Quem tem acompanhado a Copa deve ter visto as discussões sobre o gol do Japão. Até o @Casimiro comentou a polêmica em live. Afinal, a bola saiu de campo ou não?
PARALAXE é um conceito de astronomia antigo. É a diferença aparente na posição de um objeto, quando visto de locais diferentes.
Exemplo simples: estique seu braço e, com um dedo, tape um objeto de fundo. Agora abra um olho e deixe o outro fechado, e depois troque.
[2]
Verifique a posição desse objeto quando você observa com o olho esquerdo (imagem à esquerda) e com o olho direito (imagem à direita). Reparou que parece que o objeto se deslocou? Isso é paralaxe ✨
[3]
Esse conceito é muito utilizado em astronomia, principalmente para medir a distância de objetos. Por exemplo: se queremos medir a distância de uma estrela próxima, observamos ela em duas datas: primeiro em uma data X (ex: Junho), e depois 6 meses após X (ex: Dezembro).
[4]
Comparando o movimento aparente da estrela próxima com relação às estrelas de fundo (que consideramos “fixas”) temos o ângulo de paralaxe, que é o deslocamento angular dessa estrela próxima.
[5]
Note que essa configuração forma um triângulo, onde um dos ângulos é justamente a paralaxe. Sabendo a distância entre o Sol e a Terra, uma simples trigonometria revela que a distância entre o Sol e a estrela próxima é 1/paralaxe.
[6]
Mas voltando ao futebol, tivemos essa situação no jogo Japão x Espanha na última quinta (01/12) onde o VAR confirmou o gol do Japão, mas muitos alegaram que a bola havia saído de campo no lance anterior.
Acontece que, para a bola sair de campo, ela precisa cruzar totalmente a linha de fundo. E olhando algumas imagens, dependendo do ângulo, realmente parece que a bola saiu.
Só que não foi o caso. E a resposta você já sabe: PARALAXE!
[8]
Em imagens de outros ângulos, inclusive visto de cima, podemos ver que faltou um pouquiiiinho para a bola cruzar completamente a linha de fundo, ou seja, ela ainda é considerada dentro de campo.
No final, tudo é questão de ângulo 🤷🏻♀️
[9]
Mais uma imagem, só porque a física é linda…
[10]
Ajude a espalhar essa thread se você é fã de futebol ⚽🥅 Assim, mais pessoas ficam sabendo o quanto matemática, física e astronomia influenciam no esporte!
[11]
Como peguei grande parte das imagens no próprio Twitter, não encontrei as fontes da maioria. Se alguém souber, escreva nos comentários, que eu atualizo este tweet.
Créditos das imagens (o número corresponde ao número do tweet):
4 e 5. University of Virginia
6. University of Virginia, modificada por Aline Novais 8. Reprodução/Internet 9. @ge (segunda imagem)
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Tá rolando uma onda de comentários sobre estudantes de graduação não serem cientistas ou não serem pesquisadores
Isso não é de hoje, mas como se intensificou nos últimos dias, resolvi tentar esclarecer algumas coisas aqui pra vocês ⬇️
Antes de mais nada: caso você não me conheça, me chamo Aline, tenho graduação, mestrado e doutorado em astronomia pela UFRJ, e atualmente faço pós-doutorado
Vamos começar a entender por que estudantes de graduação (e pós-graduação) PODEM SIM ser pesquisadores
Durante a graduação em diversas áreas temos a oportunidade de fazer o que chamamos de iniciação científica (IC). Como o próprio nome já deixa claro, é uma iniciação à pesquisa
Me diz uma coisa: se você não soubesse nada sobre o Sol e como ele se comporta, o que você pensaria ao ler uma notícia dessas?
Porque eu pensaria nada menos do que "Fudeu! Vamos todos morrer!"
Deixa eu contar o que realmente acontece ⬇️
Isso aqui ia virar um fio sobre manchas solares, ventos solares, o que acontece quando os ventos atingem a terra (spoiler: auroras!)
Masss me apontaram aqui nos comentários que a página deu a devida explicação nos tweets seguintes
Isso não é suficiente, e explico o motivo ⬇️
Primeiro que eles mencionam que não existe perigo e insistem que não são sensacionalistas (provavelmente por causa das nossas reclamações) no SEGUNDO tweet
Isso claramente já tá errado, porque o alcance do segundo tweet é SEMPRE MUITO mais baixo (eu mesma não vi até me avisarem)
Em clima de vestibular e ENEM, venho com mais uma questão de Ciências da Natureza envolvendo astronomia, dessa vez da prova do ENEM 2020 (e que eu caí na pegadinha!)
Siga o fio para entender 👀⬇️
Escolhi essa questão porque confesso que ela me pegou, e inicialmente eu errei a resposta. Tive que pesquisar mais a fundo o motivo do gabarito, e vim compartilhar com vocês 😆
[2]
Vamos lá: a pergunta menciona um experimento feito por William Herschel lá em 1880. Ele coloca um prisma, onde incide luz solar, e recipientes com água que recebem a luz dispersa do prisma, como na figura abaixo
Você sabe qual é o ÚNICO lugar no Sistema Solar, além da Terra, onde sabemos que existem mares e lagos na superfície??
A imagem abaixo mostra esses grandes mares (as cores são artificiais, para melhor visualização)
Segue o fio para saber mais ⬇️
Esse lugar é TITÃ: o maior satélite de Saturno, e segundo maior do Sistema Solar
Sua densa atmosfera de tons amarronzados permite a existência de líquido na superfície, formando rios, lagos e mares
Mas esses rios, lagos e mares não são feitos de água como na Terra!
[2]
Na imagem abaixo, compostas por dados no infravermelho, é possível ver através da atmosfera de Titã
As partes mais claras (verde, laranja) mostram a superfície sólida do satélite, e as regiões escuras são lagos compostos por hidrocarbonetos, como metano (CH4) e etano (C2H6)
Olhando a imagem abaixo (que é uma representação artística), como você classificaria esse objeto astronômico? É um planeta? É uma estrela?
Na verdade, é uma ANÃ MARROM! E é sobre esse lindo objeto que vamos falar hoje. Segue o fio 👇🏼👇🏼👇🏼
- O que é uma anã marrom?
Se você já ouviu falar em anãs marrons, deve ter ouvido falar que são “estrelas fracassadas”. Em outras palavras, são objetos que se formaram da mesma maneira que estrelas se formam, mas não possuem massa suficiente para se tornar uma estrela.
[2]
- Como estrelas se formam?
Os detalhes da formação estelar completa vão ficar para outra thread, mas resumidamente: estrelas (e anãs marrons) são formadas a partir do colapso gravitacional de uma enorme nuvem molecular, muito fria, feita de gás e poeira.
POR QUE A MAIORIA DOS PLANETAS DETECTADOS SÃO TÃO GRANDES?
Com mais de 5200 exoplanetas já detectados, apenas 3.7% têm um tamanho comparável ao da Terra. Onde estão os planetas semelhantes aos nossos, e por que não conseguimos observá-los? Segue a thread 👇🏼👇🏼👇🏼 #AstroThreadBR
Antes de mais nada, vale a pena comentar que existe uma enorme diversidade de planetas: pequenos, grandes, rochosos, gasosos, etc. Já vemos isso no nosso Sistema Solar, mas fora dele, a variedade é ainda maior!
[2]
De forma geral, podemos dividir os exoplanetas em diferentes categorias. As principais categorias são:
🟠 gigantes gasosos
🔵 tipo Netuno
🟢 super Terras
🟤 terrestres