Bundesliga Insider Profile picture
Oct 10, 2022 19 tweets 8 min read Read on X
🇮🇷 𝕺 𝖈𝖚𝖘𝖙𝖔 𝖉𝖆 𝖏𝖚𝖘𝖙𝖎𝖈𝖆.

Até onde você está disposto a lutar pelo o que é certo? O que está disposto a sacrificar?

Sardar Azmoun vem apoiando a maior manifestação da história do Irã, mas agora vê sua vaga na Copa ameaçada como forma de boicote do governo.

Segue 🧶
Antes de tudo, precisamos entender o contexto político-religioso no qual o Irã se encontra e o que desencadeou aquele que vem sendo, talvez, o maior e mais violento protesto da história do oriente médio.

+
O Irã, assim como outros países do oriente médio, é organizado em todas as suas esferas segundo os dizeres do islamismo xiita (vertente mais radical do Islã).

O país é comandado por um 𝘍𝘢𝘲𝘪𝘩 (líder supremo), cargo vitalício ocupado por Ali Khamenei desde Junho de 1989.

+
Apesar de se intitular uma 'teocracia organizada em uma democracia parlamentar', o Irã é, na prática, um regime antidemocrático que boicota, persegue, prende e mata opositores do governo e das leis xiitas.

Segundo a ONU, é um dos países que menos prega pelos direitos humanos.

+
Uma das características mais marcantes da religião muçulmana é o tradicional 𝘩𝘪𝘫𝘢𝘣, utilizado pelas mulheres.

No Irã, homens e mulheres devem se vestir rigorosamente de acordo com o código de vestimenta xiita em todos os locais públicos, de forma obrigatória.

+
A polícia da moral fiscaliza a população iraniana nas ruas, certificando-se que todos estão seguindo o código xiita.

Os policiais ficam dentro de uma van branca enquanto mulheres, pagas pela polícia, ficam à paisana buscando possíveis irregularidades de vestimenta e conduta.

+
A jovem iraniana Mahsa Amini, de 22 anos, estava passando férias em Teerã com seus pais e seu irmão de 17 anos para visitar a família.

Jina (nome curdo de Mahsa) e sua família andavam na capital e, ao sairem da estação de metro de Haghahi, foram paradas pela polícia da moral.

+
Mahsa tinha uma parte do seu cabelo a mostra sob o 𝘩𝘪𝘫𝘢𝘣. Seu irmão tentou justificar que, por estarem em Teerã pela 1° vez, não conheciam as regras.

Mesmo assim a polícia desacordou Jina com uma coronhada e a colocou na van, jogando spray de pimenta na sua família.

+
3 dias depois, foi anunciada a morte de Masah por "infarto fulminante". A polícia negou seu envolvimento e disse que ela havia "caído repentinamente".

Porém, imagens do rosto de Jina desfigurado começaram a rodar na Internet e foram o estopim de uma revolta.

⚠️ IMAGEM FORTE

+
Os protestos começaram em 17 de Setembro e continuam até hoje nas 31 províncias do país e em 150 cidades pelo mundo. Segundo a Human Rights Watch, já são mais de 185 mortos, sendo 19 menores de idade, e ao menos 2.000 pessoas já foram presas.

+
Na Sexta (07/10) ao menos 3 jovens foram mortos em um confronto contra a polícia. Como retaliação, o grupo "Adalat Ali" hackeou a TV estatal no Sábado durante o noticiário, transmitindo no lugar a imagem de uma máscara seguida de uma montagem de Ali Khamenei em chamas.

+
Apesar disso, Ali Khamenei considerou os protestos como "tumultos" e vem promovendo censuras à jornalistas do exterior. O 𝘍𝘢𝘲𝘪𝘩 disse que jornalistas americanos e ingleses estão fazendo uma cobertura "hostil, exagerada e parcial" para tentar desestabilizar o país.

+
O elenco da seleção iraniana fez um movimento como apoio aos protestos, colocando fotos pretas de perfil em suas contas do Instagram.

Entretanto, Sardar Azmoun foi além: O astro nacional denunciou a censura na seleção e afrontou diretamente o governo em storie já deletado.

