Esse é Luiz Gama (filho de Luísa Mahin), nascido livre e vendido pelo próprio pai aos 10 anos, fugiu aos 17 e se tornou rábula (adv sem cursar direito) e defendeu a alforria de centenas de negros escravizados.
Esse é João Cândido, foi marinheiro e líder do que ficou conhecido como a Revolta da Chibata, ao se rebelar contra os castigos de chibatadas aplicados pelo oficiais nos marujos, em sua grande maioria, negros.
Esse é o Doutor André Pinto Rebouças, foi um importante abolicionista, engenheiro e inventor brasileiro. Um dos primeiros a defender a existência de escolas públicas em todas as cidades brasileiras. O túnel e a avenida em São Paulo são em homenagem a ele.
Esse é José do Patrocínio, filho de um padre com uma negra escravizada e farmacêutico de profissão, se tornou um dos mais importantes abolicionistas de seu tempo. Foi o maior jornalista abolicionista brasileiro e idealizador da Guarda Negra.
Essa é Carolina Maria de Jesus. Negra, catadora de papel e favelada, foi uma autora improvável, publicou, entre outros livros, "Quarto de despejo: diário de uma favelada", 1960, em que ficou conhecida internacionalmente.
Essa é Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata. Era Mãe de Santo numa época em que o Candomblé era proibido, além de figura influente na cena do recém nascido, samba carioca. Graças às suas ações, as repressões policiais ao samba diminuíram.
Essa é Harriet Tubman, nascida escrava, escapou aos 27 anos e se tornou uma das maiores abolicionistas de seu tempo. Foi a primeira mulher a liderar tropas americanas, isso durante a Guerra Civil. Libertou 750 escravos das mãos dos Confederados.
Esse é Milton Santos, formou-se em Direito, mas se tornou o maior Geógrafo brasileiro. Trabalhou com os conceitos de espaço e globalização. Chegou a ganhar o prêmio Vautrin Lud em 1994.
Esse é Abdias do Nascimento, foi um acadêmico, professor, artista plástico, poeta, ator, dramaturgo e ativista do Movimento Negro no Brasil e no mundo. Exilado durante grande parte do regime militar, se tornou o primeiro senador negro no Brasil.
Esse é Vivien Thomas, um dos principais nomes da história da cirurgia cardíaca, mesmo com pouco estudo formal, e nunca tendo pisado num curso de medicina, foi decisivo para o desenvolvimento de instrumentos e tratamentos de doenças no coração.
Thomas Sankara líder revolucionário da República do Alto Volta, a qual rebatizou de Burkina Faso, que significa "terra dos homens íntegros". Erradicou a fome no país e defendia o calote de países africanos a dívida externa. Foi assassinado a mando da França.
Essa é a Doutora Patricia Bath, oftalmologista que inventou um método de tratamento a laser para catarata menos doloroso. Foi a primeira negra a atuar como residente em oftalmologia na Universidade de NY e como cirurgiã na Universidade da Califórnia.
Abram Petrovich Gannibal, etíope levado à Rússia como escravo em 1703. Se tornou membro da Corte e chamado por Voltaire, Montesquieu, Diderot, entre outros pensadores de "a estrela NEGRA do Iluminismo". Foi avô de Alexander Pushkin, o pai da Literatura Russa.
Essa é Nzinga Mbande Cakombe, Ngola (rainha) dos reinos de Ndongo e Matamba. Aliou-se aos reinos vizinhos para resistir a colonização portuguesa, no que obteve êxito por décadas.
Frederick Douglass, nascido escravo, fugiu no ano de 1838, foi estadista, escritor e abolicionista afro-estadunidense. Defendeu que negros deveriam lutar junto aos brancos na Guerra Civil Americana, além de ser favorável a igualdade entre homens e mulheres.
Essa é Rosa Parks, foi símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos durante os anos 60. Parks é muito conhecida por ter recusado ceder lugar no ônibus a um branco em 1955.
