a votação na zona sul de São Paulo. Um agente foi atingido na cabeça e no ombro e a outra policial foi baleada no abdômen e na mão. Os eleitores que estavam na escola viveram momentos de terror.
No dia das eleições, a candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro, Andreia Zito (PSD), teve o carro atingido por tiros enquanto passava por Duque de Caxias. A candidata e os outros ocupantes do carro não se feriram.
Um homem entrou armado em uma zona eleitoral de Araguari (MG) e atirou contra uma pessoa que estava no local. A vítima foi levada ao hospital.
Perigo também longe das urnas: Um menino de 4 anos foi vítima de um tiro acidental em Toledo (PR). Ele foi atingido durante a prática de tiro ao alvo durante um encontro de família. O alvo era um pedaço de madeira, mas um dos tiros ricocheteou e acertou a nuca da criança.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Mais de ⅓ dos tiroteios do Grande Rio em março foram na Zona Oeste da capital.
Dos 239 disparos mapeados pelo Fogo Cruzado, 92 foram lá. Não é de hoje que chamamos atenção para o aumento da violência na região, que é marcada pelo forte controle de grupos milicianos. Entenda 👇
Veja como foi a distribuição dos tiroteios no Grande Rio em março por região. A Zona Oeste concentrou mais tiroteios que as regiões da Baixada Fluminense, Leste Metropolitano e Centro somadas.
A diferença fica ainda mais evidente analisando os bairros com mais tiroteios no Grande Rio no último mês. Dos 6 mais afetados, 5 ficam na Zona Oeste da capital.
Em 24 horas, o Brasil e o mundo tiveram um resumo dos últimos 40 anos de violência no Rio de Janeiro. Acompanhamos de perto desde 2016 todas as movimentações na região metropolitana: o crescimento das milícias, a guerra com o tráfico. Como chegamos até aqui? 👇
Esta região é um bom ponto de partida. Gardênia, em Jacarepaguá, zona oeste, é historicamente dominada milícia. Ela é espremida: de um lado fica a Cidade de Deus, do CV. Do outro, Rio das Pedras, o berço da milícia. Em dezembro de 2022 começou uma disputa entre CV e milícia. +
Em janeiro de 2023, a zona oeste do Rio teve 75 tiroteios, 15 mortos e 19 feridos. Moradores souberam de toque de recolher na Gardênia. As favelas ao redor, como a Cidade de Deus, sofreram com a mudança da milícia para o CV. +
A taxa de crianças mortas por armas nos 🇺🇸 cresceu 42% entre 2018 e 2021 e neste ano ultrapassou a marca de 4.700 vítimas, segundo matéria da @NBCNews com dados do Centers for Disease Control and Prevention. O que o 🇧🇷 tem a ver com isso?
Esta violência, que pode ser intencional, acidental e até mesmo suicida, não ameaça igualmente todas as crianças. As crianças negras foram 67% das vítimas de homicídios. As crianças brancas foram 78% das vítimas de suicídio. nbcnews.com/health/kids-he…
O enorme crescimento do número de armas em casa trouxe esta ameaça para mais perto das famílias brasileiras. Somente no mês de agosto, foram pelo menos 3 casos de disparos acidentais ferindo e matando crianças e adolescentes em contexto doméstico.
As mudanças na política de armas não foram bem recebidas pelos CACs. Caçadores, Atiradores e Colecionadores estão protestando contra o revogaço na política de armas do presidente Lula. E já está circulando muita fake news sobre o tema. O que mudou? Te explicamos. 🧶
O decreto de Lula impõe novas regras:
🔸Está proibida a compra de armas e munições de uso restrito.
🔸O número de armas que cada pessoa pode comprar diminuiu de 6 para 3.
🔸CACs poderão comprar até 600 munições para cada arma de uso permitido por ano. Antes eram 5 mil unidades.
🔸MUDANÇA NO PORTE DE TRÂNSITO: A partir de agora, os CACs estão proibidos de transportar armas municiadas. A arma e a munição devem estar separadas.
TRAGÉDIAS NO NATAL: ao menos 20 tiroteios foram registrados durante o feriado natalino nas regiões metropolitanas do Rio, Recife e Salvador. Briga em festa de família, assalto, operação policial e bala perdida estão entre os motivos. Os disparos deixaram 12 mortos e 8 feridos.
6 vezes em que CACs (Colecionadores, Atiradores desportivos e Caçadores) repassaram armas para o crime. 🧵👇
Clubes de tiros e lojas de armas envolvidos no comércio ilegal de armas foram fechados em SP, PE e AL. Os criminosos fraudavam a licença de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC) para traficar armas através das redes sociais.
Este mês, a @gov_pf abriu investigação contra um clube de tiro no Mato Grosso do Sul suspeito de comércio ilegal de armas e munições de grosso calibre. As armas adquiridas pelo clube eram desviadas para o crime.