#1 Tratar a indicação de @dilmabr para presidência do Banco dos Brics (@NDB_int) com foco no salário, pode induzir ao erro de pensar que a indicação é apenas um cabide de emprego. Ou ativamente, ou como figurante, ela tem uma missão aparentemente clara que não pode ser esquecida.
#2 Em mais de uma oportunidade, a ex-presidente deixou claro que para ela (ou que disseram para ela) os Brics devem ser uma trincheira. Uma aliança antidolar em contraposição aos EUA.
#3 Uma das melhores fontes para aprender sobre as ideias mais recentes de Dilma sobre os Brics, América Latina, Brasil, Estados Unidos e China é o vídeo abaixo, gravado para o @ProgresaLatam.
#5 Dilma diz que ainda acredita no socialismo como modelo, mas reconhece que todas as experiências até então não chegaram lá. A esperança é a #China. Uma "evolução" que vai além dos conceitos e se encaixa com perfeição no projeto chinês de "normalização" de seu modelo e expansão.
#6 Frases de 2021.
#7 Com Dilma ou sem Dilma, China e Rússia seguiriam o plano de usar a expansão dos Brics e de seu banco para ajudar a criar modelos alternativos/competitivos (e quem sabem capazes de enfraquecer) sistemas como o #Swift e o dólar como moeda em operações comerciais.
#8 O salário de Dilma assusta por vários motivos. Por ser alto demais, se comparado com a realidade brasileira. Por ser ainda mais alto, se tratando de quem vai receber. Isto é secundário considerando o projeto do qual a ex-presidente foi escalada.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
#1 "O Irã anunciou que dois de seus navios de guerra atracariam no Porto do Rio de Janeiro. Mas eles nunca chegaram. O regime dos aiatolás aproveitou o retorno do presidente @LulaOficial ao poder para usar o Brasil como trampolim para provocação aos Estados Unidos."
#2 "Os iranianos enviaram para América do Sul uma fragata e um ex-petroleiro adaptado como um porta-helicópteros. Este segundo é um autêntico posto de combustível flutuante com autonomia para navegar meses (os iranianos juram que por dois anos) sem fonte externa de abastecimento.
#3 Mais que atracar seus navios na América do Sul (além do Brasil estavam previstos Argentina e Uruguai), os militares iranianos planejam singrar o Canal do Panamá. Para eles, uma espécie de troféu contra os EUA. Boa propaganda, mas será só isso? news.usni.org/2023/01/13/ira…
#1 O professor @OliverStuenkel, da @FGV, deu um depoimento interessantíssimo na @USCC_GOV, do Congresso dos EUA. Não espere ataques à China. As partes descritivas são bem boas e úteis para, na minha avaliação, pensar no tamanho do que considero problema. uscc.gov/sites/default/…
#2 Neste trecho, logo no início, ele resume pontos relevantes sobre os interesses chineses. 1) Profunda dependência de minerais (ferro e nióbio) 2) Como produtor de alimentos, o Brasil é estratégico para a China (e acrescento, o regime político comandado pelo PCC).
3# A roubalheira das empresas pilhadas na #LavaJato tornou inviável a presença delas em muitos negócios e países. Os chineses entraram com tudo no lugar. Penso que isso se deu não apenas por "senso de oportunidade". O PCC substitui os brasileiros em TODAS as outras atividades.