Foi idealizador das "marchas pelos direitos civis dos negros", movimentos que percorreram várias cidades no Sul dos Estados Unidos. É autor de um dos mais célebres discursos da história da humanidade, denominado "I Have Dream", a fala de King pregava a...
conciliação entre pretos e brancos construída através da união das gerações seguintes. Através de sua liderança ajudou a sociedade negra americana a mudar os rumos da história. Era um grande homem, nasceu, viveu e morreu em favor de uma causa. No fim, nos deixou um grande...
ensinamento: A carne pode perecer, mas as ideias nunca morrem, elas são vivas, à prova de balas. #ConsciênciaNegra
Antonieta de Barros, a filha de ex-escrava que se tornou a primeira deputada negra do Brasil. Foi deputada à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 1ª legislatura (1935 — 1937), filiada ao Partido Liberal Catarinense (PLC).
Aqualtune, nascida no Reino do Congo, Aqualtune era uma princesa que ocupou um importante papel na sua terra natal. Comandou um exército de 10 mil homens contra o Reino de Portugal defendendo seu território.
Tereza de Benguela.
Foi a rainha do Quilombo de Quariterê, no Mato Grosso. Após a morte do companheiro, liderou a luta do quilombo contra os soldados portugueses.
Valentim da Fonseca e Silva, o Mestre Valentim, era filho de um contratador de diamantes e uma negra. Nasceu em Serro/MG e mais tarde, Valentim foi levado para o pai a Lisboa onde estudou.
Chamado de "Aleijadinho carioca" pelo seu talento foi também..
o autor do traçado original do Passeio Público e do Chafariz das Marrecas, ambos no RJ.
No entanto, sua obra mais conhecida é chafariz localizado na atual Praça Quinze, onde centenas de escravos recolhiam água para abastecer as casas.
Francisco José do Nascimento.
Em 1881, os jangadeiros, liderados por Francisco, se recusam a transportar os escravos para o sul do país. Desta forma, o comércio paralisou.
O ato do jangadeiro correu por todo país e foi saudado pelos abolicionistas como um..
gesto heroico. A partir de então, sua alcunha seria "Dragão do Mar" e entraria para história do estado e do país.
O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão em 1884.
João da Cruz e Souza, nascido em Santa Catarina, partiu para a capital, onde foi arquivista da Estrada de Ferro Central do Brasil. Colaborava com diversos jornais e estava atento a causa abolicionista que se desenrolava naquele momento.
Publicou três livros em vida, mas foi sua obra póstuma "Evocações" que lhe garantiu um lugar entre os grandes escritores brasileiros.
Nilo Peçanha, considerado o primeiro presidente afro-descendente do Brasil, assumindo o cargo após a morte de Afonso Pena, em 1909. É importante lembrar que, naquela época, os vice-presidentes também eram votados pelos eleitores, de forma independente.
Pixinguinha, apelido de Alfredo da Rocha Vianna Filho, é considerado o maior flautista brasileiro, e ainda tocava cavaquinho, piano e saxofone. Começou a aprender música em casa e, aos 14 anos, já se apresentava em casas noturnas.
Na época do cinema mudo, os artistas negros não eram contratados para as orquestras que acompanhavam o filme, nem tocavam no hall do cinema.
Laudelina de Campos Melo, nascida em Poços de Caldas (MG), desde cedo auxiliava sua mãe com trabalhos domésticos fazendo doces para ajudar o sustento da casa. Mesmo assim, participava de associações culturais e se filiou ao PCB na década de 30.
Laudelina fundou a primeira Associação de Trabalhadores Domésticos do Brasil, posteriormente fechada pelo Estado Novo.
Adhemar Ferreira da Silva, atleta olímpico, natural de São Paulo, Adhemar foi pioneiro do atletismo brasileiro na categoria de salto triplo. Defendeu as cores do São Paulo e do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.
Ruth de Souza, natural do Rio de Janeiro, Ruth perdeu o pai aos nove anos e a mãe trabalhou como lavadeira para criar os três filhos. Cedo se interessa pelo teatro e ingressa no Teatro Experimental do Negro, de Abdias de Nascimento.
Também gostava muito de ir ao cinema e escutar ópera junto com sua mãe.
Através do crítico Paschoal Carlos Magno, consegue uma bolsa para estudar atuação nos Estados Unidos.
Ruth de Souza foi a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal do RJ.
Henrique Dias foi um militar brasileiro, filho de escravos africanos libertos. Foi um dos heróis da Batalha dos Guararapes, episódio decisivo da Insurreição Pernambucana.
