David Butter Profile picture
Dec 4 10 tweets 3 min read
Lá se vão 28 anos ouvindo: "Se os EUA levarem o futebol a sério, desiste". Como se bastasse "meter a cara" para ter sucesso ou, pior, como se o sucesso fosse resultado de um contágio positivo pelo dinheiro. Mas a história do futebol mostra que não é bem assim.
Para começo, o futebol deu certo nos EUA. A seleção feminina dos EUA é a mais bem sucedida. É o topo de uma cultura enraizada, que começa nas escolas e passa pelas universidades e pelos clubes, mas que, mais importante, mobiliza pessoas e grupos. Faz parte da vida de milhões.
Seja qual for o "problema" dos EUA no futebol, ele é masculino, não feminino.
Lembro da seleção masculina desde 1990, vendo a Copa do Mundo da Itália. Se você me disser "Está chegando uma seleção masculina dos EUA aí", eu não sei muito o que esperar além do óbvio: preparação física e alguns talentos isolados.
Vai jogar direto? Vai tentar construir jogadas com tabelas e passes mais curtos? Vai pressionar para retomar a bola? Vai armar a defesa enterrada atrás ou adiantada? Eu não sou capaz de dizer e os caras estão aí há 32 anos jogando Copa de novo.
Contraponto: O #CAN não fez nenhum ponto na Copa. Mas mostrou disposição imensa de buscar o gol, de retomar a bola, de jogar em qualquer contexto da partida. Foi promissor e mais: se John Herdman seguir no comando do Canadá em 2026, eu sei o que esperar (e vou acompanhar).
Dá para dizer o mesmo dos #USA, além dos nomes de alguns jogadores e do craque Pulisic?
Enfim, os #USA têm uma liga, têm os jogadores e, com o que têm desde já, caminham para fazer uma boa Copa em 2026. Mas não têm uma marca e não têm uma confederação que favoreça trocas com "escolas".
Bom artigo da ESPN, aliás: espn.com.br/futebol/copa-d…
(Os mitos de fundação do futebol brasileiro falam praticamente em "geração espontânea", mas mesmo conosco não foi assim. Muito mais do que reconhece, o futebol brasileiro cresceu no confronto e na troca com Argentina e Uruguai.)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with David Butter

David Butter Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @butter_david

Dec 6
O que eu gosto mais nesta seleção de #MAR, além da qualidade técnica do time, é a atenção ao detalhe. É um time que valoriza demais a bola parada, claramente ensaia bem jogadas (e até o corta-luz é bem feito) #CopaDoMundoFIFA
O lance impedido da #ESP aos 24' e depois a chance aos 26' surgiram em raros momentos em que a defesa de #MAR estava adiantada e permitiu passes cruzarem as linhas de meio e de defesa #CopaDoMundoFIFA
Chance final da #ESP começou num raro erro de Amrabat (boa Copa) e terminou numa retirada zen, assustadoramente tranquila de Mazraoui (que jogador!) #FIFAWorldCup
Read 15 tweets
Dec 6
Em 1982, depois de uma tabela que varou meio campo com Zico, Júnior marcou o terceiro gol do Brasil contra a Argentina, na 2ª Fase da Copa do Mundo. Para comemorar, Júnior sambou: #CopaDoMundoFIFA
Antes da Copa do Catar, em entrevista ao @geglobo, Júnior lembrou daquela dança: google.com/amp/s/ge.globo…
Em 1990, na 1ª Fase, Careca fez o primeiro gol do Brasil na Copa, contra a Suécia. Na comemoração, foi à bandeirinha de escanteio e dançou lambada:
Read 13 tweets
Dec 5
Voa, Vini Jr.! O mais acionado do Brasil! Grande lance de Raphinha, que fez o cruzamento à feição. #BRA 1-0 #KOR. Começo de seleção com a história que o Brasil tem.
Tem que comer ouro sim. Não pode quebrar a corrente. E, se reclamar, come nióbio também #CopaDoMundoFIFA
Neymar dosando, mas, além do pênalti (2-0), quase que acertou um passe antológico para o Richarlyson #CopaDoMundoFIFA
Read 9 tweets
Dec 5
NARRADOR: Ele tomou uma pancada ali...

(O atleta GVARDIOL se contorce com dor nos testículos.)

NARRADOR: ...ali...

(O atleta GVARDIOL segue se contorcendo.)

NARRADOR: Ele se machucou!

COMENTARISTA: Na virilha!

#copadomundo2022
Maeda 1-0: Merecido para o #JPN. Croácia até agora mais lenta do que de costume (já não é rápida) e só buscando de pé em pé #CopadoMundoFIFA
Respeita Perisić: #HRV 1-1. Gol e depois um salseiro no lance seguinte #CopadoMundoFIFA
Read 9 tweets
Dec 4
No apagar das luzes de Pelé no Santos, uma novidade: Pelé havia adquirido uma base de Judô para não se machucar e, ao mesmo tempo, cobrar dos marcadores um preço ("Placar", 23/11/1973) ImageImage
Na ótima reportagem de Carlos Maranhão, Pelé diz que cansou de reclamar aos juízes. "Em primeiro lugar, porque, tomada a decisão, eles não voltam atrás. Então, é inútil eu ficar queimando energia em reclamações e me irritar ainda mais."
E não foi só Judô. Teve Capoeira também: Image
Read 9 tweets
Dec 4
Dia! Melhor chance do jogo é do #SEN . Para defesaça de Pickford. Muito difícil de executar, meio de antebraço #CopaDoMundoFIFA
Henderson: #ENG 1-0 #SEN -- meio-gol na assistência de Bellingham #CopaDoMundoFIFA
Kane sozinho, diante do gol? Esquece: #ENG 2-0 #SEN
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(