Aline Novais Profile picture
Dec 5, 2022 13 tweets 5 min read Read on X
A COPA DO MUNDO E A POLÊMICA DA PARALAXE

Quem tem acompanhado a Copa deve ter visto as discussões sobre o gol do Japão. Até o @Casimiro comentou a polêmica em live. Afinal, a bola saiu de campo ou não?

A astronomia explica 👇🏼👇🏼👇🏼 #AstroThreadBR imagem vista de cima do jog...
PARALAXE é um conceito de astronomia antigo. É a diferença aparente na posição de um objeto, quando visto de locais diferentes.

Exemplo simples: estique seu braço e, com um dedo, tape um objeto de fundo. Agora abra um olho e deixe o outro fechado, e depois troque.

[2] duas ilustrações: na esquer...
Verifique a posição desse objeto quando você observa com o olho esquerdo (imagem à esquerda) e com o olho direito (imagem à direita). Reparou que parece que o objeto se deslocou? Isso é paralaxe ✨

[3]
Esse conceito é muito utilizado em astronomia, principalmente para medir a distância de objetos. Por exemplo: se queremos medir a distância de uma estrela próxima, observamos ela em duas datas: primeiro em uma data X (ex: Junho), e depois 6 meses após X (ex: Dezembro).

[4] vemos um diagrama ilustrand...
Comparando o movimento aparente da estrela próxima com relação às estrelas de fundo (que consideramos “fixas”) temos o ângulo de paralaxe, que é o deslocamento angular dessa estrela próxima.

[5] ilustração com a legenda &q...ilustração igual à anterior...
Note que essa configuração forma um triângulo, onde um dos ângulos é justamente a paralaxe. Sabendo a distância entre o Sol e a Terra, uma simples trigonometria revela que a distância entre o Sol e a estrela próxima é 1/paralaxe.

[6] mesma imagem do tweet 4, po...
Mas voltando ao futebol, tivemos essa situação no jogo Japão x Espanha na última quinta (01/12) onde o VAR confirmou o gol do Japão, mas muitos alegaram que a bola havia saído de campo no lance anterior.

Esse vídeo mostra exatamente o momento youtube.com/shorts/fMR4BQR…

[7]
Acontece que, para a bola sair de campo, ela precisa cruzar totalmente a linha de fundo. E olhando algumas imagens, dependendo do ângulo, realmente parece que a bola saiu.

Só que não foi o caso. E a resposta você já sabe: PARALAXE!

[8] imagem do mesmo momento que...mesma imagem anterior, só q...
Em imagens de outros ângulos, inclusive visto de cima, podemos ver que faltou um pouquiiiinho para a bola cruzar completamente a linha de fundo, ou seja, ela ainda é considerada dentro de campo.

No final, tudo é questão de ângulo 🤷🏻‍♀️

[9] mesma imagem do primeiro tw...novamente uma visão da bola...
Mais uma imagem, só porque a física é linda…

[10]
Ajude a espalhar essa thread se você é fã de futebol ⚽🥅 Assim, mais pessoas ficam sabendo o quanto matemática, física e astronomia influenciam no esporte!

[11]
Como peguei grande parte das imagens no próprio Twitter, não encontrei as fontes da maioria. Se alguém souber, escreva nos comentários, que eu atualizo este tweet.

Créditos das imagens (o número corresponde ao número do tweet):

4 e 5. University of Virginia
6. University of Virginia, modificada por Aline Novais
8. Reprodução/Internet
9. @ge (segunda imagem)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Aline Novais

Aline Novais Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @astroaline

Jun 18
Tá rolando uma onda de comentários sobre estudantes de graduação não serem cientistas ou não serem pesquisadores

Isso não é de hoje, mas como se intensificou nos últimos dias, resolvi tentar esclarecer algumas coisas aqui pra vocês ⬇️
Antes de mais nada: caso você não me conheça, me chamo Aline, tenho graduação, mestrado e doutorado em astronomia pela UFRJ, e atualmente faço pós-doutorado
Vamos começar a entender por que estudantes de graduação (e pós-graduação) PODEM SIM ser pesquisadores

Durante a graduação em diversas áreas temos a oportunidade de fazer o que chamamos de iniciação científica (IC). Como o próprio nome já deixa claro, é uma iniciação à pesquisa
Read 20 tweets
Dec 7, 2023
Bom dia com mais uma pérola alarmista ✨

Me diz uma coisa: se você não soubesse nada sobre o Sol e como ele se comporta, o que você pensaria ao ler uma notícia dessas?

Porque eu pensaria nada menos do que "Fudeu! Vamos todos morrer!"

Deixa eu contar o que realmente acontece ⬇️ print de um tweet dizendo "🚨 ATENÇÃO:  Buraco com 60 vezes o tamanho da Terra é detectado no Sol. Ele está expelindo uma corrente de vento solar diretamente em direção à Terra". O autor do tweet está censurado
Isso aqui ia virar um fio sobre manchas solares, ventos solares, o que acontece quando os ventos atingem a terra (spoiler: auroras!)