+
Azmoun relevou que, enquanto o elenco estava treinando na Áustria, a FFIRI (entidade máxima do futebol no Irã), os proibiu de falar sobre o assunto publicamente. Ademais, Sardar ainda admitiu que corre o risco de ser boicotado da seleção pelo seu pronunciamento.

+
"Se eles são muçulmanos, Senhor, me faça descrente. Não posso mais ficar quieto. Ser expulso da seleção é um pequeno preço a se pagar por um único fio de cabelo de uma mulher iraniana. Vocês deveriam se envergonhar por matar pessoas tão facilmente. Viva às mulheres do Irã!"

+
No dia 28, Sardar postou uma carta aberta em homenagem à seleção iraniana de vôlei. Nela, parabenizou as atletas pela resistência contra o machismo e afirmou que lutará sempre por "suas irmãs".

Azmoun limitou os comentários na sua conta devido aos ataques que vem sofrendo.

+
Por ironia do destino, Sardar Azmoun ainda encara outra adversidade que também ameaça sua ida ao Catar: uma lesão muscular na panturrilha direita que ele sofreu durante o aquecimento do jogo entre Porto e Bayer pela #UCL. O tempo de recuperação previsto é de 6-8 semanas.

+
Sardar deve perder a copa, mas o seu feito vale muito mais que um mundial. São centenas de mensagens diárias de iranianas agradecendo-o por inspirar e amplificar a voz de milhões de mulheres.

Mesmo com 146 gols na carreira, esse é, certamente, o maior golaço que Azmoun já fez.
Muito obrigado por ter conferido essa thread. Se você curtiu, por favor deixe o coraçãozinho e de um RT para ajudar na divulgação! Aproveite pra seguir a página para mais conteúdos como esse. ❤️🤝

Fica aqui o desejo de força para todos o Irã, especialmente para as mulheres. 🇮🇷

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Bundesliga Insider

Bundesliga Insider Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @BundesInsider

Jun 15, 2023
🧶 O quão grande teria que ser o seu sucesso para que ele pudesse ofuscar os seus pecados?

Os mesmos 29 títulos que tornaram Jérôme Boateng um dos maiores jogadores alemães da história são os responsáveis pela cortina de fumaça perfeita para camuflar os seus crimes hediondos. 🧾 Image
⚠️ 𝗔𝗩𝗜𝗦𝗢: Essa thread abordará, com detalhes, casos de vi0l3nci4 doméstica, 4bus0 psicológico, ch4nt4g3m e su1c1d10.

Os relatos foram expostos pelos jornais Collectiv e Süddeutsche Zeitung e constam em processo judicial.

O conteúdo poderá ser sensível para alguns leitores. Image
No dia 02/02/2021, Jérôme Boateng anunciou o término do seu namoro com a polonesa Katarzyna Lenhardt após cerca de 15 meses juntos.

O comunicado veio um mês depoos da modelo ter batido o mini cooper do jogador enquanto dirigia alcoolizada, o que causou uma discussão pública. Image
Read 24 tweets
Jan 2, 2023
🇩🇪 `𝐀 𝐬𝐨𝐦𝐛𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐆𝐚𝐮𝐥𝐢𝐠𝐚

Entre 1933 e 1945 a Alemanha esteve sob a tirania de Adolf Hitler. Todas as esferas da nação foram postas em suas mãos, incluindo o futebol. Nesse fio você conhecerá a história da era mais sombria do futebol alemão: a Gauliga.

Segue! 🧶
Assim que o III Reich foi instaurado em 1933, a liga alemã foi reformulada visando unificar todos os territórios e passou a ser chamada de Gauliga Ostpreußen.

Junto à isso, se iniciou o programa de "arianização" dos times visando extinguir qualquer traços de minorias do esporte.
A Gauliga foi uma fusão da Bezirksliga Ostpreußen e a Bezirksliga Grenzmark, tendo sofrido diversas modificações em seu formato ao longo dos anos.

Hans Von Tschammer se tornou o 'Reichssportführer' (líder esportivo do Reich) e criou a Tschammerpokal, atual Copa da Alemanha.
Read 26 tweets
Oct 27, 2022
🎭 𝕺 𝖒𝖔𝖓𝖘𝖙𝖗𝖔 𝖕𝖔𝖗 𝖙𝖗𝖆𝖘 𝖉𝖔 𝖘𝖚𝖈𝖊𝖘𝖘𝖔.

