Leonardo Coutinho Profile picture
Mar 27 8 tweets 4 min read Twitter logo Read on Twitter
#1 Tratar a indicação de @dilmabr para presidência do Banco dos Brics (@NDB_int) com foco no salário, pode induzir ao erro de pensar que a indicação é apenas um cabide de emprego. Ou ativamente, ou como figurante, ela tem uma missão aparentemente clara que não pode ser esquecida.
#2 Em mais de uma oportunidade, a ex-presidente deixou claro que para ela (ou que disseram para ela) os Brics devem ser uma trincheira. Uma aliança antidolar em contraposição aos EUA.
#3 Uma das melhores fontes para aprender sobre as ideias mais recentes de Dilma sobre os Brics, América Latina, Brasil, Estados Unidos e China é o vídeo abaixo, gravado para o @ProgresaLatam.
#4 Aqui segue um resumo. gazetadopovo.com.br/vozes/leonardo…
#5 Dilma diz que ainda acredita no socialismo como modelo, mas reconhece que todas as experiências até então não chegaram lá. A esperança é a #China. Uma "evolução" que vai além dos conceitos e se encaixa com perfeição no projeto chinês de "normalização" de seu modelo e expansão.
#6 Frases de 2021.
#7 Com Dilma ou sem Dilma, China e Rússia seguiriam o plano de usar a expansão dos Brics e de seu banco para ajudar a criar modelos alternativos/competitivos (e quem sabem capazes de enfraquecer) sistemas como o #Swift e o dólar como moeda em operações comerciais.
#8 O salário de Dilma assusta por vários motivos. Por ser alto demais, se comparado com a realidade brasileira. Por ser ainda mais alto, se tratando de quem vai receber. Isto é secundário considerando o projeto do qual a ex-presidente foi escalada.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Leonardo Coutinho

Leonardo Coutinho Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lcoutinho

Feb 12
#1 "O Irã anunciou que dois de seus navios de guerra atracariam no Porto do Rio de Janeiro. Mas eles nunca chegaram. O regime dos aiatolás aproveitou o retorno do presidente @LulaOficial ao poder para usar o Brasil como trampolim para provocação aos Estados Unidos."
#2 "Os iranianos enviaram para América do Sul uma fragata e um ex-petroleiro adaptado como um porta-helicópteros. Este segundo é um autêntico posto de combustível flutuante com autonomia para navegar meses (os iranianos juram que por dois anos) sem fonte externa de abastecimento.
#3 Mais que atracar seus navios na América do Sul (além do Brasil estavam previstos Argentina e Uruguai), os militares iranianos planejam singrar o Canal do Panamá. Para eles, uma espécie de troféu contra os EUA. Boa propaganda, mas será só isso?
news.usni.org/2023/01/13/ira…
Read 13 tweets
May 30, 2021
#1 O professor @OliverStuenkel, da @FGV, deu um depoimento interessantíssimo na @USCC_GOV, do Congresso dos EUA. Não espere ataques à China. As partes descritivas são bem boas e úteis para, na minha avaliação, pensar no tamanho do que considero problema.
uscc.gov/sites/default/…
#2 Neste trecho, logo no início, ele resume pontos relevantes sobre os interesses chineses. 1) Profunda dependência de minerais (ferro e nióbio) 2) Como produtor de alimentos, o Brasil é estratégico para a China (e acrescento, o regime político comandado pelo PCC). Image
3# A roubalheira das empresas pilhadas na #LavaJato tornou inviável a presença delas em muitos negócios e países. Os chineses entraram com tudo no lugar. Penso que isso se deu não apenas por "senso de oportunidade". O PCC substitui os brasileiros em TODAS as outras atividades. Image
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(