Masss me apontaram aqui nos comentários que a página deu a devida explicação nos tweets seguintes

Isso não é suficiente, e explico o motivo ⬇️
Primeiro que eles mencionam que não existe perigo e insistem que não são sensacionalistas (provavelmente por causa das nossas reclamações) no SEGUNDO tweet

Isso claramente já tá errado, porque o alcance do segundo tweet é SEMPRE MUITO mais baixo (eu mesma não vi até me avisarem)
Read 14 tweets
Nov 9, 2023
Qual é a cor mais quente? 🟣🔵🟢🟡🟠🔴

Em clima de vestibular e ENEM, venho com mais uma questão de Ciências da Natureza envolvendo astronomia, dessa vez da prova do ENEM 2020 (e que eu caí na pegadinha!)

Siga o fio para entender 👀⬇️
a figura mostra um arco íris linear na horizontal, com violeta (esquerda) indo para azul, verde, amarelo, laranja e vermelho (direita)
Herschel, em 1880, começou a escrever sobre a condensação da luz solar no foco de uma lente e queria verificar de que maneira os raios coloridos contribuem para o aquecimento. Para isso, ele projetou sobre um anteparo o espectro solar obtido com um prisma, colocou termômetros nas diversas faixas de cores e verificou nos dados obtidos que um dos termômetros iluminados indicou um aumento de temperatura maior para uma determinada faixa de frequências.  Para verificar a hipótese de Herschel, um estudante montou o dispositivo apresentado na figura. Nesse aparato, cinco recipientes contendo água,...
Escolhi essa questão porque confesso que ela me pegou, e inicialmente eu errei a resposta. Tive que pesquisar mais a fundo o motivo do gabarito, e vim compartilhar com vocês 😆

[2]
Vamos lá: a pergunta menciona um experimento feito por William Herschel lá em 1880. Ele coloca um prisma, onde incide luz solar, e recipientes com água que recebem a luz dispersa do prisma, como na figura abaixo

[3] a figura está parcialmente descrita no tweet. os recipientes são denominados A, B, C, D, E, e a figura indica que raios vermelhos atingem o recipiente B, amarelos/verdes o C, e azuis/violetas o D. os recipientes das pontas (A e E) recebem radiação "invisível"
Read 21 tweets
Feb 25, 2023
Olhando a imagem abaixo (que é uma representação artística), como você classificaria esse objeto astronômico? É um planeta? É uma estrela?

Na verdade, é uma ANÃ MARROM! E é sobre esse lindo objeto que vamos falar hoje. Segue o fio 👇🏼👇🏼👇🏼
- O que é uma anã marrom?

Se você já ouviu falar em anãs marrons, deve ter ouvido falar que são “estrelas fracassadas”. Em outras palavras, são objetos que se formaram da mesma maneira que estrelas se formam, mas não possuem massa suficiente para se tornar uma estrela.

[2] ilustração de uma anã marrom, com olhos, mãos e boca, co
- Como estrelas se formam?

Os detalhes da formação estelar completa vão ficar para outra thread, mas resumidamente: estrelas (e anãs marrons) são formadas a partir do colapso gravitacional de uma enorme nuvem molecular, muito fria, feita de gás e poeira.

[3] ilustração do passo a passo da formação estelar, dividid
Read 25 tweets
Nov 26, 2022
POR QUE A MAIORIA DOS PLANETAS DETECTADOS SÃO TÃO GRANDES?

Com mais de 5200 exoplanetas já detectados, apenas 3.7% têm um tamanho comparável ao da Terra. Onde estão os planetas semelhantes aos nossos, e por que não conseguimos observá-los? Segue a thread 👇🏼👇🏼👇🏼 #AstroThreadBR concepção artísticas de vários planetas gigantes, pareci
Antes de mais nada, vale a pena comentar que existe uma enorme diversidade de planetas: pequenos, grandes, rochosos, gasosos, etc. Já vemos isso no nosso Sistema Solar, mas fora dele, a variedade é ainda maior!

[2] concepção artística mostrando diversas estrelas e diverso
De forma geral, podemos dividir os exoplanetas em diferentes categorias. As principais categorias são:

🟠 gigantes gasosos
🔵 tipo Netuno
🟢 super Terras
🟤 terrestres

[3] ilustração mostrando os tipos de exoplanetas, em inglês.
Read 22 tweets
Sep 29, 2022
QUERO ESTUDAR ASTROBIOLOGIA. POR ONDE COMEÇAR?

Bora sair do básico e aprofundar seus estudos na área? Essa thread traz exemplos de materiais em astrobio, mas também serve para qualquer estudo acadêmico.

Segue o fio 👇🏻 montagem da capa de várias ...
O passo-a-passo de como começar a estudar astrobio depende do seu interesse na área. Então começamos com a pergunta mais importante: Você pretende seguir carreira em astrobio?
Independente da sua resposta, o primeiro passo que eu recomendo é: PROCURE MATERIAL EM REDES SOCIAIS/ONLINE

Aqui no Twitter temos vários divulgadores (como eu hehehe) que falam sobre astrobiologia, além de astronomia, física e outros assuntos.
Read 28 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(