Jerome Boateng é um dos jogadores mais vitoriosos da história do futebol alemão. Entretanto, o que pouco se sabe é que por trás de um atleta bem sucedido se esconde um agressor e manipulador em série.

Segue. 🧶 Image
⚠️ 𝗔𝗩𝗜𝗦𝗢: Essa thread aborda, com detalhes, casos de violência doméstica, chantagem e suicídio. Os fatos expostos foram levantados por um dossiê investigativo dos jornais "Collectiv" e "Süddeutsche Zeitung", podendo ser sensíveis para alguns leitores.

+ Image
No dia 02/02/2021, Jerome Boateng anunciou o seu término com a polonesa Katarzyna Lenhardt após cerca de 1 ano e 3 meses juntos.

Em entrevista ao "Marca" o alemão disse que a modelo "tentou sabotar o seu relacionamento com a sua ex mulher", com quem ele tem 3 filhos.

+ Image
Read 19 tweets
Jun 28, 2022
🔵⚪️ 𝖀𝖒𝖆 𝖓𝖔𝖛𝖆 𝖊𝖗𝖆 𝖊𝖒 𝕭𝖊𝖗𝖑𝖎𝖓.

Em meio à uma crise política-esportiva que assola o clube, a história foi feita: um mero torcedor venceu um magnata nas eleições presidenciais do Hertha Berlin. Nessa thread te explico mais à fundo essa revolução. 💥

Segue! 🧶
Nesse Domingo, Kay Bernstein foi eleito o novo presidente do Hertha Berlin. Com 1.670 dos 3.016 votos totais (55.4%), ele teve uma das maiores margens da história do clube.

Kay venceu Frank Steffel, ex legislador da Bundesliga, político e altamente bancado por investidores.
Só que, diferente do seu principal concorrente, Kay Bernstein não tinha NENHUM apoio de grandes empresas ou membros de alto escalão do clube, como é comum em eleições de grandes times na Alemanha.

O alemão de 41 anos é simplesmente... um mero torcedor.
Read 16 tweets
Mar 6, 2022
🪖 𝐀 𝐞𝐧𝐞𝐫𝐠𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐠𝐮𝐞𝐫𝐫𝐚.

A medida em que o conflito na Ucrânia vai avançando, o mundo vai sentindo os impactos. Nesse fio você entenderá o dominó geopolítico que afeta desde o mercado energético até a Alemanha e um dos seus maiores clubes: o Schalke 04.

Segue! 🧶
Antes de tudo, precisamos mensurar a relevância que a Rússia possui dentro do mercado de combustíveis fósseis da Europa.

A Rússia fornece cerca de 43% de todo o gás natural da Europa e seu papel como fornecedor só vem crescendo, visto que as produções domésticas diminuíram.
As produções na Holanda (que já foi uma enorme produtora de gás dentro da União Europeia) vem caindo drasticamente à medida em que o governo holandês gradualmente vai desativando o enorme complexo de Groningen, devido a terremotos desencadeados pela produção de gás.
Read 26 tweets
Feb 4, 2022
🇩🇪 𝐎 𝐜𝐥𝐮𝐛𝐢𝐧𝐡𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝟏𝟖

20 times, 38 rodadas. Enquanto os principais campeonatos nacionais tem esse clássico modelo, a Bundesliga segue na contra mão com apenas 18. O que pouco sabe-se é que esse é, na verdade, o meio termo de uma guerra entre times alemães.

Segue 🧶
O primeiro diretor de futebol a propor oficialmente uma liga com 20 clubes na Alemanha foi Heribert Bruchhagen, em Janeiro de 2005, quando dirigia o Eintracht Frankfurt.

Ele mandou uma carta para outros dirigentes que continha 8 argumentos em defesa da expansão da Bundesliga.
Bruchhagen disse que mais partidas significaria mais dinheiro de TV para os clubes. Além disso, afirmou que quase todos os estádios construídos para a Copa do Mundo foram feitos com dinheiro público, e por isso a população tinha o direito de vê-los sendo usados com frequência.
Read 25 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(