Paulo Filho Profile picture
Oct 12 13 tweets 4 min read
Segue o 🧶
Biden lançou hoje a atualização da #Estratégia de Segurança Nacional dos EUA. Alguns rápidos comentários iniciais:
1⃣Sem surpresas, identifica q o mundo vive um momento de inflexão, de competição entre democracias e autocracias.Fala em superar a China e conter a Rússia
2⃣ Os desafios listados são os de sempre: a crise climática, definida como um "desafio existencial"; a segurança energética; pandemias e biossegurança; insegurança alimentar; controle e não proliferação de armas e terrorismo.
3⃣ Os americanos também colocam como prioridade "moldar as regras do jogo", juntamente com "parceiros e aliados" de forma que os organismos multinacionais - a ONU é citada - deixem de ser "irrelevantes ou prejudiciais para a solução dos problemas".
4⃣ O documento coloca a tecnologia em uma posição central na disputa geopolítica de hoje, bem como para o futuro da democracia, da economia e da segurança dos EUA. Em razão disso, informa que novas formas de proteção da tecnologia norte-americana serão implementadas.
5⃣ A defesa do espaço cibernética é enfatizada, e a Rússia é acusada de colocá-la em risco. Nesse ponto, o #QUAD, arranjo de segurança que une Japão, Austrália, EUA e Índia é citado, como instância de desenvolvimento de medidas protetivas do ciberespaço.
6⃣ A #Estratégia fala ainda da importância da manutenção de um comércio internacional "justo e aberto". Neste ponto, acusa a #China de práticas de violar regras.
7⃣ Os #EUA afirmam ainda q a região do Indo-Pacífico é o epicentro da geopolítica no Sec 21.E q tem o compromisso de manter a região "aberta e livre". Cita Taiwan e o Mar do Sul da China.Reafirma os compromissos c/ os aliados Austrália, Japão, Coreia do Sul, Filipinas e Tailândia
8⃣ Fala em aprofundar sua aliança com a Europa e fortalecer a OTAN. Reafirma o compromisso de apoiar a Ucrânia na guerra contra a Rússia. Fala também em apoiar as aspirações europeias de Georgia e Moldávia. e em apoiar os 5 países da Ásia Central em diversos aspectos.
9⃣ O documento fala em mudar a estratégia para o Oriente Médio, deixando de optar pelas ações militares e passando a investir em "projetos que levem os parceiros regionais a ter maior estabilidade e prosperidade".
🔟Em relação à África, as promessas de cooperação de praxe. O documento fala ainda em manter o Ártico pacífico e proteger o mar, o ar e o espaço.
1⃣1⃣ O documento não se refere à América do Sul especificamente. O Subcontinente é colocado no bloco do hemisfério ocidental, considerado pelos EUA a região que mais impacta diretamente os EUA. A crise migratória tem destaque, bem como a crise no Haiti.
1⃣2⃣ Os EUA falam em "proteger a região" de atores "malignos" externos que querem ter presença militar e de inteligência na região. O Brasil não é citado. A Amazônia é citada de passagem, com promessas de "financiamento e apoio à proteção da floresta".
1⃣3⃣ Trata-se de uma reafirmação de que os EUA se consideram a liderança das democracias em uma disputa crescente contra as autocracias russa e chinesa. E de que a maior potência global até aqui vai brigar para se manter nessa posição.
Leia o documento - whitehouse.gov/wp-content/upl…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Paulo Filho

Paulo Filho Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @PauloFilho_90

Sep 13
Segue o 🧶
O avanço ucraniano nos últimos dias foi impressionante. Algumas considerações sobre o q pode vir a seguir.
1️⃣ Os ucranianos vão explorar ao máximo os êxitos;a moral da tropa e do povo vai aumentar ainda mais, c/ a sensação de q a balança da guerra virou favoravelmente
2️⃣ Esse momento favorável aos ucranianos vai aumentar a pressão por apoio ao país nos países da Europa Ocidental. Afinal, os ucranianos passam a sensação de que podem vencer, e os europeus não vão quer ser responsáveis por uma derrota.
3️⃣ Entretanto, é importante notar que as vitórias ucranianas neste momento são feitos militares admiráveis e importantes. Mas são vitórias no plano tático, distantes ainda de serem decisivas para o resultado da guerra.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(