Um menino de 10 anos foi morto ao brincar com a arma do tio em Juatuba (MG). Ele estava com a prima em um quarto no sítio onde a família passava o sábado, quando encontrou a arma. Ao mexer, disparou na própria cabeça. Mais um FDS de #TragédiasComArmas e famílias destruídas 🧵
Um menino de 11 anos atirou acidentalmente e matou o primo, de 12, durante brincadeira com espingarda em Moju (PA). O tiro atingiu o olho da vítima. As crianças encontraram a arma na mesa da sala, que teria sido deixada no local pelo pai de um dos meninos após caçada noturna.
Mais uma vítima de disparo acidental: um homem de 41 anos foi vítima de um tiro da própria arma em Santa Maria (RS). O disparo ocorreu no momento em que o revólver caiu no chão. Ele foi atingido na região da virilha. Ele deu entrada no hospital em estado grave.
Um comício em Macaíba (RN), no domingo, foi interrompido às pressas após tiroteio. Pelo menos 2 pessoas ficaram feridas. O evento de apoio ao candidato Lula (PT) contava com a participação da governadora Fátima Bezerra (PT). Os tiros foram disparados por um homem em uma moto.
Tragédia no trabalho: um policial militar foi morto após ser atingido por um disparo acidental da própria arma em Luziânia (GO). Paulo Vitor de Oliveira foi atingido na região da barriga enquanto colocava o cinto tático, no início da jornada de trabalho.
Noite de lazer termina em tragédia: um homem foi baleado durante uma briga em um bar em Salvador (BA). A confusão foi motivada por uma batida de carro envolvendo o dono do estabelecimento e uma família que consumia no local. O atirador, que era o dono do bar, estava alcoolizado.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
As 2 granadas e os 20 tiros de fuzil disparados por Roberto Jefferson contra a equipe da PF poderiam ter matado vários agentes. 2 se feriram, mas uma coisa é certa: quanto mais armas circulando por aí, mais policiais correm risco de vida. 🧵
Nesse vídeo, Roberto Jefferson tratou como natural o ataque contra a equipe da Polícia Federal. Em prisão domiciliar, ele não deveria ter armas em casa. E tendo, não deveria de modo algum disparar contra os policiais. Como chegamos até aqui?
O número de armas registradas por CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores) de 2019 até agora é 5 VEZES maior do que o registrado entre 2015 e 2018. Muito mais pessoas estão armadas. Por que isso é grave para os policiais? Porque ocorrências comuns se tornaram mais perigosas.
📲 Brasil, 2022: adolescente comprando arma de CAC pelo Zap
Lembra do atentado em uma escola no Ceará? A arma do crime era de um homem com licença de Caçador, Atirador e Colecionador, que vendeu para o adolescente. Mais uma tragédia causada pela atual política de armas do país 🧵
Relembre a tragédia: um aluno foi morto e outros 2 ficaram feridos após um colega de turma atirar dentro de escola em Sobral (CE). O atirador era um adolescente de 15 anos que disse estar sofrendo bullying. A arma usada pelo jovem era de um Caçador, Atirador e Colecionador (CAC).
As primeiras informações compartilhadas após o ataque em escola do Ceará eram de que a arma tinha registro de CAC e pertencia ao pai do adolescente. A informação não se confirmou. Na última quarta-feira, o dono da arma foi identificado e preso por comércio ilegal de arma de fogo.
O presidente do PL em Carolina (MA), Marcelo Campelo, foi preso por tentativa de homicídio após atirar no carro de adversários políticos. Os tiros atingiram a lataria e o banco traseiro do veículo. Outras #TragediasComArmas foram registradas no dia das eleições. Veja no #fio ⬇️
Eleitores de uma zona eleitoral em Salvador viveram momentos de pânico. Na entrada do colégio, um homem que usava uma camisa verde e amarela atirou contra apoiadores de outro partido. Na tentativa de se proteger dos disparos, uma idosa caiu e ficou ferida.
Homens armados atiraram contra 2 PMs durante a votação na zona sul de São Paulo. Um agente foi atingido na cabeça e no ombro e a outra policial foi baleada no abdômen e na mão. Os eleitores que estavam na escola viveram momentos de terror.
O campeão mundial de jiu-jitsu Leandro Lo foi morto com um tiro na cabeça durante um show em SP. Mas ele não foi o único: outras #TragédiasComArmas de fogo marcaram o fim da semana. No #fio, 7 casos de tiros em shows, brigas de trânsito, disparos acidentais e feminicídio ⬇️
O lutador Leandro Lo, 33 anos, foi baleado durante uma briga no show do Pixote. Ele teria imobilizado um homem, que se afastou em seguida. O agressor então voltou, atirou na cabeça do lutador e deu 2 chutes nele, já no chão. O atirador era PM, e estava armado dentro do clube.
Um adolescente, 17 anos, foi morto com um tiro na cabeça na porta de uma boate em Caratinga (MG). Um jovem, de 20 anos, também foi baleado. O caso aconteceu na madrugada de domingo e a motivação do crime ainda está sendo investigada. g1.globo.com/mg/vales-mg/no…
Sabe o que a maior chacina da história de SP e o assassinato de Marielle e Anderson têm em comum? Uma munição 9mm. Não uma qualquer. Uma munição desviada da @gov_pf, que foi usada em pelo menos 19 mortes. Veja no #fio como o dinheiro público foi usado em crimes emblemáticos ⬇️
Poucos dias após a execução brutal da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, a polícia descobriu que a munição 9mm usada no crime havia sido comprada pela Polícia Federal, com recursos públicos e depois desviada.
O lote de munições usado nas mortes de Marielle e Anderson já era conhecido pela polícia por ter relação com outros crimes. Entre eles, a maior chacina de São Paulo (Osasco e Barueri, em 2015), que contou com atuação de policiais militares e guardas municipais.
As armas de fogo mataram mais crianças e adolescentes do que os acidentes de carro em 2020, nos EUA Em um país onde é fácil adquirir armas, muitas tragédias acontecem em ambientes supostamente seguros. Hoje, Dia Mundial do Desarmamento, veja esse experimento assustador. #fio ⬇️
A TV @abcnews escondeu armas verdadeiras e descarregadas na sala de uma escola infantil com 44 crianças. As crianças eram instruídas a não encostar nas armas. O objetivo era testar se a curiosidade das crianças ia se sobrepor ao pedido de não tocá-las.
O experimento foi feito porque grupos pró-armas dizem que se as crianças tiverem contato cedo com elas, aprenderão sobre seus riscos e estarão mais protegidas. Mas o resultado é desesperador. Meninos apontam a arma para o próprio rosto, miram no colega, apontam pro alto...