RETROSPECTIVA #MILHO 2022 - EM 4 GRÁFICOS

O ano de 2022 foi muito dinâmico para as commodities agrícolas. Clima, guerra e economia impactaram os comportamentos dos mercados e dos preços.
Trago aqui alguns gráficos para tentar ilustrar um pouco disso.

#Corn #oatt #Commodities
1) COTAÇÃO EM CHICAGO

No começo do ano, o milho seguia seu comportamento sazonal de preços. O 1º destaque no gráfico indica o início do conflito na Ucrânia. Apesar de forte volatilidade nos primeiros dias, o preço seguia a sazonalidade de alta.
O 2º destaque indica o momento do estabelecimento do acordo de escoamento de grãos. Vê-se um alívio nas tensões do mercado com uma queda acentuada nas cotações, porém ainda assim um movimento esperado, uma vez que os preços caminham para a sazonalidade de baixa nesse momento.
O 3º destaque é o que acredito ser o momento mais disruptivo do comportamento do milho em 2022. Pela sazonalidade, é quando deveria estar nas mínimas do ano. Porém, o clima causou uma forte redução na produção da Europa e impactou a produção e a logística dos EUA.
2) EXPORTAÇÕES - BR X EUA

A dificuldades logística nos EUA por conta dos baixos níveis do Rio Mississippi impôs um custo extra ao importador, favorecendo o milho brasileiro, que passou a ser muito mais competitivo. Em certo momento, a vantagem chegou a USD 60 / Ton.
Com isso, o Brasil registrou um recorde histórico de exportação de milho e os EUA, um atraso histórico no cumprimento de seu programa de exportação. Fechamos 2022 com mais de 43 mmt embarcadas, mas o lineup indica que podemos fechar o ano comercial com mais de 47 mmt.
3) RELAÇÃO TRIGO X MILHO

Milho e trigo competem entre si no mercado de alimentação animal. A relação por ponto de proteína é de aproximadamente 1,44, ou seja, a divisão da cotação do trigo pelo milho tem que dar mais de 1,44 para jogar a vantagem para o milho.
Vê-se que no 2º semestre do ano a vantagem foi do trigo, favorecido pelo recorde de produção na Rússia, Austrália e pela boa safra do Canadá.
As dificuldades logísticas nos EUA favoreceram as entregas domésticas, o que acabou aliviando as pressões negativas nos preços do milho.
4) NOLA X SANTOS

Esse gráfico mostra a diferença entre os preços do milho no Porto de New Orleans e no Porto de Santos. Vê-se que o Brasil esteve mais competitivo durante todo o 2º semestre, que é quando o mercado de milho brasileiro foca no exterior.
O auge da crise logística nos EUA foi nos meses de setembro e outubro, quando a vantagem do milho brasileiro foi maior. Apenas nesses dois meses o Brasil exportou 13 mmt, o que representa 63% de toda exportação de milho em 2021.
Essas dificuldades nos EUA aceleraram os processos de credenciamento de exportadores brasileiros para venderem milho à China. As exportações de milho para a China esse ano já representam 3,5% do total. Apenas nessa semana, 19,7% do lineup tem por destino a China.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mylton Casaroli Neto

Mylton Casaroli Neto Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mylton_neto

Sep 20, 2022
CORRELAÇÃO ENTRE ATIVOS

Ao se avaliar uma commodity é fundamental mapear quais são as outras commodities com as ela mantém correlação. Em termos simples, deve-se verificar quais são as commodities que, quando experimentam oscilações de preços, interferem nela.
Não apenas identificar as commodities, mas também é importante avaliar como ela se comporta diante das outras com as quais mantém correlação. A correlação nem sempre é positiva e quase nunca se manifesta na mesma proporção.
Alguns exemplos de commodities correlacionadas...
O petróleo mantém correlação com quase todas as agrícolas.
Como é base para fabricação de biodiesel, quando o preço do petróleo sobe, aumenta-se a margem para a produção do combustível, incentivando o refino. Dessa forma, demanda-se mais óleo de soja, que é apreciado.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(