Machado de Assis, Joaquim Maria Machado de Assis foi outro brasileiro que superou o racismo e se tornou um dos maiores nomes da literatura nacional, sendo, inclusive, fundador da Academia Brasileira de Letras.
Machado mal frequentou escolas e, superando…
as dificuldades, conseguiu ascender socialmente. Vivendo no contexto de difusão do ceticismo e das teorias sociais de que os negros seriam atrasados e inferiores aos brancos, ele conseguiu comprovar que a capacidade não está na cor, mas no intelecto.
Além disso, através de sua…
atuação na administração pública, lutou contra a escravidão, buscando alargar a Lei do Ventre Livre, de 1871, para que ela, de fato, conseguisse beneficiar os escravos.
Dandara, Mulher negra, Dandara foi uma das líderes femininas na luta contra a escravidão durante o século XVII. Ela vivia no Quilombo dos Palmares, em Alagoas, no Nordeste do Brasil, com seu marido, Zumbi, e seus três filhos.
Zumbi dos Palmares, por causa dele que no dia 20 de novembro é comemorado no Brasil o dia da Consciência Negra. Zumbi foi líder da resistência negra à escravidão no Brasil. Último líder do Quilombo dos Palmares, na região da Capitania de Pernambuco…
ele era responsável por uma comunidade formada por escravos que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas coloniais. Zumbi, depois de dar trabalho aos portugueses, foi morto em 20/11/1695 e teve sua cabeça exposta em Pernambuco para acabar com o mito da sua imortalidade.
Enedina Alves Marques foi a primeira mulher do Paraná e a primeira negra do Brasil a conquistar o diploma de engenharia ao ingressar na UFPR (Universidade Federal do Paraná), na década de 40.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Fio • Você sabe quem são as 11 pessoas que aparecem no verso da cédula de R$ 10 de plástico?
Se você nunca reparou, senta, que lá vem a história!
Rose foi escolhida para representar a figura da “cabocla”. Com 16 anos, era a 2ª opção para aparecer na cédula. Uma garota que morava à beira do rio Amazonas era a principal concorrente — mas, com a dificuldade de conseguir a autorização de uso da imagem, a equipe preferiu Rose.
Representando o “homem do campo”, Cícero Lourenço da Silva foi o único fotografado a receber um cachê (R$ 800). Natural de Bezerra/PE, na época da foto trabalhava como jardineiro em um condomínio de Atibaia/SP. Ele emigrou para São Paulo em 1985, fugindo da seca nordestina.
4 Ditos populares que falamos que tiveram origem na escravidão - segue o fio🧶
O escravizado passava o dia dentro de minas de ouro, lugares estreitos e consequentemente se ralava todo, daí a expressão:
Tive que ralar muito.
Nas minas os escravizados faziam buracos nas paredes que chamavam de buchos, para esconder o ouro coletado durante a jornada. Quando enchiam os buchos ou estavam satisfeitos com a quantidade, daí a expressão:
Bucho cheio.
Os escravizados eram forçados a cumprir metas diárias de mineração de ouro, muitas vezes impossíveis. Pequenas quantidades de ouro, como dez gramas eram desprezadas e vistas com desdém, resultando em castigos e abusos. Como dez gramas significava um fracasso, daí a expressão:
Numa viagem ao interior de Minas Gerais, o Imperador Dom Pedro II observou, no meio da multidão, uma negra que fazia grande esforço para se aproximar dele, mas as pessoas à sua volta procuravam impedi-la.
Compadecido, ordenou que a deixassem aproximar-se.
“Meu senhor, eu sou Eva, uma escrava fugida, e venho pedir a Vossa Majestade a minha liberdade.”
O Imperador mandou tomar as notas necessárias, e prometeu dar-lhe a liberdade quando regressasse. E efetivamente entregou à cativa o documento de alforria.
Algum tempo depois…
indo a uma das janelas do Palácio se São Cristóvão, no RJ, viu um guarda a tentar impedir que uma negra velha entrasse.
Sua memória prodigiosa reconheceu imediatamente a ex-escrava de Minas Gerais, e ele ordenou: “Entre aqui, Eva!”